04 / 03 / 15

Hérnia de Disco: Saltos Altos x Coluna Vertebral

Por Dr Leonardo Eicke (Crefito 112.234-F)
Fisioterapeuta, Membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC)

Dr Leonardo Eicke - Crefito 112.234-F (foto: Rhuan Fernandes de Souza)

Dr Leonardo Eicke – Crefito 112.234-F (foto: Rhuan Fernandes de Souza)

Não tem como negar! Os saltos altos são charmosos, deixam as mulheres mais esguias, mais elegantes e sensuais. Os homens adoram ver as suas mulheres desfilando com um belo par de saltos alto, é fascinante! Já as mulheres, não resistem às novidades estampadas nas vitrines. É um detalhe especial, uma textura irresistível, um salto perfeito, cores que combinam com todas as roupas, um fetiche! Sempre (sim, sempre) cabe mais um no closet.

Para a sociedade, os sapatos sempre foram considerados um acessório indispensável para o guarda-roupa. A escolha do sapato é a oportunidade de se expressar de uma maneira sutil ou grandiosa e conta uma história sobre quem você é.

Impossível deixar de destacar a personagem Carrie Bradshaw Preston, interpretado pela atriz norte-americana Sarah Jéssica Parker, da série e filmes Sex and the City. Carrie é uma aficionada em sapatos, especialmente os de saltos altos. Coleciona centenas, como muitas mulheres em todo o mundo. E em alguns momentos dispensava o conforto, e se entregava pela beleza. Qual a mulher que não fez isso pelo menos uma vez?

Mas, como nem tudo no mundo “são rosas”, como destaca o pensador William Warney, apesar de todo o glamour que o salto alto representa, vale destacar que a maioria, não se preocupada com os problemas de saúde que pode proporcionar a mulher, principalmente para as que usam o salto alto todos os dias.

O salto alto altera o alinhamento natural da coluna, colocando em risco potencial, desenvolvendo assim, no mínimo, dores nas costas. Além de adicionar pressão sobre a região lombar, nas pernas, bem como nos joelhos e tornozelos.

Para manter a saúde da coluna, é necessário ter uma boa postura, evitando o uso prolongado de saltos altos sempre que possível. O ideal é alternar saltos altos com outros sapatos de sola plana. Não esqueça que o desconforto postural é o primeiro sinal de que há algo errado com sua coluna.

Procure ajuda! Hoje há diversos tratamentos no mercado que pode auxiliar quem sofre com problemas como hérnia de disco e precisam promover a descompressão das estruturas intervertebrais da coluna, bem como o fortalecimento específico dos músculos que dão sustentação e estabilização vertebral. Uma boa opção é o método de Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral (RMA), que nada mais é do que um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de fisioterapia manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica, estabilização vertebral e exercícios de musculação. Todas as técnicas do programa têm evidências cientifica.

Não basta “ouvir” os seus pés, na hora de escolher um sapato. Ouça a sua coluna, que está “segurando” todo o conjunto. E seja feliz!

• Dr Leonardo Stahelin Eicke (Crefito 112.234-F) – Fisioterapeuta, Membro da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC). É sócio-proprietário da Clínica ITC Vertebral de Florianópolis – Rua: Osvaldo Rodrigues Cabral, nº 1570 (Avenida Beira-mar Norte), sala 108, Centro – Florianópolis/SC. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 19h.Telefone para mais informações/avaliações/agendamentos, (48) 3024-3830 ou 9651-1313 e florianopolis@itcvertebral.com.br. Para conhecer o site, acessehttp://www.herniadedisco.com.br e o facebook https://www.facebook.com/itcfloripa

Fonte: Louisiana Waleska Day
MTB/SC 01251 JP
Assessoria de Imprensa
Rhuan Fernandes de Souza

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *