FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA SUPERA TODAS AS EXPECTATIVAS
FESTIVAL DE TURISMO DE JOÃO PESSOA ENCERRA SUA 6ª EDIÇÃO COM 10% DE CRESCIMENTO E DÁ A LARGADA PARA A EDIÇÃO DE 2017
A abertura da feira aconteceu nesta última sexta-feira, 21, no Centro de Convenções de João Pessoa, reunindo mais de 3000 profissionais de turismo vindos de todos os estados do Brasil e exterior, superando todas as expectativas. João Pessoa hoje aos olhos do trade é a capital nacional do turismo, o que representa um incremento de 10% em relação à edição do ano passado. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou da solenidade da abertura do evento.
Clique na imagem para ampliá-la
O Festival JPA teve pelo menos 207 estandes o que representa um incremento de 10% em relação à edição do ano passado. Entre esses espaços estão os corredores exclusivos de diversas operadoras de turismo e salas de capacitação de destinos, muitos deles internacionais, como Argentina, Aruba, Chile, Dubai, Espanha entre outros. Só a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) tem duas salas para promover as capacitações de destinos. Além do crescimento da área para expositores, Claudio J S Junior, diretor comercial do Festival JPA, aponta para um maior número de agentes de viagens, operadores e corporativos.
Ele destacou a internacionalização do evento, com a participação de mais destinos do exterior, a exemplo da Espanha, que esteve representada pelo Escritório de Turismo espanhol, que apresentou diversos novos roteiros.
Já Argentina trouxe a fenomenal Patagônia Fantástica (Ushuaia, El Calafate e a Península Valdez, aos cuidados da responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, Cristiane Cavalli que promoveu neste dia a capacitação mais disputada. A sala ficou pequena e tinha gente assistindo do lado de fora da sala as maravilhas da Patagônia Fantástica.
clique na imagem para ampliá-la
Para Cristiane, João Pessoa foi ideal para mostrarmos as nossas potencialidades, nossas estações do ano extremamente bem definidas, outono e primavera com cores vibrantes, nossas praias que durante o verão recebem mais de 350 cruzeiros internacionais e um inverno fenomenal repleto de muita neve com estações de esqui premiadíssimas a exemplo do Cerro Castor, isso sem contar a nossa fauna e flora.“Observar mais de 1600 baleias francas em apenas em dia na Peninsula Valdez (Puerto Madryn) ou caminhar com os pinguins não é em qualquer lugar do mundo, enfatizou ela”. Depois da capacitação houve sorteiros cujos prêmios incluíam desde sobrevoos de helicópteros, estadias, navegação e demais passeios pela Terra do Fogo.
Clique na imagem para ampliá-la
Os roteiros pela Paraíba também foram apresentados de forma bastante intensiva no Espaço SEBRAE, que teve uma ampla área do Centro de Convenções, onde estiveram acontecendo, no total, 18 palestras, destacando o turismo de vivência e experiência que são um diferencial para os agentes de viagens que estão procurando novidades. São roteiros que, segundo Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae-PB, permitem que o turista vivencie mais de 30 dias de experiências na Paraíba. Claudio Junior enfatizou que o Festival JPA tem se transformado na maior referência de eventos destinados aos agentes e operadores de viagens do Nordeste – um dos seis que contam com apoio direto do Ministério do Turismo. De acordo com o executivo, o evento é uma excelente oportunidade de os profissionais estreitarem relacionamento, mas acima de tudo, fechar negócios para o período de alta temporada.
Além da exposição de marcas e roteiros, o Festival JPA conta também com uma agenda bastante movimentada de debates e palestras.
Entre elas se destacou 3ª edição do Fórum de Gestão de Viagens Corporativas, que contou com as participações de Gervásio Tanabe, diretor executivo da ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, Marcos Fernando, presidente B2B; Tamara Costa, do LinkSearch – Partner Google, e Marcus Abrantes, gerente de Gestão Nacional de Vendas do Hotel Manaíra.
O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), participou do Festival JPA com uma estande, onde todas as prefeituras de cidades com potencial turístico puderam divulgar seus roteiros turísticos. “Estamos concentrando o potencial turístico da Paraíba para que os agentes de viagens possam conhecê-los de forma a bastante abrangente”, afirmou Ruth Avelino, presidente da PBTur. Além da ação no estande, a PBTur promoveu a capacitação do Destino Paraíba com os agentes de viagens. Nesta sexta-feira (21), às 19h, os principais pontos turísticos paraibanos foram apresentados por meio de vídeo e material impresso que está sendo entregue para os profissionais que se inscreveram para a apresentação. Durante a realização do Festival JPA, a presidente da PBTur agendou uma série de reuniões com gerentes comerciais e de marketing das principais operadoras de turismo do País. De acordo com Ruth Avelino, a realização do Festival JPA é uma conquista para o turismo paraibano e que coloca João Pessoa como um dos maiores centros de turismo do Nordeste, tendo em vista os números de expositores e de profissionais que participam do evento.
Outra boa novidade foi a presença da cidade de Cabedelo, que participou do Festival com um estande reservado à Setur. No espaço, exposição das artesãs do projeto Ondinas, bem como distribuição de folders e informações sobre as belezas naturais da cidade e sua riqueza culinária, cultural e histórica. É lá, mais propriamente na Praia do Jacaré, que acontece um dos mais belos pôr do Sol do Brasil, aplaudido por todos ao som do Bolero de Ravel tocado pelo amigo Jurandir do Sax. Um dos espetáculos imperdíveis da Paraíba.
Clique na imagem para ampliá-la
Jurandir foi o responsável pelo Hino Nacional na abertura da feira. “Nossa cidade tem um potencial turístico imensurável. Sua beleza natural, a riqueza de sua história, seu povo hospitaleiro… Tudo contribui para que Cabedelo seja um destino muito procurado por turistas. A atual gestão sempre acreditou e investiu nesse setor, ciente da importância não apenas para a economia, mas como, principalmente, para a autoestima do nosso povo. Eventos como esse são importantes porque dão visibilidade à nossa cidade, que tem um potencial turístico muito elevado e que precisa ser divulgado e reconhecido”, destacou a secretária de Turismo, Jamille Carvalho.
Já o Rio Grande do Norte que tem investido na divulgação turística em eventos nacionais e internacionais sem perder o foco no mercado regional, também esteve presente. “Os Estados do Nordeste só têm a ganhar com a regionalização do turismo. E um festival deste porte, realizado dentro do Nordeste pode aglutinar esses interesses para que haja maior visibilidade em nossa Região. E, claro, além de discutirmos assuntos de interesse macro, iremos fazer nosso dever e divulgar nossos destinos”, assegurou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, o evento se mostrou importante para a política de interiorização do turismo potiguar. “É um festival que atrai muitos agentes paraibanos e pernambucanos, sobretudo. É um mercado potencial para trabalharmos o interior, o turismo religioso e serrano, ou mesmo destinos mais consolidados, como Pipa”. O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur RN) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), montou um lounge de 18 metros quadrados adquirido com recursos do RN Sustentável para distribuição de material institucional com informações dos municípios dos cinco polos turísticos do Estado, além de amostras de artesanato. Mas principalmente, o RN aproveita a oportunidade para também tratar direto com agentes de viagem e operadores de turismo por meio da promoção de duas palestras (uma hoje e outra amanha) de capacitação sobre os destinos potiguares, ministrados pelo subgerente de Promoções Nacionais, Breno Gomes Lopes. O vice-presidente da Emprotur, Haroldo Azevedo Filho, também participou do evento.