Comédia musicada sobre visão masculina dos relacionamentos chega a Maceió
“A história dos amantes” reúne Anderson di Rizzi, Hugo Bonemer e Daniel Rocha no elenco e marca estreia de Marcelo Serrado como diretor teatral
Uma comédia sobre a visão masculina dos relacionamentos e do universo feminino, “A história dos amantes” sai em turnê nacional e chega a Maceió para duas sessões no Teatro Deodoro. A peça traz Anderson di Rizzi, Daniel Rocha e Hugo Bonemer interpretando três amigos de infância em seu reencontro num bar, para uma apresentação da banda integrada por eles. O trio rememora histórias, conta suas experiências pessoais e fala de passado e futuro.
No palco, os atores se revezam entre os personagens masculinos e femininos – transição marcada por adereços usados pelos atores que ajudam a compor a cena. As histórias, contadas com muita despretensão e humor, são costuradas por 9 músicas tocadas e cantadas ao vivo pelos atores. Com Daniel tocando violino, Hugo no violão e Anderson com o carron, o trio passa por um repertório que vai de Chitãozinho e Xororó a Beatles. “Evidências”, “A fórmula do amor”, “O nosso amor a gente inventa” e “Love me do”, estão no setlist.
Marcio Tinoco, responsável pela direção musical e trilha sonora, fala sobre como as músicas se inserem no espetáculo: “Elas funcionam como um complemento cênico, uma síntese que pontua bem as intenções e nuances do texto. Duas músicas foram compostas especialmente para cenas do texto onde eu o Marcelo optamos por compor para algumas cenas específicas. O Serrado participou de quase todo o processo musical, escolhas e sugestões com mudanças no desenrolar do trabalho”.
Primeiro texto de teatro de Marcelo Serrado e também sua estreia em direção, “A história dos amantes” é produzido por Eduardo Barata em parceria com autor.
O espetáculo, de dinamismo e constância, fez curta temporada no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, e segue em pré-estreias por outras oito cidades do Brasil (Lages, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Joinville, Brasília e Natal), incluindo Maceió. A temporada fixa no circuito Rio-São Paulo inicia em agosto. “O processo do texto foi muito rápido. Tenho duas principais referências gringas e a principal é grupo do inglês Monty Python. Me inspirei neles e em ‘2001 – Uma Odisséia no Espaço’. A peça é uma grande brincadeira, o verbo brincar é colocado em sua última potência. Nos divertimos muito”, explica Serrado.
“A história dos amantes” é uma comédia que pretende fazer um contraponto à visão feminina tão retratada nos programas de TV, nos palcos do teatro e nos cinemas, mostrando a visão do homem sobre os relacionamentos. Trata-se de um espetáculo que perpassa pelos medos, inseguranças e confissões do homem contemporâneo, abordando o tema de forma descontraída e irreverente.
Cumplicidade
Os atores, que trabalham pela primeira vez com Serrado, contam como está sendo a experiência. “Marcelo tem prazer em dirigir, chega empolgado, realiza, entende muito bem o lado de cá, decifra nossas sensações e intenções exatas”, define di Rizzi. “A peça acaba sendo feita por amigos, está sendo muito divertido e a intenção é passar esse clima pro público”, diz Daniel complementado por Hugo, “a expectativa para a temporada é a melhor possível”. O diretor retribui: “Os meninos são três talentos, grandes atores. O Hugo canta demais, o Dani é muito verdadeiro nas ações e o Anderson é um comediante nato”.
História
A peça conta com duas participações especiais em formato de locução em off: Françoise Forton, que faz a mãe de um dos amigos, e José Wilker que logo no início do espetáculo contextualiza a história, que é introduzida na época da evolução da espécie humana, nos primórdios da humanidade, apresentando o homem falando do sexo oposto e que, desde os mais remotos tempos, já disputava as mulheres. A partir daí se desenrolam temas como amor, traição, cumplicidade, entre outros.
Um dos pontos altos, além do texto e das músicas, é a interação entre os atores e a plateia, e traz a proposta de revelar, com muito humor, a visão masculina sobre a estória da relação amorosa.
Conhecidos atualmente do grande público, principalmente dos mais jovens, Anderson, Daniel e Hugo fazem parte da nova geração de atores que vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade nas telas e nos palcos. Di Rizzi fez grande sucesso como o Carlito (Palhaço) na novela da Globo “Amor à Vida”, participou recentemente do remake de Gabriela escrito por Walcyr Carrasco e do filme O Concurso. Daniel Rocha também participou de “Amor à Vida” como o médico Rogério, além de ter se destacado como Roni na novela de maior sucesso dos últimos tempos, “Avenida Brasil”. Hugo, que atuou nos musicais Hair e Rock in Rio, está atualmente no ar em “Malhação”, e em cartaz no cinema com “Confissões de Adolescente”.
FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Marcelo Serrado
Cenografia: Miguel Pinto Guimarães
Direção Musical e Trilha sonora: Marcio Tinoco
Figurinos: Carol Lobato
Iluminação: Paulo Denizot
Projeto Gráfico: Redondo Estratégia + Design
Direção de Movimento: Marina Salomon
Direção de Produção: Denise Escudero
Assistente de Direção: Danilo Watanabe
Assistente de Produção: Rodrigo Becker
Assistente de iluminação: Daniel Ramos
Produção e assessoria de imprensa: Barata Comunicação Produção local: G A Produções e Eventos
SERVIÇO
“A história dos amantes”
Local: Teatro Deodoro (Praça Deodoro S/N – Centro)
Horário: 26 (sábado) e 27 (domingo) de abril, às 21h e 20h, respectivamente.
Valor: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
Ponto de vendas: Mr Cat (Amélia Rosa e Shopping Parque Maceió) Duração: 80 minutos Classificação indicativa: 16 anos
Gênero: Comédia
Produção: G A Produções e Eventos
Informações: (82) 3032 5210 / 9601 2828
Fonte: NewPubb Assessoria de Comunicação – Beatriz Nunes