30 / 07 / 15
GRAMADO NÃO TERÁ MAIS SEU TRADICIONALÍSSIMO CHOCOFEST

Repercutiu muito, mas muito mal a decisão do poder público de Gramado, na Serra Gaúcha, mais precisamente do GramadoTur – Autarquia Municipal de Turismo de Gramado – entidade responsável pela realização dos eventos do Município a decisão de não mais realizar o Chocofest – Páscoa em Gramado, tirando o evento das mãos da empresa Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos na cidade. Durante as semanas de evento o Brasil se mudava para Gramado.

O presidente da entidade João Pedro Till fez a revelação no programa Studio Gramado News. Segundo ele, em virtude da sua sustentabilidade econômica e a falta de apoio do Poder Executivo Municipal, deixou de ser realizado em 2015, onde a Gramadotur passou a realizar o Festival do Chocolate em substituição ao evento.

Vale lembrar que o Festival do Chocolate não é nem de longe a sombra dos eventos que levam a assinatura da 1ª Dama do Turismo nacional, Marta Rossi, que também realiza o maior e o mais charmoso Festival de Turismo do Brasil – O FESTURIS GRAMADO. E assim caminha o poder público, sempre de costas para o turismo.

Para se ter uma pequena ideia, em 2013 um fluxo de 165 mil pessoas foi registrado em Gramado somente no feriado de Páscoa. Estiveram na cidade durante os 18 dias do Chocofest 2013 (de 14 a 31 de março), em torno de 400 mil visitantes. Já no mês de Abril de 2014 a cidade sediou a 19ª edição do maior evento de Páscoa do País, levando mais de meio milhão de pessoas. Além disso, o Chocofest tinha um importante compromisso social com a população de Gramado e os visitantes que recebe em 18 dias de programação. A festa sempre ofereceu uma extensa agenda cultural, proporcionando ações de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, focadas especialmente no público infantil.

Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest deu asas à imaginação, estimulando a criatividade da criança. O desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, realizado em quatro dias, reuniu cerca de 400 figurantes, sendo 50% crianças. Era um dos dos momentos mais fortes de interatividade dos pequenos com o mundo encantado que o evento recria em torno da data. Além destes aspectos que impactam sobre a criança, o Chocofest também tinha um efeito multiplicador nos municípios da região e do Estado, em razão da intensa programação cultural.