Coluna Social by Yin yee Carneiro (Salvador-Bahia)
Eduardo Costa se prepara para a gravação do novo DVD
Nos próximos dias, Eduardo Costa inicia os ensaios da gravação do seu novo DVD que acontecerá no dia 2 de outubro no Credicard Hall, na cidade de São Paulo. Este DVD será o segundo da sua carreira, mas o primeiro pela Sony Music. O cantor está envolvido em todos os detalhes desta produção. O repertório, que ainda está sendo definido, trará os grandes sucessos que o público espera, além das músicas inéditas compostas pelo cantor e diversos parceiros. A produção musical será assinada por Eduardo Costa, Daniel Silveira e Sérgio Bittencourt, o cenário será do conceituado Zé Carratu e a direção e produção do DVD será realizada por Santiago Ferraz. O novo DVD do cantor será o reflexo de uma carreira de sucesso associado a bons profissionais e ao trabalho em equipe.
Carlinhos Brown participará do Festival Back 2 Black
No próximo dia 27, Carlinhos Brown se apresentará no Festival Back 2 Black, na Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro. O evento que acontecerá de 27 a 29 de agosto reúne música, conferências, exposições, entre outras manifestações culturais. Além do seu show, Brown ainda é presença confirmada como convidado especial na apresentação de Seun Kuti que também se apresenta no mesmo dia.Esta é a segunda edição do festival que foi criado para celebrar a África como berço da civilização, além de abrir espaço para discussão política e difusão cultural. O evento já reuniu nomes como Gilberto Gil, Marina Lima, Luís Melodia, além da cubana Omara Portuondo, entre vários outros artistas nacionais e internacionais.
Dicionário da Música
Fonoaudióloga lança livro na Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Para quem não sabe e nem conhece o musiquês, linguagem própria da Bahia, a Valéria Leal, fonoaudióloga e personal vocal de grandes artistas do axé music, como Carlinhos Brown e Margareth Menezes, vai mostrar o vocabulário de músicos e cantores que ninguém nunca conseguiu entender. A especialista em voz, vai lançar o ‘Guig’ na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 20 de agosto. O livro é um dicionário de termos, gírias e expressões musicais que vai fazer uma viagem no “musiquês” e revelar a explícita paixão da autora pela linguagem. A divertida publicação vai contar um pouco mais sobre as gírias do mundo da música na Bahia, fazendo uma espécie de “inclusão musical” para as pessoas que se interessam em compreender o universo da música popular. Na contracapa do livro, depoimentos de Margareth Menezes, Luciano Silva, Tonho Matéria e Luiz Cláudio Ramos. A Bienal vai acontecer de 12 a 22 de agosto (dias 12 a 21, das 10h às 22h e dia 22 de agosto das 10h às 20h) no Anhembi – São Paulo, reunindo cultura e lazer.
Ingressos para o Bahia Rock Festival estão à venda
Já estão à venda os ingressos para a primeira edição do Bahia Rock Festival, que vai acontecer no dia 28 de agosto (sábado), no Bahia Café Hall – Paralela. Produzido pela Dendê Produções, Base Dois e Resumo, o evento conta com shows da maior banda de Metal do Brasil – a Angra – e com os baianos da Minus Blindness.
Promoção Música Falada
Quem quiser fazer pergunta para a galera do Jammil pode fazer através do site www.musicafalada.com.br ou enviar para o e-mail rodabaiana@radiometropole.com.br, com nome completo, telefone e RG. As perguntas serão escolhidas pelos apresentadores do Roda Baiana e feitas para o Jammil no palco do TCA. Vale lembrar que não é sorteio, são escolhidas as perguntas mais interessantes e criativas e a mesma pessoa pode enviar quantas perguntas quiser. Os nomes dos escolhidos serão divulgados no site do Música Falada e no Programa Roda Baiana. O primeiro nome saiu hoje, é Leonardo Ferraz, e ele vai receber um par de convites para a apresentação do Jammil, no dia 31 de agosto.
Tabatabá encerra apresentações em Salvador
O espetáculo Tabatabá esteve em cartaz nos dois últimos finais de semana e cumpriu a última apresentação dessa etapa em Salvador, nesse domingo, dia 15 de agosto, na Caixa Cultural. Além de desenvolver o incentivo cultural, estimulando a visita ao teatro (os ingressos para a apresentação eram trocados por 1 kg de alimento não perecível) o espetáculo promoveu uma oficina de teatro com a assistente de direção Alda Valéria. Texto do autor Bernard Marie Koltès, a obra teve no elenco os atores baianos Mariana Freire e Elmir Mateus, que mostraram a história de Abou e sua irmã Moumounu, moradores do bairro Tabatabá, que deu nome à peça. O espetáculo, promovido pela Guaxe Produção e Marketing, contou com o incentivo da Caixa Cultural Salvador.