20 / 05 / 14

JOÃO PESSOA: A PORTA DO SOL

 
 
João Pessoa é a capital e principal centro financeiro e econômico do Estado da Paraíba. Com quase 800 mil habitantes, é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil. Ela é centro de uma Região Metropolitana formada por 12 Municípios, que já soma cerca de 1,3 milhões de habitantes. E, apesar de pequena, tem um alto índice de “manhatização” — ou seja, sua área é tomada de arranha-céus. 
 
É conhecida como “Porta do Sol”, por sediar a Ponta do Seixas, o extremo mais oriental e local onde amanhece primeiro nas Américas. Fundada já como cidade, em 1585, recebeu primeiro a denominação de Nossa Senhora das Neves. É a terceira Capital de Estado mais antiga do Brasil, tendo sido uma das duas principais cidades do vasto território que os invasores holandeses denominaram como Nova Holanda. Caminhando para completar 430 anos de vida, durante esta longa trajetória formou um vasto patrimônio histórico, que muitos reputam como similar ao de Olinda, no Estado de Pernambuco e Patrimônio Mundial da Humanidade. Exibe também uma das melhores qualidades de vida, tanto em termos de Nordeste quanto nacional, possuindo diversos locais que auxiliam sua população a viver mais e bem melhor. 
Além de ciclovias servindo praticamente todo o espaço urbano, as praças contam com equipamentos de ginástica. Apesar do tráfego intenso de veículos, pela sua geografia plana e por suas imensas áreas verdes, a poluição atmosférica é ínfima. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, João Pessoa recebeu com orgulho o título de a “segunda capital mais verde do mundo”. Segundo a relação entre número de habitantes e quantidade de árvores, fica atrás apenas de Paris, a capital da França. É considerada como dos melhores endereços do mundo para se desfrutar aposentadoria, conforme a ONG International Living. Neste ranking, aparece ao lado de Fortaleza como as únicas brasileiras citadas. E estão juntas a Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este, todas no Uruguai.
 
 
Lá também acontece o maior festival de turismo do Nordeste, o Festuris João Pessoa, atraindo ano a ano o trade de turismo nacional e destinos internacionais por conta da sua proximidade com Caribe, Europa e até mesmo Estados Unidos.

Por conta de tudo isso, sediou a 31ª edição do Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, com a presença de profissionais da área do Brasil, países do Mercosul, Portugal e Itália. O evento se caracteriza por destacar e reconhecer o grande trabalho desempenhado por esse grupo, proporcionando aos participantes estreitar laços de companheirismo e cooperativismo, essenciais para o fortalecimento de cada um. E também oferecendo a oportunidade a todos eles de conhecer os principais atrativos naturais e culturais tanto de João Pessoa quanto do seu entorno, deslocando-se também ao interior paraibano.
Ruth Avelino, presidente da PBTur e Rogério Almeida 
Tudo isto é dirigido pelo seccional local da ABRAJET – Associação Brasileira dos Jornalistas Especializados em Turismo. Na recepção, jantar de boas-vindas no início da noite do dia 15 de maio, quinta-feira, realizado no Palácio da Redenção, com a presença do Trade Nacional, autoridades, entrega de prêmios.
O discurso de abertura foi feito pela Primeira Dama da Paraíba, a jornalista Pâmela Bório, esposa do governador, Ricardo Coutinho. A solenidade de abertura oficial aconteceu na sexta-feira na Estação Cabo Branco de Ciências, Cultura e ArtesPARA VER TODAS AS FOTOS DA ABERTURA CLIQUE AQUI.
Na manhã seguinte, palestra da primeira-dama do turismo nacional, Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, Município da região serrana do Estado do Rio Grande do Sul, sob o tema “O turismo pós Copa do Mundo”. Os debatedores foram Enrico Fermi, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis nacional e Ferdinando Lucena, executivo do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa. Logo após, mesa-redonda, integrada por André Piva, professor do Curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba; Fernando Bezerril, secretário de Turismo de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte; Cláudio Magnavita Castro, recém-nomeado secretário de Turismo do Estado Rio de Janeiro; e Romero Rodrigues, jornalista de turismo e diretor-executivo do Paraíba Convention & Visitors Bureau.Os mediadores foram Hélcio Estrela, presidente da Abrajet Nacional, e Rogério Almeida, presidente da Abrajet-PB. O assunto discutido correspondeu ao tema do Congresso: “O jornalismo de turismo pós Copa do Mundo”.
Na parte da tarde, uma Assembleia Geral dos seus associados elegeu a nova diretoria da Abrajet Nacional, que a partir de setembro para a ser dirigida pela Jornalista Miriam Petroni de São Paulo e Luiz Pires do Tocantins. Este evento aconteceu na ampla sala de reuniões da Estação Cabo Branco. PARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI.
À noite, no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, mais precisamente, na Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria, aconteceu o jantar de confraternização e entrega do prêmio “Amigos da Abrajet”. Evidentemente que o congresso não limitou-se apenas a eleição e demais reuniões, mas também para conhecer as maravilhas de João Pessoa e seu litoral do Conde. O Litoral da Costa do Conde, entre as capitais da Paraíba e Pernambuco, guarda um rosário de praias das mais lindas do Brasil. A rica mistura de cenários apresenta rios, vegetação de Mata Atlântica, falésias, piscinas, enseadas, nascentes à beira-mar…
As sete praias da Costa do Conde são um convite ao lazer para diversos gostos e conceitos. Para quem preferir um momento entre amigos, as de Barra do Gramame e Jacumã têm estrutura e acesso para receber bem. Ao lado, em Carapibus, temos uma referência de turismo para família. Além de concentrar as principais pousadas da região, é ainda onde a maré baixa forma fantásticas piscinas naturais entre corais. Na Praia do Amor, é possível fazer emocionante passeio de buggy e vivenciar a lenda da pedra furada, onde casais juram amor eterno. Em Tabatinga, falésias e maceiós (lagoeiros) fazem dela um genuíno paraíso tropical, sendo possível viver experiência maravilhosa e levar pra casa fotos dignas de capas de revistas. Coqueirinho é polo gastronômico, onde banhistas e surfistas desfrutam de um mar de águas mornas.
Dos mirantes Dedo de Deus e o Castelo da Princesa, vê-se baías e formações rochosas. Tambaba, primeira praia naturista do Nortes, dispõe de área reservada a esta prática, mas vale comentar que suas enseadas ao Norte são opções para quem prefere um bom surf e trilhas sem abrir mão do uso de roupas. Na Área de Proteção Ambiental, é possível fazer caminhadas ecológicas, mas apenas com serviço de guias. O calendário de eventos da cidade de Conde é rico e começa na Festa de Reis, que acontece no final de semana mais próximo ao dia 6 de janeiro de cada ano.
Na quadra da Praia de Jacumã, a programação inclui shows musicais, tourada e churrasco de carne de jumento. O Carnaval de Jacumã é a principal festividade do Município e é ansiosamente aguardado, tanto pela população local e quanto das vizinhanças. Blocos carnavalescos circulam pela principal avenida do distrito durante os dias de folia, sempre encerrados com grande show à beira-mar.
Em junho, as comemorações acontecem de acordo com os santos do mês: no Dia de Santo Antônio, o arraial é no Sítio Tambaba; no de São João, na sede do Município; e o de São Pedro, na vila dos pescadores de Jacumã. Em outubro, Campeonato de Surf Nu na Praia de Tambaba.
Gosto não se discute e cada um tem sua praia preferida. Sem a menor dúvida, fico com a do Coqueirinho e seu Restaurante Cânyon, verdadeira atração turística. De frente, o mar; aos fundos os cânyons; e, no meio, a altíssima gastronomia do local.
Minha dica é entrada filezinhos de peixe-agulha, seguida de pasteizinhos de camarão. Prato principal: peixada de Dourado com lagosta e camarão. De comer ajoelhado.
Nosso tour terminou no famoso final de tarde do Brasil, cuja foto foi premiada no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão.
Vivas ao magnífico Pôr do Sol ao som do Bolero de Ravel na Praia de Jacaré, localizada na cidade de Cabedelo. Depois do pôr do sol, voltamos anos nosso hotéis, uma ducha rápida e…
Em seguida recepção no Majestoso Hotel Tropical Tambaú, capitaneados pelos amigos  Fernando Souza, carioca, mas já cidadão de João Pessoa e Gerente Geral do Hotel e  Eduardo Pereira Filho (Superintendente) que nos brindaram com um grande jantar, além do show de stand up com o “Pescocinho”. O jantar foi servido no Restaurante Olho d’Água, do Tropical Hotel TambaúPARA VER TODAS AS FOTOS CLIQUE AQUI.
Pra quem não sabe, o Tropical Tambaú é um resort de praia construído sobre as areias da praia de Tambaú, o empreendimento cartão postal da cidade oferece uma vista fascinante do lindo litoral da capital paraibana e orgulha-se de sua arquitetura circular espetacular e única, uma atração para visitantes de todo o mundo. O Tropical Tambaú, fica a 23 km do aeroporto e a apenas 9 km do centro de João Pessoa, “a segunda cidade mais verde do mundo”. Um resort de praia perfeito para férias em família e um destino incomparável para viagens tropicais, o Tropical Tambaú oferece 173 apartamentos com vista para o oceano ou jardim interno. Pelo fato do empreendimento estar literalmente em cima da praia, os apartamentos superiores transmitem a sensação de estar no meio do oceano ou a bordo de um cruzeiro, com ondas e brisas do mar.
Ainda vou morar em João Pessoa, que recorda minha Florianópolis de 30 anos atrás, quando o principal ponto de encontro e baladas era a nossa Avenida Beira Mar. Todos se conheciam, todos se encontravam, todos se divertiam. E a segurança da época dava um tom acolhedor. Quantas saudades! João Pessoa vive esse momento. Morro de inveja.
Este jornalista ficou hospedado no Hotel Verde Green, pé na areia, de frente para a Praia Manaíra. Tem instalações em perfeita harmonia unidas a um simpático atendimento fazem da hospedagem uma experiência única de acolhida e bem-estar. Com uma arquitetura moderna e funcional, o lobby tem pé direito duplo e iluminação natural, sendo a recepção integrada ao business center e ao Citron Restaurante Bar, todos climatizados e ambientados com obras dos artistas José Rufino (PB), José Paulo (PE) e José Guedes (CE). Peças de arte popular desenhadas pela arquiteta Janete Costa, escultura de Mestre Fida e parede de tijolos da demolição dos casarões de Olinda (PE) complementam a ambientação. O hotel possui academia, sala de TV com obras do artista plástico pernambucano Maurício Silva, sala de massagem e sauna a vapor com relax, todos ambientes climatizados.
Para aqueles que querem aproveitar para se exercitar, o Verdegreen disponibiliza bicicletas para o uso de seus hóspedes. Já a piscina possui vista para o mar e os jardins suspensos na cobertura do hotel criam um agradável ambiente com vista panorâmica da orla de João Pessoa. A causa ambiental é de responsabilidade de todos e o Verde Green acredita, pratica e defende as ações sustentáveis que venham a contribuir para um mundo melhor. Plantaram uma semente na capital verde das Américas, um novo conceito em hotelaria: Ecodesign. Uma acolhida envolta pelo compromisso com o meio ambiente, com a estética, com a tecnologia e com o prazer em servir.Devido as nossas ações por um mundo mais verde, foi eleito como Hotel Sustentável do Ano pelo Guia 4 Rodas – 2012. Faz de cada hospedagem uma experiência de acolhida diferenciada pelo cuidado e respeito com as pessoas e com a natureza, oferecendo serviços comprometidos com a melhoria do sistema de gestão ambiental, atendendo sempre aos requisitos legais e prevenindo a poluição. O Verdegreen Hotel possui um programa, o Atitude Verde, que tem por objetivo executar ações voltadas à responsabilidade sócio-ambiental com o intuito de colaborar significativamente à qualidade da empresa, da sociedade envolvida e do meio ambiente.
Pela manhã sou sempre despertado pelo nascer do Sol, muito cedo, antes das cinco da manhã. Inesquecível, invade o apartamento num tom avermelhado.

Para curtir bem João Pessoa, dê preferência à Paraíba Travel. São inúmeras as suas opções de passeios. Elas incluem o pôr do Sol na Praia do Jacaré ao som do sax do Jurandir, conhecido internacionalmente. Ele sobe o Rio Paraíba em sua canoa, tocando o Bolero de Ravel que todos nos tivemos o privilégio de assistir.
 
 
Para quem vai a João pessoa a partir de Florianópolis, a melhor opção de voo, incluindo-se aí menor tempo,melhor preço, mais qualidade e tripulação alto astral é a Avianca. Seis horas de viagem com troca de aeronave em Brasília, única parada. Se você optar pela Tam, vai levar mais de 23 horas, pela Gol, quase 19 horas, se não houver atraso por conta das absurdas conexões. No domingo os jornalistas seguiram para Campina Grande. Não pude ir por conta do horário do voo, alguns, por este motivo já embarcam inclusive na madrugada (Gol e Tam e só amanhã, sabe-se lá que horas, chegam em seus destinos, por isso voe AVIANCA, o menor distância e tempo de voo até o teu destino. Confrades, até o ano que vem em Buzios. Isso sem contar a FITA em Belém, a BTN no Beto Carrero, a ABAV em São Paulo, Festival de Turismo em João Pessoa (Outubro) e finalmente o FESTURIS em Gramado – RS. Até breve.
Parceiros do Congresso 
Este jornalista viajou por conta e cortesia da AVIANCA, uma grande parceira de viagens e ficou hospedado no hotel VerdeGreen.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *