25 / 05 / 22

Farmacêuticos alagoanos falam sobre novos medicamentos para tratamento de câncer

 

Farmacêuticos alagoanos falam sobre novos medicamentos para tratamento de câncer

Daniel Porto e Emília Manuela

Três novos medicamentos foram incluídos no tratamento do câncer, são eles: brigatinibe, trifluridina + cloridrato de tipiracila e o venetoclax após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os novos medicamentos são utilizados nos cânceres de pulmão, colorretal e gástrico e leucemia linfocítica crônica.

Daniel Porto e Emília Manuela, membros do Grupo de Trabalho de Oncologia do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, explicam que estes medicamentos já passaram pela fase clínica com números e respostas importantes. “Os guidelines indicam que estas alternativas associadas ou não a quimioterapia venosa apresentaram sucesso terapêutico, o que é muito animador”, falaram.

Segundo o farmacêutico, o tratamento com as novas drogas é feito via oral, ou seja, por meio de cápsulas ou comprimidos. A vantagem é que o paciente não necessita ir para um ambiente ambulatorial e/ou hospitalar para realização de quimioterapia infusional (de acesso venoso). “Isso diminui o desconforto para os pacientes que tem acesso difícil, além de permitir que ele faça o uso do medicamento em casa ou no trabalho sem comprometer sua rotina habitual”, afirmou.

Emília pontua que a administração do medicamento é feita de forma simples e rápida, mas, ainda assim o paciente durante o tratamento deve ter o acompanhamento do profissional farmacêutico.  “No âmbito da assistência farmacêutica, cabe a nós, profissionais, prestar orientação e acompanhar os usuários quanto aos fatores que colocam em risco seu tratamento, como por exemplo, o ambiente onde vivem, a melhor forma de armazenar e utilizar seus medicamentos para que a adesão farmacêutica alcancem os resultados desejados”, comentou.

Os farmacêuticos dizem que estes não são medicamentos baratos, mas, acabam sendo uma alternativa de terapia farmacológica a depender da classificação e estágio da doença. “Antigamente o paciente só tinha opção de terapia farmacológica via acesso venoso e hoje, já existem outras drogas em utilização na terapia oral antineoplásica. A recente inclusão do Venotoclax, no rol dos medicamentos, garantindo a sobrevida e no tratamento, pode ser considerado como de primeira linha de escolha para pacientes com Leucemia Linfócita Crônica (LLC), quanto LMA (Leucemia Mielóide Aguda)”, disseram.

Farmacêuticos alagoanos falam sobre novos medicamentos para tratamento de câncer
fonte: Luciana Martins – Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *