Escola SEB traz a Maceió novos laboratórios e estrutura inspirados em tendências internacionais de ensino
Dentre as novidades deste ano letivo estão o sistema bilíngue, novo layout das salas, Espaço Maker, cabines de estudo e laboratório de ciências da natureza
O retorno às aulas chega com novidades na Escola SEB Maceió: além de sua transformação em instituição de ensino bilíngue, a unidade alagoana, considerada uma das referências do Grupo SEB, maior grupo de ensino privado do Brasil, investiu em diversas atualizações em sua estrutura.
Uma das principais novidades é a mudança de layout das salas de aula do Ensino Fundamental I: no lugar das tradicionais fileiras de cadeiras, com um aluno atrás do outro, o novo mobiliário foi pensado para promover a integração e o trabalho colaborativo, com ilhas de aprendizado em mesas coletivas para a aplicação de metodologias ativas e que possibilitam formações diferentes de acordo com as necessidades de cada aula. “Este é o modelo adotado atualmente pelas mais respeitadas escolas da Europa e que acreditamos ser o ideal para promover um novo tipo de postura do aluno diante do aprendizado”, diz Fernando Leão, diretor do SEB Maceió.
Além desta mudança de conceito dentro das salas de aula, a escola recebeu novos ambientes pedagógicos e estruturas de apoio. Confira as novidades:
Espaço Maker: Tendência internacional na área da educação, o Espaço Maker é um laboratório de inovação que desafia a garotada a “colocar a mão na massa” ao integrar tecnologia e uma variada gama de materiais para experientar e soltar a criatividade em projetos interdisciplinares.
Notebooks, tablets, softwares de programação, projetos e soluções de robótica, material reciclável, impressora 3D, cortadoras a laser, ferramentas como serrotes, martelos, pedaços de madeira e de plástico são alguns dos itens que estarão à disposição dos alunos.
Cabines de estudo: Idealizada para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a nova sala de estudos anexa à biblioteca foi desenvolvida para proporcionar o máximo de concentração durante a leitura e a realização de tarefas. São 20 cabines individuais para uso livre e gratuito no período oposto ao das aulas.
Laboratório de Ciências da Natureza: Um laboratório multicientífico, com equipamentos e materiais de apoio que permitem aos estudantes uma imersão no mundo das Ciências, da Biologia, da Física e da Química. Por meio de metodologias que associam a teoria à prática, as disciplinas são apresentadas de forma mais atraente e significativa, estimulando as vocações científico-tecnológicas.
Laboratório de redação: A exemplo do que já ocorre atualmente no Ensino Médio como preparação para o Enem, o novo laboratório de redação vai antecipar já para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de treinar níveis mais avançados de escrita, como atividade opcional e gratuita.
Armários individuais: Com o objetivo de facilitar o dia-a-dia dos alunos e evitar o peso do material escolar, o aluguel de armários individuais é um novo serviço terceirizado e opcional que passa a ser oferecido dentro do espaço da escola. “É muito útil”, diz Daphne Coelho, aluna do 7º ano. “Junto com o cronograma das aulas, eu já deixo meus materiais no armário e venho buscar de acordo com o que preciso no dia.”
Fonte: AMais Imprensa – Aline Angeli