Turistas procuram cada vez mais hotéis com estruturas saudáveis
No último dia 07 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. Mas sabe-se que para manter a saúde em dia, todos os dias do ano são importantes.
TURISMO & SAÚDE
No último dia 07 de abril, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde. Mas sabe-se que para manter a saúde em dia, todos os dias do ano são importantes. Dessa forma, turistas estão procurando estar sempre em empreendimentos saudáveis, sem descuidar da rotina de exercícios físicos nem descuidar da alimentação. Dessa forma preferem se hospedar em hotéis que contribuam com esse estilo de vida. Hotéis que contam com academias há bastante tempo e os espaços passam por investimentos em reformas e substituição dos equipamentos, oferecendo mais tecnologia aos praticantes estão em alta.
Além do investimento, outro ponto importante é a manutenção. Observa-se sempre a manutenção preventiva e preditiva como um grande aliado na condução das operações hoteleiras. Entende-se que a manutenção é uma forma de aumentar a vida útil das instalações e seus equipamentos, mas, principalmente, garantir altos padrões de segurança, saúde e qualidade dos serviços fornecidos a todos os hóspedes, clientes, parceiros e colaboradores.
E como exercícios e alimentação são grandes aliados para uma qualidade de vida, o cardápio balanceado também é um atrativo para os hóspedes que buscam saúde. Sem dúvidas, quem tem um estilo de vida saudável ou segue algum tipo de dieta específica, prioriza locais em que sabe que pode manter seus hábitos. E as opções oferecidas são as mais diversas como por exemplo no café da manhã sucos variados, incluindo funcionais, frutas variadas e da época, cereais, pães e bolos integrais e/ou funcionais e iogurtes. Já nos cardápios de restaurante e room service pratos já identificados como ‘leves’ que são de baixa caloria, opções vegetarianas, opções sem lactose, sem glúten, saladas, omeletes e grelhados. De fato, hoje não há mais desculpa para quem está fora de casa deixar de lado uma vida saudável.
SANTUR SOB NOVA DIREÇÃO
Henrique Matos Maciel é o novo presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur). O empresário e ex-prefeito do município de Praia Grande, assume a posição no lugar de Renê Meneses, foi empossado e teve o nome publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). logo em seguida, em uma conversa com os servidores, no auditório da Santur, realizou as suas primeiras ações no novo cargo. Desde 2020, Henrique ocupava a posição de diretor na Diretoria de Planejamento da Santur, Agora, ele deseja fortalecer ainda mais o setor e a relação com o trade turístico.
SERRA CATARINENSE
Falando nisso, a Região Serrana da Bela e Santa Catarina recebeu a visita de 21 operadoras de turismo filiadas a BRAZTOA. O encontro começou em Lages – SC, a Princesa da Serra onde houve a Premiação Gralha Azul aos melhores empreendimentos ligados ao trade de turismo. Visita técnica ao Boqueirão Hotel Fazenda, o melhor e ícone do turismo rural nacional. As operadoras e demais autoridades tiveram a oportunidade de saborear no almoço e jantar a típica comida serrana. Lá foram recepcionados pelos proprietário Rogério e Adriana Silveira.
Já em Bom Jardim da Serra conheceram a majestosa Serra do Rio do Rastro e foram recepcionados no melhor hotel do Brasil em sua categoria, Rio do Rastro Eco Resort – Roteiros de Charme, a beira dos Cãnions do Aparados da Serra. Foram recepcionados pelo Gerente Geral Vilmar Chostak. O Prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, fez as honras da casa às operadoras, juntamente com a Secretária de Turismo de Bom Jardim Sandr Padilha, pelo Presidente da Santur Henrique Matos Maciel, pela Coordenadora de Desenvolvimento Interno da Braztoa Fernanda Alves. Na ocasião foram foram brindados com um típico Galpão Crioulo.
A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo reúne as mais diversas empresas de operação, agenciamento de viagens e representação de serviços turísticos, sendo, desde 1989, uma das mais representativas entidades do setor de turismo no Brasil. É uma associação privada, sem fins lucrativos, focada em valorizar a atuação dos seus associados em regime de mercado organizado, liberdade de iniciativa e lealdade de concorrência. Desenvolvemos ações institucionais, de fomento ao desenvolvimento do setor de turismo e de promoção e apoio à comercialização. As associadas operadoras de turismo abrangem tanto o turismo receptivo quanto o emissivo, doméstico e internacional, além de trabalhar com os diversos segmentos de viagem: luxo, aventura, sol e praia, intercâmbio, turismo cultural ou esportivo etc.
SÃO PAULO – BARILOCHE – SÃO PAULO
Ao contrario de Ushuaia, a cidade mais linda e mais austral do Planeta coma melhor pista de esqui e entretenimentos da América latina, que não possui voos diretos com o Brasil, Bariloche foi um dos destinos que marcou presença na WTM Latin America, e que conta agora com a ampliação da conectividade aérea e com a revitalização do Cerro Catedral. Os voos de forma frequente acontecerão a partir de julho, com conexão aérea de forma direta entre Bariloche e São Paulo. Serão quatro voos semanais da Aerolineas Argentinas para os turistas brasileiros aproveitarem a temporada até o mês de setembro. Os voos partirão de São Paulo às 8h30, com previsão de chegada às 13h15 em Bariloche. Para o retorno, a previsão de saída é às 16h40, com pouso em São Paulo às 20h50. Algumas operadoras turísticas também estão em negociação para ofertar voos exclusivos para a cidade argentina, operados pela Latam. Uma já confirmou para os meses de julho e agosto.
CRUZEIROS BRASIL – ARGENTINA
O Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina confirmou que seis companhias de cruzeiros já estão planejando seus roteiros entre entre Brasil e Argentina para a próxima temporada entre o período de outubro de 2022 a abril de 2023. Os representantes do turismo argentino esperam aumento de 15% no número de visitantes, principalmente brasileiros, a bordo de navios de grande capacidade. A temporada de cruzeiros entre Brasil e Argentina terá 170 dias ao todo.
Durante a feira, o Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa, se encontrou com o CEO da International Association of Cruise Lines (CLIA), Marco Ferraz, para mapear o segmento e ver a situação atual dos navios de cruzeiro para a temporada de altas temperaturas. Na reunião, os representantes da CLIA confirmaram que o aumento do número de turistas ocorre com base na programação de navios maiores e que estarão trabalhando por mais tempo. A Argentina tem como principal porto para cruzeiros marítimos o de Buenos Aires, mas navios também têm destinos como Rosário e Ushuaia.
Falando nisso, o estande da Argentina na WTM Latin America foi escolhido como o melhor desta edição da feira realizada nesta semana no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O espaço de 300m2 chamou atenção dos visitantes da exposição dedicada aos destinos turísticos do continente. O local reiniu mais de 30 expositores de diversos segmentos relacionados à cadeia produtiva do turismo, que incluem hotéis, pousadas, gastronomia, atrações esportivas, shows e companhias de turismo especializadas em cada província do país sul-americano. O reconhecimento foi recebido pelo Ministro do Turismo e Esportes da Aregntina, Matías Lammens, e pelo Secretário Executivo do INPROTUR – Instituto Nacional de Promoção Turística, Ricardo Sosa. A honraria foi entregue pelo diretor da WTM Latin America, Simón Mayle, durante o segundo dia da feira.
DE BIKE PELA NEVE
Essa é para quem vaia a Ushuaia curtir sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucess. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e confira/faça sua reserva.
BRASILEIROS EM ANDORRA – ESPANHA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasilfor aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
BIANCA GRELLERT – A BELLA DA SEMANA
Pegue a estrada ao lado da Bianca Grellert, a nossa Bella da Semana que vem estrelando ensaios com produções cinematográficas. Você já tem assento garantido para curtir essa viagem cheia de muita sensualidade e prazer. Ainda não é assinante? Então não fique de fora e compre já a sua passagem! Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Bianca Grellert nua vai ao ar nesta quarta-feira (13). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: Trade nacional e internacional de turismo se reencontram na WTM Latin América
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Mercados aéreos nacional e internacional seguem em recuperação
World Travel Market Latin América reúne trade nacional e internacional
Voos entre Buenos Aires e Florianópolis são mantidos
Outono começa com previsão de muita neve em Pomerode – SC
Outono começa com previsão de muita neve em Pomerode – SC
Aerolineas Argentinas acelera conexões entre Brasil e Buenos Aires
Viagens corporativas mantêm recuperação e faturam R$ 514 milhões
Contribuição do setor de viagens e turismo para o PIB da América Latina