Tecnologia alagoana leva design para escolas públicas
Proposta da Trakto é ser o software de educação mais usado do Brasil, distribuído inicialmente para o Nordeste, a começar pela rede municipal de Penedo (AL)
A Trakto Design, primeira plataforma de design para negócios da América Latina, anunciou ontem o lançamento do que pretende ser o principal software de educação do Brasil. O anúncio foi feito durante o Trakto Show 2022, realizado pela empresa em Maceió (AL) para 6 mil participantes entre 18 e 20 de agosto, consagrando-se como o maior evento de negócios do Nordeste.
O lançamento ocorreu com a assinatura do primeiro contrato público na história da Trakto, fundada em 2013. O acordo foi firmado com a Prefeitura de Penedo (AL) para ofertar o software de design para todos os 600 professores da rede e a 8,5 mil estudantes que utilizam Chrome Books comprados pela Secretaria Municipal Municipal de Educação. Segundo o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (MDB), esses computadores já contam com aplicações do Google fo Education. “Agora teremos tecnologia nacional e alagona ao acesso dos nossos docentes e alunos, o que será fundamental para o aprendizado”, avaliou Lopes. “Nosso propósito é transformar a educação por meio do design”, afirma o CEO da Trakto, Paulo Tenório.
Impactar socialmente e contribuir com a educação brasileira tem sido uma das missões da alagoana Trakto ao longo dos anos. Mas foi em parceria com o professor Tiago Silva (mais conhecido como Tiago Mochileiro) que a ideia da plataforma se desenvolveu e passou a ser programada mais concretamente nos últimos quatro anos. Desde 2012, Tiago percorre cidades do Nordeste espalhando conhecimento para escolas através de livros e atividades Ele própria já utilizava as ferramentas de design da Trakto para que os estudantes desenvolvessem suas produções. Mas chamou a atenção para a necessidade de criações mais específicas para o ensino.
A ideia é que com poucos cliques, professores e alunos possam criar e gerenciar conteúdos para a sala de aula, como apresentações, painéis de aula, roteiros de estudo, entre outros materiais. Para isso, serão fornecidos treinamentos presenciais à comunidade escolar. Eles também terão acesso a vídeo tutoriais e manuais de uso. Tiago Mochileiro será responsável por ministrar as capacitações nas escolas.
“Conseguimos dar um passo para mostrar que a tecnologia alagoana pode ser usada para resolver problemas crônicos da administração pública. A Trakto Educação chega pra solucionar uma dor que antes somente softwares de fora do país conseguiam”, explica Tenório.
A Trakto Educação é a principal ferramenta nesse movimento de dinamização das aulas e criação de conteúdos didáticos em formatos atuais. Para Tiago, a plataforma é indispensável. “Ela vai ajudar milhares de professores no Brasil e eu me sinto feliz em fazer parte desse momento. Nós sabemos como a tecnologia pode ser uma grande aliada na educação e, principalmente, quando falamos de habilidades empreendedoras previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, completa.
A plataforma está disponível tanto para a rede pública de ensino quanto para a privada e promete revolucionar o ensino do país. Para mais informações, acesse: https://trakto.link/ TraktoEducacao
Premiações
Durante o Trakto Show, também são entregues dois prêmios de reconhecimento a professores e estudantes: “Professor de Impacto” e “Boas Ideias Não Têm Idade”.
O prêmio “Professor de Impacto” também é uma iniciativa da Trakto com o objetivo de homenagear e reconhecer docentes de escolas públicas de Alagoas pelo impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos e comunidades.
Desde 2019, o prêmio levou ao palco principal do Trakto Show professores inspiradores que puderam apresentar seus trabalhos. Na ocasião, o professor João Paulo foi premiado por seu projeto de robótica sucational. Após sua aparição no evento daquele ano, o docente participou de apresentações nacionais e internacionais como Tedx e Latinoware. “Esse prêmio potencializa o valor de ideias e projetos”, descreve Tiago.
Ontem, durante o primeiro dia do Trakto Show 2022, mais três professores de Alagoas foram homenageados: a professora indígena Jaracinã Silva, responsável pela disciplina de Sociologia na Escola Estadual Cacique Alfredo Celestino, em Palmeiras dos Índios; o professor Davi Santos, de História, que atua na Escola Estadual Padre Aurélio Gois, em Junqueiro (AL); e o professor Eliandro Souza, de Geografia, da Escola Agnus Dei, no município de Rio Largo.
O palco do Trakto Show também premia as melhores ideias de alunos da rede pública de ensino. Trata-se do “Boas Ideias Não Têm Idade”. Ao todo, já foram distribuídos mais de R$100 mil em recursos aos estudantes.
A premiação acontecerá manhã (20) no último dia do evento, às 18h30.
SOBRE A TRAKTO
A Trakto é a primeira plataforma de design com suporte humanizado da América Latina voltada para negócios. Com quase 1 milhão de usuários, a startup oferece aos empreendedores digitais apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços. Numa rodada de negócios que participou em 2021, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.
Tecnologia alagoana leva design para escoas públicas
fonte: Boaventura Comunicação – Luiza Muller