12 / 05 / 15
BONITO, DE TÃO BONITO, DEVERIA SE CHAMAR LINDO !!!!
Não estou falando da cidade de Bonito que “rala” com a telefonia celular que quase não pega em lugar algum. Também não estou falando da Bonito que sofre com a internet de péssima qualidade da OI, antiga BrasilTelecom. Troca de nome mas a porcaria é a mesma. A beleza de Bonito está na sua gente que nos acolhe de braços abertos. A beleza não está na cidade, está nos pontos turísticos e de lazer ao seu redor. Essa sim, deveria se chamar Lindo !
O meu ponto de partida para lá foi Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Pé na estrada ! Destino – Bonito.
Se você pensava que já havia visto tudo o que ha de Bonito, enganou-se redondamente. E, se você espera ver ou conhecer Bonito em apenas uma semana, enganou-se de novo. Simplesmente é fenomenal.
Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul. Pólo do ecoturismo em nível mundial, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.
A cidade recebeu o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo. A premiação dada em 2013 ocorreu em Londres, durante a World Travel Market (WTM), considerada uma das maiores feiras da indústria de turismo da Europa. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) apoiou a candidatura de Bonito. A cidade foi escolhida pelo desenvolvimento de um sistema de controle do número de turistas que visitam as belezas naturais da região.
O controle é feito por meio de um voucher digital que registra o nome do turista e as atrações que ele pretende visitar. O esplêndido cenário de Bonito ganhou mais relevância no segmento de ecoturismo e turismo sustentável em 2014 quando sediou a oitava edição da Conferência Mundial de Ecoturismo e Turismo Sustentável, evento captado também com apoio da Embratur. A conferência reuniu mais de 500 profissionais de dezenas de países.
Com o objetivo de incrementar o ecoturismo o Programa de Desenvolvimento do Turismo, recentemente houve investimentos de mais de R$ 130 milhões em obras e programas de saneamento, pavimentação e incentivo ao ecoturismo na região da Serra da Bodoquena.
Bonito reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo, visando sempre a sustentabilidade local e a conservação da natureza. A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau, este que gerencia mais de 30 opções turísticas na região.
Anote em tua agenda para não deixar de conhecer. Mas antes disso escolha bem onde ficar, pois é a partir Zagaia Eco Resort que tudo acontece. Na recepção mesmo você marca todos esses passeios através de uma agência de viagens.
Meu anfitrião foi o amigo Guilherme Miguel Poli e que conseguiu fazer um édem dentro dentro de um paraíso que é Bonito.
O Zagaia, por si só já é um paraíso ecológico em perfeita harmonia com Você. Apenas cinco minutos separam o Zagaia da cidade de Bonito. O portal do resort dá as boas-vindas a um mundo de cores, aromas e sons, deixando claro que dali em diante os atrativos do melhor destino de ecoturismo do Brasil lhe farão companhia constante.
Os 600.000 m2 de área exclusiva do Zagaia Eco Resort Bonito contém jardins entre alamedas, bosques, trilhas verdes, a Lagoa dos Tuiuiús – e também piscinas, quadras para esporte, uma gastronomia muito especial e a tradição do povo Kadiwéu, os “índios cavaleiros” que habitavam esta região e cujo talento artístico é homenageado em detalhes presentes na arquitetura do resort.
O conforto, as múltiplas alternativas de lazer, a infraestrutura de serviços e até mesmo os espaços para eventos estão em harmonia com a natureza e, principalmente, com o que Você espera de uma viagem para Bonito. A tua completa disposição:
– Duas piscinas tropicais, uma para adultos, com cascata permanente, e outra para crianças.
– Piscina de Biribol
– Golf Trainning
– Sala Kids
– Spa com piscina aquecida e cascata, banheiras de hidromassagens, sala de ginástica, sala para massagem e sauna panorâmica funcionando diariamente das 16hs as 20hs.
– Equipe de Monitores- Recreação para crianças acima de 05 anos
– Quadras de tênis de saibro.
– Quadras de tênis de saibro.
– Quadra de areia para voleibol
– Trilha Ecológica para caminhadas e passeios de quadriciclo.
– Lago para pesca
– Playground e Sala de Jogos com brinquedos eletrônicos e mesas de sinuca.
– Sala de mamadeiras, equipada para o preparo de refeições.
– Boutique
– Coffee Shop
– 2 Restaurantes
– Campo de Futebol
Outro ponto forte do resort é a sua alta gastronomia, numa mescla de pratos da gastronomia internacional e deliciosas especialidades regionais.
Minha primeira opção de passeio foi a Gruta Azul. Após percorrer uma trilha conhecendo diversos espeleotemas, pode-se visualizar o famoso lago de águas intensamente azuis e com mais de 80 m de profundidade. Por sua beleza e fragilidade, a área da gruta foi transformada em Monumento Natural, garantindo sua preservação.
Pelas fotos você vai entender o porque de tanto cuidado com um dos lugares vais fantásticos. Ao chegar na “boca da gruta” a visão já encanta. São quase quatrocentos degraus, mas não pense que é coisa difícil ou complicada.
Todo o percurso é fácil e o guia explica detalhe por detalhe. Marque para a visitação às 10:40 hs. da manhã, pois nesta hora o sol reflete e a lagoa fica completamente azul.
Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos – como o tigre de dente de sabre e preguiça gigante – que viveram durante o período geológico do Pleistoceno – 6.000 a 10.000 anos atrás.
Com suas formações geológicas – não só o teto como o piso da gruta são repletos de espeleotemas de várias formas e tamanhos – desperta a atenção dos turistas e pesquisadores do mundo inteiro.
Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo, que alimenta o lago. Vale lembrar que crianças menores de cinco anos não são permitidas.
De lá segui para a Nascente Azul, onde fui recebido pelo amigo Carlos Eduardo. Trata-se de um atrativo localizado a 31 km do centro da cidade de Bonito, sendo 24 km de asfalto e 7 km de terra, onde o turista flutua na nascente repleta de peixes e plantas que ornamentam o ambiente.
A sua trilha também é exuberante e diversificada com fauna e flora, tufas de calcário, bosque das figueiras e cachoeiras. O receptivo com a sua localização privilegiada em frente ao Lago da Capela, onde você pode passar o dia e mergulhar com os peixes, tomar banho de cascata, aproveitar a prainha e tudo isso com os serviços de bar e restaurante para seu conforto. A capela ecumênica é mais um espaço para introspecção, relaxamento e de observação da natureza. Na trilha até o ponto de partida do passeio de flutuação já é possível observar a beleza na natureza deste lugar.
Águas cristalinas, cachoeiras e muito verde decoram o percurso.
O início da flutuação é na piscina natural da nascente do rio, onde todos podem se maravilhar com a pressão e transparência da água. Neste local, o guia permitirá um tempo livre para explorar o mundo subaquático e brincar um pouco, deixando o grupo fazer apneias e se divertir.
Na sequência, são 300 metros ao longo do leito do Rio Bonito, Nascente Azul. A experiência de estar junto aos peixes é feita ainda melhor pela riqueza da vegetação. O preço do passeio inclui o almoço no atrativo.
Meu tempo em Bonito fui muito curto, pois perdi um dia por conta de intensa chuva onde nem os aviões conseguiram pousar, tendo que retornar a Campo Grande. Mais eu retorna antes do final do ano para conhecer o Aquário de Bonito, Aquário Natural – Baía Bonita, Arvorismo Cabanas, Arvorismo Ybirá Pe, Balneário do Sol, Balneário Ilha Bonita, Balneário Municipal, Barra do Sucuri, Bike Tour no Rio Sucuri, Boca da Onça Ecoturismo, Bóia Cross Cabanas, Bonito Aventura, Buraco das Araras, Cachoeiras do Rio do Peixe, Cavalgada na Estância Mimosa, Cavalgada no Parque Ecológico Rio Formoso, Cavalgada no Rio da Prata, Cavalgada no Rio Sucuri, Ceita Corê, Eco Park Porto da Ilha, Lobo Guará Bike Tour, Mergulho na Praia da Figueira, Mergulho no Abismo Anhumas, Mergulho no Rio da Prata, Parque das Cachoeiras, Projeto Jiboia, Rapel no Boca da Onça, Recanto Ecológico do Rio da Prata, Rio Sucuri, Taboa Fábrica,…
Pra você ver como Bonito ainda tem muita coisa para mostrar. Mas amanhã cedinho levanto voo para Cuiabá no Mato Grosso do Norte, a convite da Secretaria de Turismo daquele estado, para mostrar a todos o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres, pescar piranhas, enfim, ficarei até o dia 19. Muita coisa para ver, rever e mostrar.
Infelizmente meu tempo era muito curto e só pude fazer esses dois passeios, mas você pode fazer todos os abaixo. Voltarei numa próxima oportunidade para ficar por aqui pelo menos uma semana.
Obrigado Prefeito Leleco, Juliana Ferreira Salvadori, Secretária de Turismo Municipal, Guilherme e o Zagaia pela acolhida, ao meu Ir.’. Edinho Neves e sua amada Deise, ao Dudu, Gustavo, Roberto, Miguel, o grande pequeno gafanhoto, enfim, a todos pela companhia, vocês tornaram esse fanpress fantástico. Nos reencontraremos em breve. Valeu Edinho, mais uma vez. Até a próxima. Te aguardo lá no meu Sul maravilha.