Flamingos chilenos enfeitam o Zoo do Beto Carrero World
O Zoo do Parque Beto Carrero está mais rosado. Quatro belos flamingos têm enchido os olhos dos visitantes ao desfilar sua rara beleza à margem d’água. As aves têm dividido seu novo habitat com garças brancas e colhereiros, espécies com as quais convivem harmoniosamente.
Naturalmente os flamingos vivem perto da água, de onde retiram a sua alimentação, baseada em vegetais e pequenos invertebrados aquáticos. É a substância caroteno, presente em alguns destes seres vivos, que garante para a ave esta coloração tão particular. Na falta dela, as penas dos flamingos tornam-se comumente esbranquiçadas.
Mas este não é o caso destas aves que colorem e enchem de graça o Zoo do Beto Carrero World. No local, os animais recebem todo o cuidado possível para garantir sua saúde e bem estar. “Buscamos criar uma dieta adaptada e que forneça todos os nutrientes necessários, já que a alimentação natural é de difícil obtenção. Acrescentamos substâncias especiais para que os flamingos mantenham suas cores naturais, mesmo estando em cativeiro”, conta a bióloga responsável Kátia Cassaro.
Os flamingos são aves dificilmente encontradas em zoológicos, justamente por sua especificidade alimentar e também pela baixa reprodução fora de seu habitat natural. Existem apenas cinco espécies no mundo. O Flamingo chileno é a única espécie nativa no Brasil, podendo ser encontrado na região sul.