Santa Catarina abre os braços para o turismo nacional e internacional
O Floripa Airport é pioneiro em segurança e, somados esses "detalhes" e estado tem destinos fortes na alta temporada e isso favorece o turismo regional
Santa Catarina abre os braços para o turismo nacional e internacional. De fato, a Bela e Santa Catarina, dentro do que permite o governo estadual, que mais atrapalha do que ajuda, tem localização estratégica, com o Rio Grande do Sul como vizinho e, ao norte, o Paraná. Dessa forma, são importantes mercados emissores, assim como São Paulo, que é perto, sendo possível chegar de carro e estar em qualquer lugar do estado. O Floripa Airport é pioneiro em segurança e, somados esses “detalhes” e estado tem destinos fortes na alta temporada e isso favorece o turismo regional.
Segundo o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar Vailatti, os decretos do governo limitam a 50% a oferta de quartos em muitas cidades. “É o caso de Florianópolis. Já alguns municípios têm permissão para até 70%, mas varia muito. Penha, onde fica o Beto Carrero World, já tem permissão para vender 100% dos apartamentos”, afirma.
Igualmente a Região Serrana e Vale dos Imigrantes (Hotel Renar) cujo turismo segue em alta e em alguns deles com reservas esgotadas pelo menos até o final de outubro. Por exemplo, o Eco Resort Rio do Rastro (Roteiros de Charme), no Aparados da Serra, no topo da Serra do Rio do Rastro – Bom Jardim da Serra. Segundo Vailatti, as diferentes entidades ligadas à hotelaria vêm trabalhando para flexibilizar os decretos. O objetivo é chegar à alta temporada com 100% da capacidade disponível. “Claro que dependemos também do melhor controle da pandemia. Se mantivermos essa queda nos números de mortos e de contágios, como diariamente acontece, haverá mais procura e famílias viajando.”
Segundo Rogerio Silveira, CEO do Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo: “Nos últimos feriados, operamos com capacidade máxima, dentro dos limites estipulados pelo governo, inclusive com listas de espera. Nosso resort, com milhões de campo e uma natureza exuberante, nos permite operar com toda segurança possível. Portanto, já estamos nos preparando tanto para os próximos feriados, quanto para a alta temporada”.
De acordo com Fabio Souza, CEO do Pratas Thermas Resort & Convention, em São Carlos, as margens do Rio Uruguai, no Vale das Águas de Santa Catarina: “Também operamos com casa cheia, dentro dos limites estipulados, nos últimos feriados e, dessa forma, acreditamos que, devido à alta do dólar e à impossibilidade de viagens internacionais, nosso estado volte a ser um dos principais destinos nacionais”, aposta.
Naturalmente, afirma Edson Ziolkowsky, CEO do Hotel Renar, que passou, durante a pandemia, por um upgrade completo (conheça as instalações), na famosa Terra da Maçã, em Fraiburgo – SC: “Percebemos as nossas Brs 282, 116, 101 bem mais cheias, principalmente nos feriados e finais de semana. Além disso, os aeroportos também tem retomado o número de voos (Chapecó aqui em nossa região) e Florianópolis. Igualmente, percebemos que em se tratando do perfil dos clientes, esse turismo regional é tanto para negócios, quanto para lazer”
Portanto, ciente de que a retomada aos patamares pré-pandemia requer uma longa caminhada, a hotelaria catarinense desenha metas de longo prazo. Segundo Vailatti, que também é o CEO da Pousada pedra da Ilha, na paradisíaca Praia Alegre, em Penha-SC, ainda que apresente tarifas um pouco menores do que 2019, não está havendo guerras tarifária. “E nem vai haver, porque, na medida em que há melhora na demanda, a tarifa é que vai fazer a diferença, afirma. Do contrário, o hotel pode até ter uma ocupação espetacular, mas o resultado será pequeno porque houve precificação correta. É importante que o hoteleiro também tenha esse cuidado”, recomenda.
LIMITES DE OCUPAÇÃO
Nesse sentido, o Governo do Estado publicou nesta última quinta-quinta-feira (24) a portaria 743, que modifica as regras sobre a capacidade de hospedagem de hotéis, pousadas, albergues e afins. Logo, o limite de ocupação varia de 30% a 100% dos leitos, dependendo da classificação de Risco Potencial da Região de Saúde para Covid-19. Em vista disso, as demais medidas sanitárias, descritas na Portaria 244/20, seguem valendo.
Portanto, segundo a Portaria 743, nas Regiões com avaliação de risco gravíssimo (cor vermelha), o limite será de 30% da capacidade do estabelecimento. Para meios de hospedagem localizados em regiões avaliadas como risco grave (cor laranja), o limite a ser respeitado é de 60%. Nas regiões com risco alto (amarelo), está autorizada a ocupação de até 80% das vagas e onde há risco moderado (cor azul), 100% dos leitos podem ser utilizados. Leia aqui a portaria 743 na íntegra .
De fato, a Santur vinha discutindo com representantes dos meios de hospedagem e com a Saúde a possibilidade de ajustes na utilização dos leitos, de maneira responsável e segura. Com toda certeza, aos poucos o turismo em Santa Catarina vem avançando na retomada das atividades, com protocolos por segmentos, adequados à realidade – explica o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur), Leandro “Mané” Ferrari. Definitivamente, a matriz de risco potencial foi atualizada pela Secretaria de Estado da Saúde, na quinta-feira. Além disso, a Portaria 743 também dispõe sobre a capacidade de operação das atividades industriais e sobre o acesso simultâneo de pessoas em shoppings, centros comerciais e galerias, de acordo com a Avaliação de Risco Potencial.
BRASIL ABRE FRONTEIRAS AO TURISMO INTERNACIONAL
Finalmente, foi publicada no último dia (24/09) no Diário Oficial da União nova portaria que regulamenta a entrada de estrangeiros no Brasil durante o período de pandemia. Portanto, a novidade é a liberação de viagens internacionais, seja de negócios, para trabalho ou turismo, para todos os aeroportos brasileiros. A saber, as viagens turísticas internacionais aquaviárias e rodoviárias continuam proibidas. Turistas de cruzeiros, por exemplo, não podem desembarcar para passeios terrestres no país. Apenas casos específicos como quem já tem residência por prazo determinado ou indeterminado ou vem para exercer atividades de interesse público podem entrar por terra ou pelo mar. Sendo assim, a portaria mostra o caminho natural de flexibilização, que pode ajudar na retomada dos negócios e investimentos estrangeiros no Brasil. É esperado que, nas próximas decisões, haja novidades sobre a questão do transporte aquaviário e terrestre. Além disso, outra pequena novidade da portaria é que o seguro-saúde obrigatório também pode ser em espanhol. Anteriormente o documento deveria ser em português ou inglês.
FERIADÃO NACIONAL
Enquanto isso, você já fez a sua reserva para o próximo feriadão? A rede hoteleira está quase lotada. Portanto, é bom você se apressar. Por consequência, a Azul vai operar 57 voos extras durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 11 e 13 de outubro. assim sendo, todas as frequências já estão sendo comercializadas nos canais oficiais da Azul. “Então, para atender a demanda de Clientes que é maior em períodos como esse, fizemos adições pontuais de oferta em nossos principais hubs no país. Oferecemos mais voos em rotas que consideramos de lazer, atendendo, com toda a segurança e rígidos protocolos, o desejo de clientes que querem aproveitar a data para descansar e visitar parentes e amigos”, explica Vitor Silva, gerente de Planejamento de Malha da Azul.
E-FÓRUM EVENTOS 2020
De fato, passado o tornado que deixou um enorme estrago em nossa indústria, estamos numa tempestade, caminhando para o momento em que o sol despontará. Assim, além do intercâmbio de informações compartilhadas entre os líderes da indústria de eventos no Brasil e no exterior, facilitado por recursos de tradução simultânea, a próxima edição do e-Fórum Eventos 2020 reserva das 9h às 11h dos dias 19, 20 e 21 de outubro, para a realização de “Business Meeting”, que reunirá, em cada uma das salas online disponíveis gratuitamente, dois buyers e suppliers. Sendo assim, os interessados encontram mais informações no site www.forumeventos.net/2020/
Dessa forma, entre os buyers participantes de cada rodada de negócios programadas estarão gestores de empresas corporativas, das associações e agências de marketing promocional, além de organizadoras de congressos e promotoras de feiras. Logo, entre os suppliers, participarão fornecedores de produtos e serviços, tais como: hotéis, resorts, centros de convenções, montadoras de estandes, cenografia e destinos. Diante disso, o Fórum Eventos 2020 Digital Edition, embora 100% virtual, demonstrará a real dimensão da força da indústria de Eventos e Turismo, com destaque para importância da retomada dos eventos presenciais.
OKTOBERFEST: DESTINO BETO CARRERO
Enfim, vem aí muito Zigge-zagge Hoi, Hoi, Hoi, tradição e diversão o mês inteiro! Portanto, prepare o traje alemóóón e o canecóóón de Chopp: durante todo o mês de outubro você vai curtir o melhor da diversão, com o melhor da tradição na Oktoberfest do Beto Carrero World! Sem duvida, serão quatro palcos com mais de 15 bandas alemãs durante o dia e uma programação noturna exclusiva!!!!! Naturalmente, o repertório fica por conta das tradicionais bandas VOX 3, Cavalinho, Montanari, Society, Madame Frau, Cruzeiro, entre muitas outras. Além disso, tem ainda degustação de chopes artesanais, festival gastronômico assinado pelo chefe alemão Heiko Grabolle (vai ter Salsichooon!), decoração típica alemã pra tirar vários clics, competição do serrador, do chope em metro e por aí vai…
Agora, para os papais brindarem os canecos e gritarem “EEEIN PROSIT”: em outubro crianças de até 12 anos entram grátis no Beto Carrero World! Diante disso, separe o look de Frida e Fritz e coloque no GPS o destino da Oktoberfest é no Betooonn!!! A saber, a Oktober do Beto Carrero segue todas as medidas de segurança, afinal, segurança com diversão, é a nossa trrrrradiçón! Definitivamente, o uso de máscaras é obrigatório, mesas com 1,5m de distância, álcool em gel, nebulizador com água ozonizada, além de todas as medidas de segurança a nível internacional já adotadas pelo maior parque temático da América Latina!
FERIADÃO EM GRAMADO
Em novembro, você é convidado a construir a sua experiência de saúde que se transformará no seu novo estilo de vida! Descubra todas as exclusividades Kur em uma hospedagem completa e personalizada: Medicina preventiva | tecnologias de última geração | alimentação saudável gourmet | terapias relaxantes e estéticas | programação de cultura e lazer . Entre em contato: últimas acomodações disponíveis para o feriado de 02/11/2020. Todos os clientes são testados antes do check-in. Os ambientes e bagagens são sanitizados com produtos de padrão internacional e de acordo com as diretrizes da OMS, Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde; entre outros protocolos. Consulte!
GI VILAÇA – A BELLA DA SEMANA
Você já conferiu a beleza de Gi Vilaça durante o nosso ensaio ao vivo, agora chegou a hora de desfrutar do resultado… Toda perfeita, Gi Vilaça que atua como modelo e digital influencer vem aí para encerrar o mês de setembro com chave de ouro! Vai ser impossível resistir à essa novinha de curvas naturais, pele bronzeada e sua tatuagem ousada em um lugar bem estratégico. Prepare o seu coração… Aproveite e clique aqui para assistir nosso vídeo de divulgação. O ensaio já entrou no ar, confira.
Leia ainda: IATA quer exigir testes de Covid-19 antes do embarque
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
IATA quer exigir testes de Covid-19 antes do embarque
International Air Transport Association quer exigir testes de COVID-19
Santuário Santa Paulina prepara retorno das missas presenciais
Novidade exclusiva e imperdível em Gramado e Canela