Associação de Transportes Aéreos quer exigir testes de Covid-19
IATA - International Air Transport Association quer exigir testes de COVID-19 antes de cada embarque
IATA – International Air Transport Association quer exigir testes de COVID-19 antes de cada embarque.
De fato, eu simplesmente rio dessas tentativas intempestivas, alucinadas, enlouquecidas, desesperadas… Agora, é a International Air Transport Association (IATA), que defendeu a implantação de testes COVID-19 rápidos, “precisos”, acessíveis, fáceis de operar, escalonáveis e sistemáticos para todos os passageiros antes da partida como uma alternativa às medidas de quarentena, a fim de restabelecer a conectividade aérea global. Portanto, o passageiro, além de ter que chegar duas a três horas antes do voo, quanto tempo deverá chegar antes do embarque? Além disso, irá conter a Covid? Evitará que ele o turista se contamine no destino? Quem irá pagar por isso?
Segundo a Associação Internacional, as viagens internacionais estão 92% abaixo dos níveis de 2019. “De fato, mais de meio ano se passou desde que a conectividade global foi destruída, pois os países fecharam suas fronteiras para lutar contra o COVID-19. Além disso, alguns governos reabriram cautelosamente as fronteiras desde então, mas houve uma aceitação limitada porque as medidas de quarentena tornam as viagens impraticáveis ou as frequentes mudanças nas medidas do COVID-19 tornam o planejamento impossível”, diz a nota.
Sendo assim, a medida, na avaliação da entidade que reúne as 290 maiores empresas aéreas do mundo, pode substituir a quarentena e outras medidas restritivas. De acordo com a associação internacional, o sofrimento humano e a dor econômica global da crise serão prolongados se a indústria da aviação – da qual dependem pelo menos 65,5 milhões de empregos – entrar em colapso antes que a pandemia termine. Dessa maneira, será necessário mais apoio governamental para evitar o colapso. De antemão, as receitas já perdidas devem ultrapassar US $ 400 bilhões só em 2020. Em conclusão, em minha modesta opinião, nós só voltaremos ao velho normal após a vicina ou após o mundo todo se contaminar.
LATAM, DE MAL A PIOR
A priori, um comunicado enviado a todos os tripulantes da Latam Airlines Brasil revelou que o cenário atual pode obrigar a companhia a apartar ainda mais os cintos, de forma a manter os demais empregos, e fechar mais 1,2 mil postos de trabalho (400 pilotos e 800 comissários). Assim, essa nova onda de demissões aconteceria após a saída de 2,7 mil funcionários no fim de julho, justamente por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19. Igualmente, outro ponto destacado no comunicado e a manutenção das bases de Porto Alegre e Rio de Janeiro, as quais atualmente estão em análise sobre suas respectivas permanências. O aumento do codeshare com a Azul, de acordo com a Latam, pode refletir também na redução de rotas operadas pela própria companhia, o que também justificaria uma nova redução de postos de trabalho, bem como a recuperação judicial nos Estados Unidos, que exige uma operação no Brasil viável e eficiente, a fim de receber futuros investimentos.
ALITALIA
Enquanto isso, a Alitalia retomará suas operações no Brasil a partir da metade de dezembro. Sendo assim, os voos entre os aeroportos de Roma/Fiumicino e São Paulo/Guarulhos serão operados duas vezes por semana por A330s. Alem dissom a segurança de todos, passageiros e funcionários, será, como sempre foi, prioridade da empresa. Portanto, foram implementadas higienização das aeronaves com produtos de desinfecção de alta potência; documento de auto certificação entregue pelos passageiros antes do embarque, declarando que não tiveram contato próximo com pessoas com Covid-19; Obrigatoriedade de uso de máscaras de proteção também durante o voo com a substituição da máscara por uma nova a cada 4 horas de uso;Distanciamento social durante toda a operação e, finalmente, serviço de bordo entregue selado e em uma única porção.
KLM & AIR FRANCE
Nesse sentido, a KLM, baseada em Amsterdã, seguirá com operação diária em São Paulo (GRU) e trará mais um voo semanal ao Rio de Janeiro (GIG) a partir de 26 de outubro, totalizando cinco frequências por semana para a capital fluminense. Da mesma forma, a partir de 5 de outubro, a Air France pula de cinco para seis voos semanais em São Paulo (GRU). Além disso, a partir de 19 de outubro, a companhia chega um voo diário para a capital paulista. O Rio de Janeiro (GIG) segue com quatro voos por semana. A Air France ainda traz de volta os voos entre Paris (CDG) e Fortaleza (FOR) a partir de 16 de outubro, que serão operados três vezes por semana – às quartas, sextas e domingos.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
A princípio, entre os dias 28 de setembro e 15 de outubro, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Instituto Educacional da Economia Bávara (bbw), da Alemanha, promovem o Seminário Técnico: Desenvolvimento Regional e Turismo – Experiências da Baviera. Assim, a ação, que conta com o financiamento do Ministério da Economia da Bavária, traz na programação palestras de especialistas alemães e serão complementadas com visitas virtuais em vídeo e conversação via chat. Dessa forma, serão apresentados modelos alemães na área de desenvolvimento do turismo local sustentável, como a conexão das cidades com o interior, o desenvolvimento econômico da cidade de Nuremberg, o conceito de turismo rural na Suíça Francônia, como produzir e comercializar produtos regionais caseiros, turismo de camping e caminhadas, de cavalgada e em fazenda orgânica. Conheça Agenda Desenvolvimento Regional e Turismo com a programação completa e faça a sua inscrição.
PREÇOS AÉREOS MAIS BAIXOS
Calma, não é aqui! Definitivamente, as companhias aéreas europeias aéreas europeias têm oferecido tarifas com descontos significativos para o período de setembro a dezembro em uma tentativa de atrair viajantes de volta. Primordialmente, é preciso reconquistar a confiança do consumidor antes de qualquer coisa, já que muitos ainda se preocupam se suas viagens serão impossibilitadas. As informações são da ForwardKeys, com análise do VP de Insights da empresa de análise de viagens, Olivier Ponti.Assim sendo, os negócios mais atraentes foram do Reino Unido à Grécia, mais de 35% abaixo dos níveis do ano passado. Igualmente, apresentaram cerca de 25% de desconto, o Reino Unido à Espanha e Itália, da Alemanha à Grécia e Portugal, da França à Grécia e da Holanda à Espanha. Já num certo país tupiniquim, a estratégia e recuperar as perdas as custas do consumidor.
EVENTOS-ON-LINE DE ATRATIVOS TURÍSTICOS
Atualmente, Buscando reinventar o formato da divulgação turística do destino, os atrativos turísticos se uniram na realização de várias ações on-line. Sendo assim, com a melhora dos números da Covid19 na cidade de Balneário Camboriú e em Santa Catarina, percebeu-se o aumento nas buscas pelo destino e principalmente o aumento no número de reservas. De fato, as reservas da hotelaria sempre foram um termômetro para análise da atividade turística e agora não é diferente. Segundo a plataforma de gestão hoteleira Omnibees, na semana de 13 a 19 de setembro, a hotelaria do Brasil já alcançou 66,76% do número de reservas da melhor semana de reservas do ano, que foi em janeiro 2020. Há muita demanda represada e os viajantes se mostram interessados pela situação atual dos destinos turísticos.
Portanto, neste momento mais favorável, se inicia a agenda de eventos dos atrativos turísticos: lives, transmissões ao vivo, eventos híbridos, sempre organizados para os vários perfis de público e utilizando várias plataformas e abordagens. Segundo a Presidente do BC Convention, Margot Rosenbrock “os viajantes querem saber como está o destino, se os atrativos estão funcionando e em que condições. Nossa ideia é mostrar que sim, se o turista estiver pronto, nós já estamos preparados para recebê-lo”. As primeiras agendas confirmadas são as lives às 19h no Instagram entre o perfil @visitebalneariocamboriu e o perfil de cada atrativo turístico.
Então, confira as datas: 28/Set – Barco Pirata; 30/Set – Fun Museu, 05/Out – Parque Unipraias; 07/Out – Cristo Luz; 19/Out – Zoo BC (Complexo Ambiental Cyro Gevaerd); 21/Out Voudebalão, 26/Out – Oceanic Aquarium; 28/out – BC By Bus; 04/nov FG Big Wheel, 09/Nov – Parque Aquático Zacarias; Data a confirmar – Tedesco marina e Atracadouro Barra Sul.
AVIANCA INTERNACIONAL
Por sua vez, a Avianca retomará gradativamente suas operações internacionais a partir da Colômbia nesta segunda-feira (28) e ainda aumentará o número de voos para diversos destinos, após respectivas autorizações. Dessa forma, a volta dos voos ao Brasil acontecerá no dia 1° de outubro, com operações a partir de Bogotá para São Paulo/GRU. Cidades como Quito, Cidade do México, Miami e Nova York também terão suas rotas retomadas pela Avianca a partir de Bogotá nesta mesma data.
Ao mesmo tempo, já no dia 15 de outubro, é a vez do Rio de Janeiro/Galeão voltar a receber voos da Avianca com partidas de Bogotá. Além do Rio, Cancún, Cidade da Guatemala, La Paz, Punta Cana, Santa Cruz de la Sierra, Santiago de Chile, San Salvador, Santo Domingo e Washington também terão suas operações retomadas na mesma data.
COPA AIRLINES
Igualmente, a Copa Airlines voltará a atender o Rio de Janeiro a partir de 19 de outubro com três voos semanais, saindo do Aeroporto Galeão. Como também, a cidade de São Paulo, que terá mais opções de horários, com duas partidas diárias do Aeroporto de Guarulhos, com início em 3 de outubro. “De fato, o Brasil sempre foi um dos nossos mercados mais importantes globalmente e estamos extremamente felizes de poder voltar a operar em mais destinos e com aumento de frequência, em São Paulo, o que demonstra que os nossos passageiros estão, progressivamente, voltando a voar”, afirma Christophe Didier, vice Presidente Global de Vendas da Copa Airlines.
FESTURIS CONNECTION & GASTRONOMIA
Enfim, a gastronomia pode influenciar na escolha de um destino? Além disso, a cultura aliada à culinária pode colocar uma região em evidência? Assim sendo, o painel “Culinária, Cultura e Turismo – A gastronomia como estratégia de branding e promoção de territórios e destinos” faz a conexão entre Brasil e México na programação do Festuris Connection, no dia 8 de outubro. Logo, o futuro da alimentação e da gastronomia, transportado ao ambiente do turismo, ganha destaque por três dias, de 6 a 8 de outubro, em uma série de debates com temas que fazem conexões entre cinco países latinos: Brasil, México, Paraguai, Peru e Panamá. Diante disso, os ingressos para o segundo Festuris Connection estão à venda pelo site www.festurisgramado.com/connection. A saber, o evento será totalmente online, transmitido pelo YouTube.
ITAIPU & GUIAS DE TURISMO
Inicialmente, depois de uma live solidária na usina – com a arrecadação de mais de R$ 80 mil para profissionais de turismo, agora, a Itaipu, por meio de um convênio com o Instituto Polo Internacional lguassu, vai promover nova ajuda aos guias turísticos, uma das categorias mais afetadas pela pandemia da covid-19. Portanto, serão beneficiados 150 profissionais do setor com uma bolsa de estudo no valor de R$ 450 durante três meses, válida de outubro a dezembro, após assinatura do documento, num total de R$ 1.350 por profissional. As pesquisas de qualidade serão usadas para a melhoria da qualidade da visitação do Complexo Turístico ltaipu (CTI), que terá um módulo do curso, e do próprio PNI. Parte da capacitação será feita em parceria com o cabide de empregos da ICMBio e entidades como o Sebrae e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
ILHA CORPORATIVA ABRACORP
Naturalmente, os eventos virtuais, fundamentados em plataformas digitais, tornaram-se alternativa valiosa para o mercado, no seu todo. E a indústria de viagens, a negócios e a lazer, tem se valido desse recurso para se mostrar viva, coesa e sintonizada com os esforços para se construir o novo normal. Assim, sem deslocamentos, aglomerações e sobressaltos, o trade do turismo promove encontros, webinars, cursos, feiras e tudo aquilo que, classicamente, se fazia de modo presencial. Ou seja, exemplo dessa busca pela inovação está no Abav Collab – conceito que reúne organizações e pessoas em torno de um objetivo comum. Inegavelmente, Constitui uma jornada virtual completa para quem deseja se cadaptar às demandas do mercado e transformar seus negócios de forma inovadora.
Em síntese, promove a colaboração entre os elos que lutam pela sustentabilidade do setor e chega para ativar o potencial do turismo brasileiro. No calendário, evento acontece entre 27/09 e 02/10/2020. Outrossim, a Ilha Corporativa Abracorp, consolidada na sucessão de eventos presenciais da Abav Expo, marcará presença na Abav Collab, com programação densa e qualificada de cursos oferecidos aos visitantes. “Ou seja, estamos convencidos de que a Ilha Corporativa Abracorp, no contexto inovador da Abav Collab, será um marco para a história da entidade. Nesse sentido, a adversidade instalada pela Covid-19 vem sendo enfrentada com esforço e criatividade notáveis. Enfim, nosso ânimo é justificado pelo interesse que o mercado demonstra em participar da Ilha Corporativa”, assegura Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.
Leia ainda: Pacotes de destinos turísticos brasileiros com preços congelados até junho 2020
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Santuário Santa Paulina prepara retorno das missas presenciais
Por que somos surpreendidos com mudanças bruscas em nosso dia a dia?
Novidade exclusiva e imperdível em Gramado e Canela
Feirão do Turismo brasileiro oferece preços congelados até junho 2022