Feitiço ao Feiticeiro!
Por José Carlos Paiva Bruno – OABRJ 73304
Recomendo leitura do recente ÍNDICE DE CIDADES SEGURAS 2015, produzido por Economist Intelligence Unit EIU ao patrocínio da NEC, que realmente – como diz seu slogan – trabalha por um mundo brilhante. Abordagem da avaliação focada em segurança digital, segurança de saúde, segurança e infraestrutura de segurança pessoal, feita realmente por quem entende do assunto em cinquenta centros urbanos. Capitaneando o ranking temos Tóquio, com Nova Iorque em 10ª, Rio de Janeiro 35ª e São Paulo 40ª, finalizado por Jacarta. Parabéns pela qualidade do trabalho, já esperado como exemplo da NEC, que desenvolve tecnologia voltada para inovação da sociedade, qual seja bem comum. Saudades dos meus tempos TI, vendo agora os caminhos novos das áreas de análise em BIG DATA e SDN (Software-Defined Networking), segurança e energia inteligente. Exemplo da Tecnologia de Aprendizagem da Mistura Heterogênea, trocando em miúdos descobrindo realidade submersa nos dados.
Mergulhando de Chico para Francisco, Rio de Janeiro praiano é único lugar do nosso Brasil, que restou como bom pagador, pós-rebaixamento nacional pela Standard & Poors. Incrível o despreparo ou infantilidade do nosso governo federal atual, enviando ao Congresso Nacional, proposta de Orçamento deficitária. Ora, traduz confissão de incompetência que perante análises internacionais, deu no que deu. Agora fica mais caro captar dinheiro lá fora e assustados os investidores estrangeiros. Susto tem sido constante nos lares brasileiros: despesa aumenta e receita encolhe. Estamos todos em downgrade, exceção para os políticos (ou quase todos) que dão aquele jeitinho pra manter o padrão e até enriquecer rapidamente. Enquanto isto, os trabalhadores sofrem com aumento das tarifas públicas (energia, água, pedágio, etc…), que seriam bem-vindos caso os salários acompanhassem. Agora então com inflação e desemprego, alguns (inclusive eu) estão concordando em redução efetiva de salário com redução da jornada, para menor efeito da crise em dispensar mais gente.
Bom, pelo menos no Brasil ainda não “julgamos” e condenamos a oposição como na Venezuela, Maduro chavista (sucessor do empossado defunto) está empenhado em ser perene candidato único e dono da Lei. Graças a Deus, por aqui estamos julgando e condenando culpados efetivamente no mar de corrupção que inunda nossa gestão política. Nossa Justiça sobrevive em meio ao feitiço eleitoreiro, este que agora torna contra seu principal Lula feiticeiro…