Capitania dos Portos de Alagoas festeja 173 anos de sua fundação
Em cerimônia restrita, na sexta-feira (2), o Comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, Petrocelli, recepcionou autoridades civis e militares para festejar o aniversário da CPAL
Capitania dos Portos de Alagoas festeja 173 anos
Por Gigi Accioly
Apesar da pandemia COVID-19 que adiou inúmeros eventos cívicos e sociais, o capitão de fragata Wendell Petrocelli de Lima, comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, não poderia deixar de festejar o aniversário da instituição.
Seguindo as normas de afastamento social, o uso de máscara e álcool em gel 70%, a tradicional cerimônia aconteceu na sede da CPAL, na sexta-feira, 2 de outubro, restrita aos convidados (convites nominais e intransferíveis), para um representante de segmentos distintos e autoridades militares do estado.
A cerimônia obedeceu ao protocolo da Marinha do Brasil, com a execução do Hino Nacional e do hasteamento da Bandeira Nacional, como também a leitura da Ordem do Dia do Capitão de fragata Petrocelli, comandante da CPAL, e a outorga do Título de Tripulante Honorário para personalidades civis e militares.

Arquiteta Tatiana Andrade Amaral, representando o seu pai, o presidente da FIEA, Carlos Lyra de Andrade, que recebeu o Título de Tripulante Honorário
A solenidade marcou o início de uma nova gestão que tem como uma das finalidades fortalecer a imagem institucional e estreitar laços de amizade entre a Capitania dos Portos de Alagoas e a sociedade civil. Petrocelli tem dado demonstração desse propósito, conhecendo, por meio de visitas, as autoridades alagoanas como também recebendo em seu gabinete diretores e presidentes de instituições com vínculos à CPAL como a Sociedade Amigos da Marinha – Soamar/AL, Sindaneal e Agência Brasileira de Navegação – Agenbras, dente outras.
Após a cerimônia, foi servido coquetel e entoado o coro do tradicional “Parabéns a Você” ao lado do bolo com design do brasão da Capitania dos Portos de Alagoas.
Sobre a Capitania dos Portos de Alagoas
Subordinada ao 3º Distrito Naval, com sede em Natal (RN), há 173 anos, a Capitania dos Portos de Alagoas tem papel fundamental em nosso país, cumprindo o seu desígnio de proporcionar a segurança do Tráfego Aquaviário, resguardando a defesa nacional, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica nos 250 Km do litoral alagoano como também dos 280 Km do Rio São Francisco, que se estendem da foz até a hidrelétrica de Paulo Afonso.
Confira alguns momentos do coquetel de confraternização
Click nas imagens para visualizá-las em tamanho maior
Fotos: Revista Evidência
Nely Moura
7 de outubro de 2020 em 14:07Parabens a nossa Capitania e suaa ações junto a sociedade .
Eduardo Auto Guimarães
7 de outubro de 2020 em 14:41Parabéns a Gigi , pela excelente cobertura. Sempre mostrando a qualidade jornalística que é a Revista Evidência. Eduardo Auto Guimarães.
João Costa
8 de outubro de 2020 em 13:45Parabéns ao Comandante Petrocelli pelos projetos que estão sendo implementados. A Capitania dos Portos do Estado de Alagoas”, sempre, inovando! Relevante trabalho prezada, Gigi Accioly!! Texto primoroso o que é uma marca sua.