Permanecem o ano todo voos entre Florianópolis e Buenos Aires
A partir desta semana, o Aeroporto Internacional de Florianópolis volta a ter uma rota internacional regular
Buenos Aires – Floripa – Buenos Aires
A partir desta semana, o Aeroporto Internacional de Florianópolis volta a ter uma rota internacional regular. Os voos entre a Capital catarinense e Buenos Aires, na Argentina, estão confirmados e serão operados pela Gol Linhas Aéreas. A ligação direta entre Santa Catarina e a Argentina havia sido retomada pela Gol como voo de temporada em dezembro de 2021, com duas frequências semanais. Mas diante do sucesso da rota, os voos serão mantidos ao longo do ano. Serão três vezes por semana, às terças, quintas e sábados. Com mais esta retomada e em se tratando de rotas regulares, o Floripa Airport recupera todos os destinos que operava antes da pandemia e ainda acrescenta dois novos. A Floripa Airport reforça que a malha aérea é dinâmica e pode sofrer alterações pela cia aérea.
FLORIANÓPOLIS – PORTUGAL – FLORIANÓPOLIS
Durante a BTL 2022, em Lisboa, a secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, manteve contatos junto a TAP para conectar Floripa a Lisboa. O diretor da TAP no Brasil, Carlos Antunes, afirmou que o país tem sim mais oportunidades especiais para conectar-se com Portugal e resto da Europa. “E Florianópolis nos traz uma proposta extremamente interessante como destino e origem, e nos interessa conhecer (a proposta). Ficamos muito honrados por termos recebido uma comitiva grande e relevante da cidade aqui em Portugal”, destacou o executivo. “Não é agora porque estamos ocupados com a retomada, mas será depois”, frisou o diretor da TAP no Brasil.
PASSAPORTE SAÚDE
Falando nisso e para atrapalhar, enquanto os demais países acabaram com todas as exigências, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) continua na contramão e recomendou ao Comitê de Ministros signatários da Portaria Interministerial 666/2022 que atualizem as medidas de restrição das chegadas internacionais de viajantes impostas por conta da pandemia. A Agência orienta como protocolo sanitário para a entrada de viajantes no Brasil, independentemente do tipo de transporte, a obrigatoriedade de comprovação de vacinação completa. Sendo assim, apenas pessoas não vacinadas ou sem vacinação completa deverão apresentar teste com resultado negativo ou não detectável para Covid-19, segundo a Anvisa, o que indica o fim da exigência de teste para pessoas já vacinadas que ingressem no país por vi aérea
Também ainda recomenda que a reabertura da fronteira internacional aquaviária para passageiros, desde que vacinados ou com teste negativo para Covid-19. Ainda sobre o modal aquaviário (deslocamento por mares, rios ou lagos), a Agência orienta que as operações de navios de cruzeiro permaneçam regulamentadas pela Anvisa. Dizem eles que a Nota Técnica tem caráter de assessoramento, cabendo ao Comitê de Ministros definir as regras para a entrada de viajantes no Brasil. Nesse sentido, fica o dito pelo não dito, isto é, permanece vigente a Portaria Interministerial 666/2022. Quaisquer alterações nas restrições para entrada no país precisam ser definidas em eventual revisão da Portaria. Não sei se choro ou dou rizadas.
TURISMO & TRABALHO
Vale informar a ANVISA, que o Turismo proporcionou a contratação de 150 mil pessoas em fevereiro, de acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. O número representa quase metade (45,6%) dos 328.507 novos postos de trabalho gerados no mesmo mês em todos os setores econômicos, um verdadeiro destaque entre os mais de 215 mil empregos gerados no setor de serviços.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o número é fruto de um trabalho articulado de todo o governo federal em prol da economia e do desenvolvimento do país. “O turismo é um dos principais setores econômicos e um dos maiores geradores de empregos. Esse número nos impulsiona a trabalhar ainda mais para desenvolver toda essa cadeia produtiva e ajudar a colocar comida na mesa de milhões de brasileiros”, destacou.
MAPA DO TURISMO BRASILEIRO
Nesse nosso gigantesco Brasil, somente 2.542 cidades de 322 regiões estão aptas para o turismo. A informação é do Ministério do Turismo que divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. Em menos de dois meses, entre fevereiro e março de 2022, a plataforma SISMAPA recebeu 2.822 solicitações de atualização de dados ou de novos cadastros, efetuados por gestores municipais. Esses registros foram homologados pelos gestores estaduais de turismo e, posteriormente, validados pelo Ministério do Turismo.
“Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Para acessar o Mapa do Turismo 2022 clique AQUI.
CADASTRAMENTO
Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável. Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.
FÓRUM DE OPERADORES HOTELEIROS
Vale ressaltar que em sua última edição, o InFOHB, boletim mensal do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, trouxe dados baseados no desempenho de suas redes associadas em fevereiro de 2022. O estudo se divide em duas edições: uma com base nos dados de fevereiro de 2022 em comparação ao mesmo mês de 2021, e outro em comparação ao mesmo mês de 2019. Na primeira modalidade, foram analisados 515 hotéis de redes associadas, responsáveis pela oferta de 79.793 unidades habitacionais (UHs) disponíveis. Os resultados consolidados de fevereiro deste ano mostram que houve acréscimos em todos os indicadores analisados, sendo: 53,3% na taxa de ocupação, 21,7% na diária média e 86,6% no RevPAR. Você encontra o estudo completo aqui.
Na segunda, a análise contou com amostra de 530 hotéis de redes associadas, responsáveis pela oferta de 99.388 unidades habitacionais disponíveis. O estudo revela que os resultados consolidados registraram acréscimos em todos os indicadores analisados, sendo: 2% na taxa e ocupação, 4,7% na diária média e 6,7% no RevPAR. Na performance por região, a taxa de ocupação revelou decréscimo em apenas no Sudeste (-1,4%). As demais apresentam variações positivas sendo: 13,6% no CentroOeste; 7,8% no Nordeste; 14,4% no Norte e 1,9% no Sul. Veja o estudo completo aqui.
BNT MERCOSUL
Os profissionais do turismo anseiam pela volta dos encontros presenciais em um ambiente inteiramente destinado ao fechamento de bons negócios para investir na retomada do setor. Por isso, vale lembrar que este é um evento voltado para público especializado e para garantir sua excelência é obrigatório informar o número do Cadastur e todas as inscrições são verificadas e aprovadas pela organização.Com mais de 25 anos de tradição, a BNT Mercosul atrai centenas de agentes de viagens que participam de Famtours, garantindo muita interatividade com profissionais de todo o Brasil e países da América do Sul.
Além da feira, capacitações para agentes de viagens e a rodada de negócios completam uma programação completa como as Participações Especiais: Grupo Oceanic, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ministério do Turismo, Pará, Parauapebas, Parque Unipraias, Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), São Paulo e do Mercado & Eventos como media partner. As redes sociais @bntmercosul estão disponíveis para mais informações. Já para ser um expositor na BNT Mercosul, a contratação de estandes é feita pelo contato comercial, no e-mail: comercial@bntmercosul.com.br ou pelo telefone/WhatsApp: (47) 99652-45-61. Instagram: https://www.instagram.com/bntmercosul/ – Facebook: https://www.facebook.com/bntmercosul.
EXPO DUBAI
Em uma exposição mundial influenciada por incertezas da pandemia de covid-19, o Pavilhão Brasil comemorou nesta última terça-feira (29) a marca de 2 milhões de visitantes. Há dois dias do fim do evento e com as restrições da pandemia diminuindo, a vontade de aproveitar os momentos finais da Expo tem atraído um público crescente. O número foi atingido com a chegada do casal indiano Sudha Toshniwal e Sharad Lahoti, acompanhado da filha Saiesha, de três anos de idade. Mas as atrações interativas da Itaipu também têm contribuído diretamente para conquistar visitantes na Expo, que têm de escolher entre mais de 190 pavilhões. Desde o dia 20, a Itaipu Binacional ocupa o Pavilhão Brasil com uma série de atrativos que buscam sensibilizar e levar uma mensagem de conscientização ambiental de forma lúdica, interativa e imersiva, mostrando as interconexões entre água, energia, clima e biodiversidade.
INTERATIVIDADE
Falando nisso, o comissário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Expo 2020 Dubai, Maher Nasser, esteve no Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai, nesse mesmo dia. Na ocasião, fez uma visita guiada pelo superintendente Gestão Ambiental, Ariel Scheffer da Silva, passando pelas ativações preparadas pela Itaipu Binacional para divulgar os cuidados com a água, o meio ambiente e as pessoas. Nasser elogiou os conteúdos preparados pela a empresa. “Uma exposição que engaja muito as pessoas e é muito interativa”. Segundo ele, é de fundamental importância trazer esse tema para o público de uma Exposição Universal. “Estar aqui no Pavilhão Brasil e ver os ODS conectados com um trabalho que é desenvolvido em diferentes projetos e práticas sustentáveis que são, inclusive, mais antigas que a Agenda 2030, prova que há uma continuidade nesse processo de trabalhar para criar prosperidade e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo”, afirmou.
SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO
A comissão organizadora da 62ª Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora de Caravaggio está trabalhando com afinco nos preparativos do evento, que terá início com as visitas às comunidades canelenses, no dia 20 de abril, na cripta do Santuário. A Procissão Luminosa, dia 30 de abril, será a primeira romaria desta edição, com saída da Igreja Matriz às 18h30. A Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, sempre reúne um grande número de adolescentes, que passam o dia no Santuário com atividades voltadas a este público, com saída programada para às 8h, da Igreja Matriz. Dia 22 de maio será a Romaria Motorizada, de Motociclistas e Ciclistas, com saída às 9h. E, no dia de Nossa Senhora de Caravaggio, 26 de maio, será a Romaria a Pé, o momento mais esperado do evento, que reúne milhares de devotos. Esta também sairá da Igreja, às 8h. A Romaria e Festa ocorre no Santuário de Caravaggio de Canela – RS, e é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes com apoio da Prefeitura Municipal.
PÁSCOA EM CANELA
Começou ontem, quinta-feira, 31, a Páscoa em Canela, na Serra Gaúcha com decoração lúdica e programação cultural para encantar adultos e crianças. Muitos coelhos de pano, cestas e ovos trarão um colorido mágico às ruas do centro da cidade, com cenários para registrar em fotos momentos inesquecíveis. Já na subida para a Catedral de Pedra a decoração será mais voltada ao lado religioso da data. Show de luzes, músicas e narrações compõem o “Mensageiros da Luz” e o “Vida”, diariamente e as estátuas humanas, representarão a “Paixão de Cristo” em pequenos quadros, nos fins de semana, em frente a Catedral.
Contemplando toda a comunidade da cidade, a Caravana de Páscoa levará a alguns bairros canto e dança, brincadeiras e peripécias, sábados e domingos, durante todo o evento. Em outros locais, o Choco Arte, com teatro, roda de capoeira, casa ao tesouro, contação de histórias, oficina de desenho e cineclube divertirá o público de outras localidades. Com isso, busca-se a inserção social, levando o evento aos bairros, mas também convidando toda a população que prestigie a programação no centro. O evento ainda contará com a Procissão do Encontro, dia 15 e a 1ª corrida de Páscoa, dia 10, também fazem parte da programação. A Páscoa em Canela, que segue até dia 24 de abril. Mais informações no www.canela.com.br.
Leia ainda: Previsão de muita neve durante o ano todo em Pomerode – SC
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Outono começa com previsão de muita neve em Pomerode – SC
Aerolineas Argentinas acelera conexões entre Brasil e Buenos Aires
Viagens corporativas mantêm recuperação e faturam R$ 514 milhões