Previsão de muita neve durante o ano todo em Pomerode – SC
Os moradores do Vale do Itajaí, Vale Europeu e turistas da região não precisam mais esperar pelo inverno para subir à Serra Catarinense e presenciar a neve
Outono começa com previsão de muita neve em Pomerode – SC
Os moradores do Vale do Itajaí, Vale Europeu e turistas da região não precisam mais esperar pelo inverno para subir à Serra Catarinense e presenciar a neve. A partir de junho, a passagem por Pomerode, do ladinho de Blumenau, cuja prefeitura precisa urgente de uma boa assessoria de imprensa, para entrar em contato com jornalistas especialistas em turismo e divulgar suas potencialidades, vai se tornar uma cidade com muita neve graças a iniciativa privada.
A cidade está recebendo o Parque Temático Alles Park, que já mostra que tem tudo para se tornar um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina. Nesta primeira etapa, serão oito atrações em uma mega estrutura com área construída de 5 mil m², na Avenida 21 de Janeiro, no centro da cidade. A cidade do Vale Europeu, muito conhecida dos ciclistas por conta do cicloturismo, tem todos os elementos de um grande destino turístico: belezas naturais, arquitetura, cultura, gastronomia e uma boa localização.
O município de Pomerode preserva as tradições germânicas em cada cantinho e apresenta com muito orgulho aos visitantes a história da cidade. Desde a apresentação do projeto, segundo Ricardo Fiedler, sócio do empreendimento, “A administração está trabalhando focada para que Pomerode se transforme em um dos principais destinos para o turismo familiar do Sul do Brasil, e não tenho dúvidas que será. Nós queremos contribuir para impulsionar ainda mais a questão turística de Pomerode e região.” As obras começaram em janeiro de 2020, e já estão 75% concluídas. Neste momento 120 pessoas trabalham na construção do parque temático, que fica a 30 km da cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí. Depois da conclusão, cerca de 140 pessoas vão trabalhar diretamente no empreendimento, que terá como carro chefe, a Vila da Neve.
A Vila da Neve vai ser um ambiente totalmente cenográfico, com escorregadores, iglus, bonecos de neve, que vai fazer o visitante se sentir literalmente como se estivesse numa paisagem do inverno europeu, por-exemplo. Para aproveitar o espaço, brincar e fotografar, o público não vai precisar se preocupar em trazer roupas quentes. Na entrada da atração, cada um vai receber uma roupa especial para poder aproveitar a neve. A temperatura lá dentro será de cinco graus abaixo de zero. A câmara fria com mais de 1.000 m² foi desenvolvida pela Indústria de Refrigeração Ártico, de Blumenau. A produção de neve será com equipamentos australianos, onde obtive-se consultoria de uma empresa especializada na Holanda.
CARROSSEL ÚNICO NO BRASIL
O Alles Park foi criado para proporcionar aos visitantes experiências únicas num parque rodeado pela mata atlântica e atrações para todas as idades, e espaços ao ar livre que serão abertos ao público, sem cobrança de ingresso. Ao entrar no empreendimento, o visitante vai se deparar com uma grande Vila Germânica, com lojas de artesanatos, gastronomia típica e cervejaria, além de encontrar outras atrativos e brinquedos. As atrações do parque são predominantemente analógicas, que requerem interação física. A ideia é tirar o visitante do ambiente virtual e tecnológico. O Alles Park vai ter o único Carrossel feito todo em madeira artesanal, do Brasil. O Kinderplatz será uma atração para todas as idades, com o maior circuito de obstáculos infláveis do Brasil, além de um imenso redário (áreas com redes suspensas). O objetivo é fazer com que o público adulto volte a experimentar atividades simples, e estimular as crianças a fazer o mesmo. O parque temático vai ter ainda muitas outras atrações, todas sem limite de idade.
LABIRINTO DE ESPELHOS
O público vai poder aproveitar ainda um labirinto de espelhos, uma brincadeira relacionada a mineração e o Wasserwelt, um chafariz com efeitos especiais de águas dançantes, com música e luzes. A exclusividade dos atrativos do Alles Park, fomentará não somente o turista, mas também os moradores da cidade e da região. Com isso, o fluxo turístico será muito maior e constante. O Alles Park é um impulso fantástico para Pomerode se consolidar cada vez mais no cenário turístico. Todas as atrações irão despertar a curiosidade do público, tanto moradores quanto àqueles que visitam à cidade. Com a decoração e a arquitetura germânicas, o padrão de acabamento da obra como um todo, a apresentação e as sensações como cheiro e som, os visitantes irão sair encantados.
CRESCIMENTO DO TURISMO FORA DE TEMPORADA
O Vale Europeu tem feito parte da rota dos ciclistas em várias épocas do ano. E receber bem o turista é uma das características marcantes da cidade das cidades do Vale Europeu Catarinense, tanto que recém foi considerada um dos destinos mais acolhedores do Sul do Brasil, pelo Traveller Review Awards, premiação organizada pelo Bookin.com. Com o Alles Park, a expectativa do município é que o movimento de turistas se torne ainda mais constante, impactando na sazonalidade do turismo da região. O Alles Park ainda nem foi inaugurado, e os empresários já trabalham numa segunda etapa de obras no terreno que tem uma área total de 50 mil m². Estão focados em cumprir o cronograma da primeira fase, e ao mesmo tempo finalizando o licenciamento da segunda fase, mas ainda não tem data para iniciar as obras.
O teleférico irá ligar o Parque ao Mirante do Morro da Turquia, a 450m de altura. Lá em cima haverá várias atividades voltadas ao ecoturismo, como tirolesa, trenó alpino, labirintos de topearia, capela e vila de casas enxaimel. Sem dúvida alguma, será um incremento gigantesco no potencial turístico e de entretenimento da cidade, desde que a Secretaria de Turismo e a iniciativa privada conheçam o trade de turismo, participem das feiras de turismo nacionais, a exemplo do maior parque temático da América Latina, o Parque Beto Carrero World , que e parceiro e possuí um ótimo relacionamento com a mídia especializada e, além disso, um destino turístico já consagrado no Estado, no Brasil e no Mercosul. Por conta disso, grandes empreendimentos hoteleiros surgiram e estão surgindo em Penha – SC, conforme comentado em minha última coluna.
EXPO DUBAI
O desenvolvimento de uma indústria para apoiar o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil foi o principal tema discutido no evento “Democratização do acesso à infraestrutura baseada em tecnologia para cidades inteligentes: o bairro inteligente fomentando o empreendedorismo”, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com apoio da Itaipu Binacional, na Expo 2020 Dubai. O evento, nos Emirados Árabes, vai até 31 de março. O evento também discutiu os desafios jurídicos que o setor enfrenta. A Itaipu participa da Expo 2020 Dubai a convite do governo federal. A empresa preparou uma série de atrativos que lançam mão de tecnologias interativas de última geração para mostrar as interconexões entre água, biodiversidade, clima e energia, enfocando também projetos voltados à sustentabilidade da região de fronteira entre Brasil e Paraguai, com destaque para a preservação de mais de 100 mil hectares de Mata Atlântica, reconhecidos como Reserva da Biosfera.
FLORIPA AIRPORT O MELHOR DO BRASIL
O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, foi eleito pela segunda vez consecutiva o melhor aeroporto do país, na premiação mais importante do setor no Brasil, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra). O terminal da capital catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros entre os 20 aeroportos pesquisados ao longo de todo o ano de 2021. Essa é a segunda vez que Florianópolis fica com o prêmio. Em 2020, o aeroporto administrado pela concessionária Floripa Airport, que faz parte da empresa Zurich Airport Brasil, também foi escolhido como o melhor do Brasil na avaliação dos passageiros.A cerimônia de premiação “Aviação + Brasil 2022” aconteceu na última segunda-feira (28), em Brasília
“Qualidade e eficiência são princípios norteadores do Grupo Zurich Airport, assim como transformar os aeroportos em lugares agradáveis e confortáveis, onde as pessoas gostam de estar. Somos desenvolvedores e não apenas operadores aeroportuários, então é um orgulho para nós ver o reconhecimento dos brasileiros aos aeroportos de Florianópolis e de Vitória” reforça Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin America. Em 2019, Florianópolis já havia recebido o prêmio “Destaque” entre os 20 aeroportos, por ser o aeroporto que mais evoluiu no ranking e ainda o prêmio de “Melhores Serviços Prestados aos Passageiros”.
AEROPORTO DE JOÃO PESSOA
Quem aguenta 42ºC dentro de um aeroporto? Pois então, por conta disso, o Aeroporto de João Pessoa (PB), foi multado pela Agência Nacional de Aviação Civil, por problemas no sistema de climatização do terminal de passageiros. A falha fere as cláusulas previstas no contrato de concessão. A multa é de R$ 204 mil. A situação que gerou a punição foi verificada em uma visita de rotina feita por técnicos da Anac em fevereiro de 2021. Na ocasião, a temperatura estava entre 29ºC e 42°C, quando deveria variar entre 22,5°C e 25,5°C, segundo as normas vigentes. De acordo com a agência, a elevação da temperatura aconteceu “por falta de equipamentos e sistema de climatização”. Quando notificada, “a concessionária reconheceu as falhas relatadas pelos agentes”, afirma a Anac em nota. O aeroporto da capital paraibana está no âmbito de uma série de modernizações e mudanças já anunciadas pela Aena Brasil nos complexos aeroportuários geridos pela empresa. E isto precisa ser feito com a máxima urgência, pois, é o conforto do usuário que está em pauta.
AEROPORTO SALGADO FILHO AO AEROPARQUE JORGE NEWBERY
A Aerolineas Argentina finalmente retoma o voo direto entre Porto Alegre e Buenos Aires, dando mais um passo no processo de recuperação de frequências internacionais e consolidando um trabalho conjunto com o INPROTUR para reativar o turismo internacional.O que se espera e que, no mínimo haja conexões em tempo justo seguirmos voo para a Ushuaia – a cidade mais austral do Planeta, na Patagônia Fantástica Argentina, destino principal dos brasileiros na temporada de inverno, sem precisar pernoitar em POA ou BSAS. O anúncio dos novos voos, foi realizado em Porto Alegre, com um encontro que reuniu mais de 80 operadores e agentes de viagens do Brasil, que mostraram um grande entusiasmo por voltar a comercializar a mencionada rota e se reencontraram com autoridades, destinos e empresários argentinos.
A apresentação esteve a cargo do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), liderado por seu Secretário Executivo, Ricardo Sosa; Aerolíneas Argentinas, junto a seu Gerente Comercial no Brasil, Iván Blanco Cadahia, e a Chefe Comercial em Porto Alegre, Rosángela Rambor da Cruz, o Cônsul da Argentina em Porto Alegre, Jorge Perren, e o Secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini. A delegação argentina se completou com Ushuaia – um dos destinos mais famosos da Patagônia- as empresas Conextur, AMV Travel DMC e o restaurante Puerto Cristal, localizado em Puerto Madero, um dos bairros mais exclusivos de Buenos Aires. Também estiveram presentes Luiz Armando Silva de Oliveira, Diretor Municipal de Turismo e Eventos de Porto Alegre, e Cristiano Guerra, Chefe de Gabinete do Deputado Estadual, Frederico Antunes, que representa a Frente Parlamentar de Aviação no Rio Grande do Sul.
SÃO PAULO – MADRI
A Air Europa retomou sua frequência diária de voos na rota entre São Paulo e Madri (Espanha). O voo UX58 decola do aeroporto de Guarulhos às 14h05, com previsão de pouso em Madri às 5h15. No retorno, o voo UX57 parte da capital espanhola às 23h45, com chegada prevista em Guarulhos às 5h25. O bom comportamento da rota levou a companhia a aumentar sua oferta. Os voos entre Madri e São Paulo são operados com aviões Boeing 787 Dreamliner, com capacidade para 339 passageiros e que combinam o máximo de conforto com um rendimento ambiental excepcional, ao reduzir em 20% as emissões e consumo de combustível. Além disso, os Boeings 787 contam com a nova classe Business, com a qual a companhia aérea desponta no setor.
INOVATUR
Aconteceu a Rodada de Negócios do Programa Inovatur – Florianópolis. As colaboradoras da ABIH-SC, Juliana e Josiane estiveram presentes prestigiando o evento. Participaram da Rodada de Negócios as seguintes startups: Chatbot Turístico da Serra Catarinense, ChocoExperience, DNA Catarinense, Ikigai Experience, Mingoo, Natíz, TurisClube, Relty, Rotas da Aguaí, Terroir Turismo, Tô de Férias APP, Tour Gastronômico, Turista de Dados e Turista RV. O Inovatur é o primeiro programa no país a fomentar a inovação no turismo e tem como objetivo apoiar novas empresas, produtos e serviços no setor e, por consequência, gerar novas oportunidades, emprego e renda por intermédio da tecnologia e inovação. As propostas contempladas passarão por uma imersão no universo das startups, com treinamentos focados na melhoria de seus negócios. Também participarão de rodadas de negócios, visitas técnicas às empresas de inovação catarinenses e encerram sua participação com um dia para apresentação do pitch de suas soluções no Demoday.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
O Parque Nacional do Iguaçu (PR), um dos mais visitados do Brasil, contará com recursos da iniciativa privada para melhorar o atendimento aos visitantes e a conservação do local. Em leilão realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, com apoio do BNDES, para concessão de serviços turísticos no Parque, o Consórcio Novo PNI ofereceu o maior lance, R$ 375 milhões, e conquistou a autorização para administrar o parque por 30 anos. O leilão para concessão do Parque Nacional do Iguaçu é considerado um dos maiores já realizados no setor, por ser um local com infraestrutura consolidada e uma média de visitação de mais de 2 milhões de turistas por ano.
“Este é um grande passo para o turismo brasileiro. Precisamos de produtos turísticos atrativos que proporcionem uma experiência inesquecível aos visitantes, principalmente no segmento de natureza, tendência nacional e mundial. Esta é uma importante oportunidade de negócio que vai gerar emprego e desenvolvimento para o nosso país”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. O projeto de concessão prevê investimentos de mais de R$ 500 milhões em nova infraestrutura, que inclui melhorias para a população, conservação da biodiversidade e desenvolvimento das cidades do entorno, além de outros R$ 3 bilhões para operação e manutenção dos serviços. Edital também atende a diversas demandas das comunidades locais durante as fases de consulta pública e audiência. Entre eles, o aumento do valor que a concessionária deve investir em projetos socioambientais (de 5% para 6% da receita total).
ALINE SILVA – A BELLA DA SEMANA
Aline Silva é uma ninfeta extremamente sedutora que conquistou corações no Bella da Semana! Você está convidado para curtir um momento de relax ao lado dessa Ninfeta de dar água na boca… Dona de um corpo natural e rostinho angelical, essa menina-mulher vai tirar você do sério! Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Aline Silva nua vai ao ar nesta quarta-feira (30). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: Conexões entre Brasil e Buenos Aires são retomadas pela Aerolineas
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Aerolineas Argentinas acelera conexões entre Brasil e Buenos Aires
Viagens corporativas mantêm recuperação e faturam R$ 514 milhões
Castelo Saint Andrews, primeiro exclusive house do Brasil
Contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da América Latina
Os paradoxos e realidades do ser humano em pleno século 21
Cai a máscara, gradativamente o turismo retorna ao velho normal
Turismo – Refis é fundamental para a retomada econômica e a geração de empregos
Brasil na contra mão do mundo tem crescimento de 4,6% em seu PIB
Parques naturais: vacina no braço e mapa na mão