14 / 07 / 16

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS E GOLFINHOS EM SANTA CATARINA CONTA COM NOVO ROTEIRO DE ECOTORISMO

Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral sul de Santa Catarina recebe a visita das baleias francas que chegam para parir, amamentar e até reproduzir. O espetáculo protagonizado pelas gigantes do mar – que ao longo dos anos vem atraindo cada vez mais turistas – passou a contar com um novo roteiro de ecoturismo: a Rota da Baleia Franca. Resultado de um projeto desenvolvido pelo Sebrae Santa Catarina, o roteiro abrange os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba – todos ao sul de Florianópolis – dentro da  Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. Com paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas e baías que estão entre as mais exuberantes do mundo, a rota oferece, também, atrativos para os amantes da aventura e dos esportes radicais, além de um importante patrimônio histórico e cultural. Segundo a demanda turística internacional do Ministério do Turismo, 12,8% dos visitantes estrangeiros procuram o país motivados por natureza, ecoturismo e aventura.

Entre os empreendedores ligados à Rota da Baleia Franca figuram hotéis, pousadas, operadores de turismo, turismo de base comunitária, biólogos e condutores ambientais que vêm sendo capacitados pelo Sebrae nas área de gestão, inovação, finanças e empreendedorismo. Dessa forma, o roteiro se propõe a oferecer, além de excelentes opções de hospedagem e gastronomia regional, atividades de interação com a natureza, com destaque para as trilhas de avistamento de baleias e golfinhos por terra.

Enquanto as primeiras baleias francas chegam ao litoral sul catarinense, aQuinta do Bucanero Hotel de Charme, um dos integrantes do projeto, já se prepara para oferecer aos seus hóspedes este tipo de lazer em mais uma temporada de turismo de observação de baleias (TOB). “Nós temos grande experiência com esta atividade, que inclusive era feita de forma embarcada, o que atraía um número ainda maior de interessados. Estamos na expectativa da liberação ainda este ano para o TOB com barcos, mas enquanto isso oferecemos aos nossos hóspedes o avistamento por terra com guias locais especializados”, esclarece Natália Abiatti, Gerente do Hotel.

OBSERVAÇÃO DE BALEIAS E GOLFINHOS

 

O serviço oferecido pela Quinta do Bucanero aos seus hóspedes é realizado em parceria com uma empresa especializada, de Imbituba, e inicia com uma palestra que tem como finalidade explicar as condições do passeio, as características das baleias, o processo de migração e as dicas de avistamento. O passeio é realizado em vans com capacidade para 15 a 23 passageiros e  tem duração de pouco mais de cinco horas.  O valor é de R$ 100,00 por passageiro.

ROTEIRO

09 h – Recepção no Centro de Informações Turística de Imbituba.

10 h – Saída em direção aos mirantes naturais, de acordo com as informações de localização das baleias.

12 h – Almoço opcional não incluído.

14 h – Visitação ao Museu e/ou ao Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca.

15 h – Observação de Pesca Artesanal com ajuda dos Botos/Golfinhos.

17 h – Retorno.

O que está incluído – Transporte IN/OUT desde o Centro de Atendimento + Guia Especializado.

Saídas com um mínimo de seis passageiros ou equivalente. Caso não tenha o mínimo de pessoas na hora do embarque, disponibilizamos serviço de Guia Personal em acompanhamento no veículo do passageiro. Valor/ Diária Guia Personal – R$ 150,00.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *