Museu do Jaçanã apresenta réplica do Trem das Onze
Foto: divulgação
A cultura de um povo pode ser considerada como um tesouro e, portanto, deve ser preservada, demonstrando aos interessados a evolução de determinada sociedade. Assim, preservar tornou-se a palavra-chave. E alguns dos principais mecanismos de preservação da cultura e do seu patrimônio são as instituições, principalmente os museus. O museu contém uma força simbólica, tal qual uma cercadura mágica para protegê-lo da angústia do desaparecimento e da finitude.
Isto posto, tendo por objetivo preservar, defender e comunicar o patrimônio cultural do bairro do Jaçanã, local que tem sua história vinculada ao símbolo do Trem da Cantareira – a famosa Estação Jaçanã, cantada em prosa e verso na conhecidíssima canção “O Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa -, a Associação Museu Memória do Jaçanã (AMMJ), que iniciou suas atividades em 30 de dezembro de 1983, está agora dinamizando seu planejamento com relação aos projetos de ampliação não somente de seu acervo, mas também a adequação de seu espaço físico.
Para divulgar o projeto e dar ampla voz a sua Comunidade, será realizado no próximo dia 18 de junho de 2011, às 9 horas, em sua sede à Rua São Luiz Gonzaga, 156 (antigo n° 30), no bairro do Jaçanã, em São Paulo, o coquetel de apresentação da maquete arquitetônica da própria Estação de Trem Jaçanã, uma réplica produzida artesanalmente pela Anavidro (Associação Nacional das Vidraçarias), em espelhos e madeira especial, que será parte integrante da Exposição sobre esta linha de trem que passava por Jaçanã, ramal Guarulhos, bem como fará a homenagem à escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, outorgando-lhe o honroso título de Escola Madrinha do Museu do Jaçanã. Já estão confirmadas as presenças do Subprefeito do Jaçanã/Tucuruvi, José Francisco Giannoni, do sobrinho-neto de Adoniran Barbosa e do Ernesto, o famoso personagem central do “Samba do Arnesto”.
No mesmo local e ocasião, a Associação também anunciará o Centenário de Fundação do Hospital Geriátrico e de Convalescentes D. Pedro II, e apresentará o projeto das Festividades de Comemoração dos 100 anos da Estação Jaçanã, que será realizado em 2 de julho de 2011.
Mais informações: www.museujacana.com.br