Santa Catarina reúne o trade de turismo em maio na BNT Mercosul
Os dias 27 e 28 de maio de 2022 serão o marco do esperado retorno aos encontros presenciais em eventos do segmento turístico na região sul do Brasil
BNT MERCOSUL
Os dias 27 e 28 de maio de 2022 serão o marco do esperado retorno aos encontros presenciais em eventos do segmento turístico na região sul do Brasil. A BNT Mercosul será realizada em Itajaí e Balneário Camboriú e tem como intuito a venda dos melhores destinos e atrativos do país para o turismo interno e também para atrair e recepcionar os estrangeiros.
Desde o último ano o evento tem como organizador oficial o Balneário Camboriú Convention & Visitor Bureau, que concretizou a primeira edição em 2021 no formato híbrido. “Para nós é totalmente gratificante participar ativamente do processo de retomada da promoção do destino em eventos presenciais. Estamos animados e extremamente confiantes sobre o sucesso da BNT 2022, um evento histórico que irá reunir o Brasil e o Mercosul em Santa Catarina”, ressalta Margot Rosenbrock Libório, presidente do Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau.
A BNT Mercosul faz parte da história do turismo nacional. Há mais de 25 anos o evento reúne profissionais do setor turístico. “É um momento de enorme alegria voltar a reunir amigos e colegas. Sabemos a importância do contato presencial para o desenvolvimento do nosso setor e é por isso que estamos preparando um evento com a grandeza que o momento merece”, afirma Geninho Goes, idealizador e realizador do evento.
As inscrições estão abertas pelo linktr.ee/bntmercosul e informações dos grupos Famtour pelo e-mail famtour@bntmercosul.com.br. Para participar do evento é obrigatório possuir o Cadastur para realizar o cadastro. As redes sociais @bntmercosul estão disponíveis para mais informações. Já para ser um expositor na BNT Mercosul, a contratação de estandes é feita pelo contato comercial, no e-mail: comercial@bntmercosul.com.br ou pelo telefone/WhatsApp: (47) 99652-45-61. Profissionais do setor turístico se reúnem no mês de maio em Santa Catarina – Praia e saúde são sinônimos do Hotel Sibara. São 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor, programação para todas as idades. Afinal de contas é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.
MAPA DO TURISMO CATARINENSE
O Mapa do Turismo de Santa Catarina foi atualizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), a partir da nova homologação do Ministério do Turismo. Ao todo, o Mapa conta com 146 municípios e 13 regiões turísticas validadas. O processo de atualização do Mapa do Turismo é de responsabilidade da Gerência de Políticas Públicas (Gepot) da Santur. Os municípios que compõem o Mapa são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, e categorizados a partir de critérios do MTur.
O Mapa está vinculado ao Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas. Ele é atualizado bienalmente. Para integrar o Mapa os municípios tiveram que atender alguns critérios e compromissos, entre eles a participação em instância de governança regional (IGR) e possuir Conselho Municipal de Turismo atuante.Entre os benefícios do Mapa do Turismo Brasileiro está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. A categorização é um instrumento para identificação do desempenho da economia do turismo dos municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro.
Entre as principais razões para a alteração no número de municípios está a inclusão de um critério econômico nas variáveis utilizadas pelo MTur para a definição das categorias. A classificação subsidia a priorização de investimentos por programas do ministério, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos. Com a nova validação, Santa Catarina obteve cinco municípios na categoria A, 13 na categoria B, 20 na categoria C, 80 categoria D e 28 na categoria E. O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa.
ATIVIDADES TURÍSTICAS
Com o retorno das feiras, o turismo segue evoluindo. É isso que mostram os dados divulgados na última terça-feira, 12, pelo IBGE. No acumulado do primeiro bimestre de 2022, o agregado especial de atividades turísticas mostrou expansão de 29% frente a igual período do ano passado, impulsionado, sobretudo, pelos aumentos de receita obtidos por empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros; hotéis; locação de automóveis; restaurantes; transporte rodoviário coletivo de passageiros e serviços de bufê.
Na comparação exclusiva do mês de fevereiro de 2022 com fevereiro de 2021, o índice de atividades turísticas no Brasil apresentou expansão de 28,7%, 11ª taxa positiva seguida. Neste caso, destaque para São Paulo (35,1%), seguido por Minas Gerais (63,1%), Bahia (31,6%), Rio de Janeiro (9,3%) e Rio Grande do Sul (33,0%). Levando em consideração apenas o mês de fevereiro de 2022, o índice de atividades turísticas apontou retração de 1,0% frente a janeiro deste ano. Vale destacar que o segmento de turismo ainda se encontra 10,9% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, antes da pandemia.
VISTOS AMERICANOS
Os Estados Unidos concederam 120.652 vistos para brasileiros entre janeiro e fevereiro deste ano, número 6,6% maior do que a quantidade total de emissões em todo o ano de 2021 (113.123), justamente por conta das restrições da pandemia. Os dados são de um levantamento realizado pelo escritório de advocacia imigratória AG Immigration, a partir de informações oficiais do Departamento de Estado dos EUA. Na real, os Estados Unidos retomaram a normalidade na emissão e no agendamento de vistos para brasileiros em novembro. Logo no primeiro mês de reabertura dos postos consulares, a emissão de vistos cresceu 584% e chegou a 24 mil vistos. Um mês depois, em janeiro, foram emitidos 51.947 vistos e, no último mês de fevereiro, chegou a exatos 68.705 vistos emitidos.
“Obviamente, com os consulados fechados durante quase o ano de 2021 inteiro, não dá para comparar um período com o outro. No entanto, percebemos uma curva crescente na demanda por viagens aos Estados Unidos. Em parte, isto se explica pela normalização gradual das atividades consulares e, em outra, pela demanda reprimida dos brasileiros, que ficaram quase dois anos sem poder tirar seus vistos”, explica Rodrigo Costa, CEO da AG Immigration. A saber, nos últimos meses, o visto B1/B2 – usado para negócios e turismo nos EUA – foi o mais popular entre os brasileiros, com 63.763 emissões em fevereiro, ou seja, 92,8% do total de vistos concedidos no mês. O número representa a quarta alta seguida na emissão das autorizações de turismo para brasileiros, algo que deve continuar a crescer nos próximos meses.
BRAZTOA E SUSTENTABILIDADE
Lages, a Princesa da Serra de Santa Catarina foi palco do Prêmio de Sustentabilidade Braztoa que revelou os cinco vencedores da edição 2020/22. Com projetos focados na Resiliência, os ganhadores foram responsáveis por ajudar o setor a superar os desafios da pandemia. O júri que selecionou os vencedores deste ano foi composto por Alexandre Garrido, Ariane Janér, Vitor Pinheiro, Fernando Kanni, Helena Costa, Márcio Favilla, Jéssica Kobayashi, João Tasso, Mariana Aldrigui, Oliver Hillel, Rafaela Lehmann e Ronald Sanabria, com apoio de Rayane Ruas.
Os vencedores foram: Primeira Cittaslow do Brasil “Cidade do Bem Viver”- da Secretária Municipal de Turismo de Socorro; BWT Better World Together 2020/2022 – da BWT Operadora; Conexão Baré – da Braziliando Viagens e Vivências; Vivalá durante a pandemia – da Vivalá; Matula Mineira Comida de Viagem e Outras Memórias – da Flanar Turismo. Eles foram escolhidos entre os dez finalistas, de 104 inscrições recebidas. O premio ainda contou com menção honrosa para iniciativas como Amastour Turismo de Favela – da Amastour Turismo de Favela e Festival Gastronômico de Tubarão, da Associação Empresarial do Núcleo de Gastronomia. Jose Fernandes, diretor da rede dos sonhos hotéis fazenda também recebeu uma homenagem e foi convidado a integrar o juri nas próximas edições.
PÁSCOA EM CANELA
A Páscoa em Canela, no próximo fim de semana, contará com programação para crianças e adultos, com destaque para o lado religioso da data, quando apresentará a Procissão do Encontro, na sexta-feira, 15, às 20hS. Um espetáculo que, através de teatro, dança e música, representará a Paixão e Morte de Cristo, ou seja, os últimos passos de Jesus, sua agonia, sofrimento, dor e principalmente seu amor por nós, com passagem pelo último momento com sua mãe Maria, carregando a cruz até a Igreja Matriz, onde ocorrerá a crucificação de Jesus, oportunizará momentos de emoção e reflexão ao público que passará pelo espetáculo, já que terá sua primeira cena na esquina da rua Felisberto Soares com a avenida Júlio de Castilhos e as demais cenas na subida para Catedral de Pedra.
Teatro e brincadeiras para as crianças, estátuas humanas e espetáculos de projeção na Igreja Matriz também farão parte das atrações do fim de semana. A decoração com muitos coelhos, ovos e cestos de Páscoa pelo centro da cidade têm servido de cenário para muitas fotos e fazem brilhar os olhos da criançada. A secretária de turismo de Canela Carla Reis afirma: “Estamos entregando para a comunidade de Canela e visitantes uma Páscoa cheia de encantamentos, colorida, iluminada, alegre e com diversidades de atrações, trazendo na decoração de rua nossa identidade, uma decoração mais humana”. A Páscoa em Canela, que segue até dia 24 de abril, é uma realização da Prefeitura Municipal, com co-patrocínio da Corsan – evoluir nos define – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – novas façanhas e apoio da Sicredi Pioneira – 120 anos.
ESTAÇÃO CAMPOS DE CANELLA
Falando nisso, à Estação Campos de Canella promove neste Feriado de Páscoa uma intensa programação cultural, reunindo mais de 30 atividades incluindo duas feiras, ações de gastronomia, shows, teatro de bonecos, além da Parada de Páscoa da Estação, em sua maioria com entrada franca. O público poderá aproveitar todo espaço e complexo gastronômico, comercial e cultural que reúne ótimos e diversificados restaurantes, lojas e fomenta a cultura através de programações de entretenimento, incentivando o trabalho de artistas locais, como por exemplo a série de shows de vários estilos que vão do rock, pop internacional, pagode, samba sertanejo e MPB.
Nos dias 15 e 16 de abril na Rua Coberta de Canela, das 15h às 22h, está agendada a Feira da Estação – Edição Páscoa. O evento foi criado para estimular a participação da comunidade e fomentar o turismo na cidade de Canela, propiciando um ambiente de convívio e harmonia no centro da cidade, viabilizando a exposição e comercialização de produtos que colaborem para a valorização da cultura canelense e da Serra Gaúcha. Os 15 expositores são de Canela, Gramado, Porto Alegre, Farroupilha, Dois Irmãos e Garopaba, SC. Entre as centenas de produtos que estarão à venda, destacam-se as decorações de Páscoa, utilitários em madeira, costura criativa, utilitários em tecido, macramê, e crochê, bijuterias, óculos de sol em madeira e pedras preciosas. A já tradicional Feira de Adoção de Filhotes também ocorre na Rua Coberta nos sábado 16 de abril, das 14 às 19h.
Também movimentando a cidade no feriado de Páscoa, a Estação promove no dia 16 das 12h30 às 13h15 a Parada da Estação, com uma parada de Páscoa especial para o público infantil. O cortejo conta com banda, artistas circenses e um lindo coelho que desfilará por todo complexo. A criançada também pode fazer o passeio de trenzinho com direito a registro fotográfico como lembrança (a atração conta com ingresso único a R$ 20,00). Já das 16h às 16h45 uma sessão especial de teatro com os Bonecos da Montanha ocorre na Rua Coberta com entrada franca. Mais de 20 performances musicais estão programadas até o final do mês, todas com entrada franca (confira a programação completa abaixo). Além dos shows que ocorrem na Rua Coberta, Largo Benito Urbani e Mezanino, também é possível conferir as performances que ocorrem diariamente na Cervejaria La Meuse, sempre a partir das 20h.
Já o restaurante Férreo oferece às sextas das 16h30 às 18h, o evento Happy Wine – Degustação no Vagão, uma degustação de vinhos gaúchos dentro do vagão de trem, no Férreo Restaurante. O evento é uma viagem pelos vinhos gaúchos, onde os visitantes passeiam por espumantes, brancos, tintos e rosés produzidos em regiões ícones do RS. Os rótulos, apresentados por Jessica Piffer, vêm de Pinto Bandeira, Campos de Cima da Serra, Campanha Gaúcha, Altos Montes e Gramado. É uma experiência para esquecer as regras e os aprofundamentos teóricos: nesse vagão a viagem segue por um caminho mais descontraído e descomplicado. A degustação dos cinco rótulos, que são trocados de tempos em tempos, além de água, caderneta de anotações, finger food do chef Manoel Oliveira e voucher de descontos para consumo no restaurante após-experiência custa R$ 138,00. Informações e reservas: https://www.instagram.com/happywinedegustacao/
A Estação Campos de Canella comemora em 2022 três anos de seu lançamento, mobilizando a comunidade da região e se destacando como ponto turístico do município. Movimentando mensalmente em torno de 50 mil visitantes, a Estação Campos de Canella é uma concessão público-privada localizada na antiga estação férrea da cidade, no centro de Canela, na Serra Gaúcha. O espaço é um complexo gastronômico, comercial e cultural que reúne ótimos e diversificados restaurantes, lojas e fomenta a cultura local através de programações de entretenimento nos finais de semana, incentivando o trabalho de artistas locais.A Estação Campos de Canella fica no Largo Benito Urbani – Centro, Canela. Mais informações: https://www.estacaocanella.com.br/https://www.instagram.com/estacaocamposdecanella
Essa é para quem vaia a Ushuaia curtir sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucessO. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e confira/faça sua reserva.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasilfor aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Leia ainda: Turistas procuram cada vez mais hotéis com estruturas saudáveis
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Turistas procuram cada vez mais hotéis com estruturas saudáveis
Não basta viver. É fundamental aproveitar a existência curta
World Travel Market Latin América reúne trade nacional e internacional
Voos entre Buenos Aires e Florianópolis são mantidos
Outono começa com previsão de muita neve em Pomerode – SC
Outono começa com previsão de muita neve em Pomerode – SC
Aerolineas Argentinas acelera conexões entre Brasil e Buenos Aires
Viagens corporativas mantêm recuperação e faturam R$ 514 milhões
Contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da América Latina