Semiárido tem potencial de produzir mais maçã e pera do que Sul do país
Em visita a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina, na sexta-feira (24/5) o senador Benedito de Lira (PP-AL) conheceu uma tecnologia que garante a produção de 80 toneladas de maça e pera por hectare no semiárido. Apesar de essas culturas serem tipicamente de regiões de clima frio, a produção no Sul do país é de 20 toneladas por hectare.
O parlamentar alagoano acredita que a expertise da Embrapa aponta alternativas para a convivência do agricultor em áreas castigadas pela seca. “O caminho é pó aí. É uma verdadeira revolução tecnológica que ajudará a gerar emprego e renda no semiárido. Isso só é possível com conhecimento, investimento em ações permanentes e assistência ao produtor”, revelou Benedito de Lira.
Estima-se que 90% dessas frutas consumidas no mercado interno sejam provenientes do exterior. “Existe demanda interna para frutas como caqui, uva, melão, maça e pera. Temos que aproveitar essa oportunidade”, destacou Lira.
Troca de experiência – O senador Benedito de Lira lidera, a convite do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a comitiva de 31 prefeitos de Alagoas que irá está conhecendo projetos agrícolas de sucesso desenvolvidos em Petrolina (PE).
Até sábado, eles visitarão os perímetros de irrigação implementados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a tecnologia e a assistência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
A troca de conhecimento deve ajudar na elaboração de propostas para otimizar a atividade econômica nos primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão que estão em funcionamento.
Fazem parte do grupo os prefeitos de Anadia, Atalaia, Barra de São Miguel, Belo Monte, Campo Grande, Carneiros, Coite do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Inhapi, Igaci, Girau do Ponciano, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olivença, Pão de Açúcar, Pindoba, Porto Real do Colégio, Poço das Trincheiras, Quabrangulo, Santana do Ipanema, São Sebastião, São Braz, Tanque D´Arca e Taquarana.
Fonte: Assessoria Senado Federal