Focuarte realiza I Conferência de Líderes das Manifestações Culturais de Alagoas
O evento aconteceu na Galeria Mulher Rendeira, à beira da Lagoa Mundaú, no Pontal da Barra
Focuarte realiza I Conferência de Lideres das Manifestações Culturais de Alagoas
Por Gigi Accioly
Na manhã ensolarada do sábado (13), diretores do Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte) reuniram mais de 70 artistas populares, entre mestres de folguedos e do artesanato alagoano, museólogo, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió, jornalistas e fotógrafos para uma rodada de debates e troca de experiências, valorizando, ainda mais, a arte popular, dignificando um trabalho realizado com muita determinação, amor e fé.
Entre troca de experiências, houve momentos de cantorias e homenagens, com a entrega do “Troféu do Guerreiro”, (rico folguedo genuinamente alagoano, resultante da fusão de Reisados alagoanos, do antigo auto dos Caboclinhos, Chegança e Pastoris), enaltecendo figuras de uma das maiores diversidades culturais do país: as tradições que passam de geração em geração, sustentando o desenvolvimento artístico-cultural do nosso povo; os símbolos, os folguedos, os ritos, os mitos e as crenças.
A I Conferência de Lideres foi enriquecedora e evidenciou o potencial desses fortes guerreiros e guerreiras da nossa cultura, riquezas material e imaterial do folclore, do artesanato e também da nossa gastronomia.
A I Conferência de Lideres trouxe em seu contexto o exercício da defesa e preservação da nossa cultura popular; a confirmação do imaginário e de pessoas talentosas que têm a missão de transformar linhas, madeiras e barro em criativas peças, além do resgate do orgulho das cores, brilho, danças, brincadeiras e cantorias que trazem à nossa memória afetiva momentos de realização de grandes sonhos, e oferece à sociedade a beleza e momentos de alegria, entretenimento, conhecimento e prazer.
Click nas imagens da galeria para visualizá-las em tamanho maior
Após os debates e apresentações, deu-se um almoço e um passeio de barco pela Lagoa Mundaú, quando foi anunciado a II Conferência de Líderes das Manifestações Culturais, promovido pelo Focuarte, que acontecerá em novembro na cidade de Pão de Açúcar, onde do alto – no morro do Cavalete, no “Cristo Redentor”, pode-se ver toda a cidade, o Rio São Francisco e as inúmeras praias.
Confira outros momento que marcaram a “I Conferência de Líderes das Manifestações Culturais de Alagoas”, pelas lentes de Ducy Lima. Click nas imagens para visualizá-las em tamanho maior
Nely Moura
19 de fevereiro de 2021 em 22:59Parabéns pela iniciativa ! Saber que existe pessoas como João Lemos, que se preocupam na perpetuação de nossa cultura popular! E o quanto é importante o apoio dos meios de comunicação. Parabéns Gigi!