Comemorações no Dia mundial mostra importância de repensar o turismo
Com o tema “Repensar o Turismo” para 2022, a Organização Mundial do Turismo trouxe à tona a necessidade de todo o trade turístico manter o foco e reimaginar o crescimento do setor
DIA MUNDIAL DO TURISMO
O Dia Mundial do Turismo foi celebrado na última terça-feira, 27, e é celebrado desde 1980. Com o tema “Repensar o Turismo” para 2022, a Organização Mundial do Turismo (OMT) trouxe à tona a necessidade de todo o trade turístico manter o foco e reimaginar o crescimento do setor, tanto em termos de dimensão quanto de relevância. Neste ano, a República da Indonésia sediará o dia oficial, embora todos os Estados Membros da OMT, bem como não membros e partes interessadas de todo o setor privado, foram convidados a sediar suas próprias celebrações, bem como promover o dia e seu tema central.
Segundo Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA: “A mensagem motivacional vem globalmente, mas me sinto especialmente tocado pela temática por saber de tudo o que passamos aqui no Brasil durante a pandemia. Lutamos nos últimos dois anos e sobrevivemos a uma guerra silenciosa onde vimos 80% das portas dos nossos hotéis se fecharem, milhares de eventos cancelados e um prejuízo que ultrapassou mais de R$ 515 bi em todo o país. O caminho de retomada é árduo, mas sem dúvidas neste Dia Mundial do Turismo devemos deixar as dores para trás e reescrever uma nova história. Ultimamente tenho falado em meus discursos e palestras sobre como devemos olhar para o futuro, bem como acerca de todos os horizontes que o turismo tem para desbravar em nossas terras. Nosso setor avança para o caminho certo. Segundo o Ministério do Turismo, no primeiro semestre deste ano, o segmento faturou R$ 94 bilhões, o que representa 33% a mais do que em 2021. Em junho, foram gerados 278 mil empregos no Brasil, sendo 100 mil deles apenas no setor de turismo.”
Coincidentemente neste mês, também comemoramos 67 anos de criação da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). Com o slogan “Turismo Regional, os melhores destinos estão perto de você”, onde a FBHA trouxe nova campanha institucional visando incentivar as viagens com destinos de até 300 km de distância, que podem ser muitas vezes dentro da própria região, fomentando a atividade turística e fortalecendo cada vez mais essa retomada. À medida que a recuperação do setor avança, reforça o otimismo e defende que, juntos, poderemos seguir em frente com inovação e criatividade, traçando um futuro brilhante e colhendo bons frutos de um trabalho árduo.
ITAIPU BINACIONAL & TURISMO
Mundialmente conhecida pela beleza das Cataratas do Iguaçu, as mais impressionantes quedas de água do mundo, e pela grandiosidade da usina de Itaipu, uma obra da engenharia construída pela inteligência e as mãos do homem, Foz do Iguaçu (PR), localizada no coração do Mercosul, na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, tem no turismo a sua principal vocação econômica. O município é o segundo destino turístico mais procurado por estrangeiros que vêm ao País, está entre as cinco cidades brasileiras que mais recebem eventos nacionais e internacionais, e conta com uma extensa rede hoteleira, com mais de 27 mil leitos.
Neste último dia 27 de setembro, quando foi comemorado o Dia Mundial do Turismo, data estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1979, a Itaipu Binacional renovou seu compromisso em apoiar esse setor que é vital para a região e que foi, cabe ressaltar, duramente castigado pela pandemia.
A atuação da empresa segue as diretrizes do governo federal e está amparada em sua missão institucional, que é “gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai”. Nesse sentido, a binacional trabalha em parceria com outros entes para o fomento da atividade turística na região trinacional. O objetivo não é ser protagonista desse processo, mas atuar de forma integrada com diversos atores para desenvolver o setor, beneficiando a sociedade.
O apoio de Itaipu ao turismo pode ser observado sob diversos aspectos. A começar pela própria usina, recordista mundial em geração de energia limpa e renovável e um dos principais atrativos turísticos da região. Visitantes de todo o mundo desembarcam em Foz do Iguaçu para conhecer a gigante de energia e o Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela empresa e que integra uma das Reservas Mundiais da Biosfera reconhecidas pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Antes da pandemia, a Itaipu já liderava ações para integrar os segmentos ligados ao turismo, de forma a promover um crescimento sustentável do setor. Um dos resultados desse trabalho foi a eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza, concurso promovido pela fundação suíça New Seven Wonders.
Símbolo máximo desta nova fase, a Ponte da Integração Brasil – Paraguai está em fase final de construção. É a primeira grande obra de infraestrutura na região depois da própria usina binacional. A nova ligação vai desafogar o trânsito da Ponte da Amizade, hoje única ligação entre os dois países sobre o Rio Paraná, e facilitar o turismo de compras tanto no lado brasileiro da fronteira como em Ciudad del Este (no Paraguai). Ao mesmo tempo, a nova ponte e a futura Perimetral Leste, além de fortalecer o comércio exterior, criarão um corredor de acesso de paraguaios e argentinos ao Parque Nacional do Iguaçu, ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e à BR-277, rodovia que leva aos portos e às praias dos litorais do Paraná e de Santa Catarina.
A esses projetos soma-se uma série de investimentos que transformarão a infraestrutura do turismo regional. Um deles foi a ampliação em 600 metros da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, já concluída, permitindo a operação de voos intercontinentais e a ligação sem escalas do Destino Iguaçu com a Europa e os Estados Unidos. Antiga reivindicação de moradores e representantes do trade turístico, a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), um trecho de 8,7 quilômetros que liga o Parque Nacional Iguaçu ao trevo de acesso à Argentina, finalmente vai sair do papel. É o principal corredor turístico da região. Os resultados já começaram a aparecer – seja na melhoria dos indicadores de turismo (como a ocupação hoteleira e a visitação nos atrativos), seja no anúncio de novos investimentos para o setor.
Em 2024, ano em que o Brasil irá exercer a presidência do G20, a margem brasileira da Itaipu sediará dois importantes encontros internacionais, contribuindo para o turismo de eventos: a 15ª Reunião Ministerial de Energia Limpa (Clean Energy Ministerial, CEM) e a 9ª Reunião Ministerial da Missão Inovação (Mission Innovation, MI), para discussão de transição energética e outros assuntos. Ainda para 2022, a Itaipu está preparando uma série de espetáculos que serão apresentados no Gramadão da Vila A e que farão parte da programação do Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu. Mantido pela binacional, o espaço é uma das principais áreas de lazer da cidade.
“As iniciativas de Itaipu contribuem para impulsionar o turismo, movimentar o comércio, incrementar o setor de serviços, gerar emprego e abrir novas oportunidades de negócios. E o mais importante: ficarão como legado para as futuras gerações, mostrando que a empresa, mais do que gerar energia limpa e renovável, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável de Brasil e Paraguai”, afirma Anatalicio Risden Junior, Diretor-Geral brasileiro da Itaipu Binacional.
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
Últimos dias para inscrições na edição comemorativa de 10 anos do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. Os vencedores serão reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação, que acontecerá em dezembro, no Bioparque, em Campo Grande- MS. Com inscrições até 2 de outubro, os interessados em se cadastrar no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23, ainda têm a chance de fazer parte desta, que é a edição comemorativa de 10 anos do principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil. De 2012 para cá, muitas histórias inspiradoras puderam ser contadas. O Prêmio completa seu décimo aiversário com mais de 900 iniciativas inscritas e 92 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil.
“Chegamos a esta esperada edição comemorativa fazendo jus ao momento especial que estamos vivendo, realizando um trabalho minucioso e assertivo, com todo o time de técnicos e jurados, com o objetivo de acolher as melhores iniciativas empresariais, de entidades e órgãos institucionais. Acreditamos que o Prêmio se tornou uma referência não só por reconhecer as melhores práticas sustentáveis, mas porque ao fazê-lo promove exemplos e inspiração para que tenhamos cada vez mais gestores comprometidos em construir hoje, um futuro melhor para todos nós”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA.
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23 tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A décima edição da premiação reorganizou as categorias, primando por um processo seletivo objetivo, que reconhecerá 10 iniciativas provenientes de operadoras associadas, parceiros de negócios, de entidas ou institucionais e 2 menções honrosas, de mídia e da academia.
CATEGORIAS
Serão três categorias, mais duas menções honrosas para mídia e academia. Operadoras BRAZTOA – operadoras de turismo associadas à BRAZTOA; Parceiros de Negócios – empresas do setor de turismo, como as agências de viagens, meios de hospedagem, meios de transporte, locadoras de veículos, atrativos locais dentre outras, que podem ser ou não associadas à entidade; Parceiros Institucionais – organizações da sociedade civil (fundações e associações) bem como as instituições governamentais. Que podem ser ou não associadas à entidade.Mídia – reconhecerá uma iniciativa de profissionais de mídia que disseminem o tema da sustentabilidade no turismo, visando ampliar a qualidade e a repercussão da cobertura em relação ao tema. As iniciativas podem compreender reportagens em jornais e revistas impressos ou online, reportagens para veículos na internet (multimídia), rádio ou TV, podcasts, conteúdos produzidos por bloggers, influenciadores digitais e outras iniciativas de mídia inovadoras na temática desta premiação, desde que veiculadas publicamente nos diversos meios entre 1 de julho de 2021 e o último dia de inscrições.
Com o fim de reconhecer e estimular iniciativas acadêmicas no campo da sustentabilidade no setor de turismo, esta categoria engloba trabalhos acadêmicos (trabalhos de conclusão de curso, artigos acadêmicos, projetos de iniciação científica, projetos de extensão e cultura e outros projetos de pesquisa) de estudantes dos níveis técnico ou superior publicados entre julho de 2021 e fevereiro de 2023. O processo de seleção foi alvo de diálogo entre os jurados e a equipe técnica engajada no Prêmio. O resultado foi a manutenção de um percurso simplificado, subdividido em fases, de modo que os interessados apenas precisarão investir mais tempo na candidatura, à medida que for selecionado para as fases posteriores, com mais chances de vencer. Todos os participantes do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade serão avaliados, em todas as etapas do processo seletivo, quanto ao seu alinhamento com os valores da BRAZTOA: ética; comprometimento; sustentabilidade econômica, sociocultural e ambiental; inovação; criatividade; dinamismo e resiliência.
Adicionalmente, a premiação baseia-se em princípios norteadores ao longo de todo o processo: alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); colaboração acima da competição; confiança em lugar de controle, simplicidade na seleção; transparência em todo o processo; e valor compartilhado e parcerias multissetoriais. Vale ressaltar que o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade conta com o apoio de empresas do setor e com a chancela de importantes organizações, entre as quais a ONU por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Ministério do Turismo, ampliando o alcance e a credibilidade do selo. Clique aqui para saber mais e se inscrever.
VISTO BRASILEIRO
De janeiro a agosto de 2022, o país recebeu mais de 1,6 milhão de visitantes de outros países registrados como visita de turista. Isso é mais do que o dobro do resultado alcançado durante todo o ano de 2021, quando 596,7 mil estrangeiros com este tipo de visto desembarcaram no país. Os dados são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. A malha aérea internacional, em agosto, atingiu quase 81% de sua capacidade — algo que não ocorria desde 2019. Para atingir a meta de 100% da conectividade ainda este ano, a Embratur tem articulado com empresas aéreas a ampliação de rotas para o Brasil. Até fevereiro de 2023, devem entrar 195 novos voos e frequências adicionais à malha aérea internacional do país, tornando o acesso do viajante ainda mais fácil.
O gasto de visitantes estrangeiros no Brasil é outro indício de que a retomada do turismo no país ganha cada vez mais força. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, a receita gerada por turistas de outros países de janeiro a julho deste ano ficou em US$ 2,77 bilhões, praticamente o dobro do mesmo período em 2021, quando o gasto ficou em US$ 1,052 bilhão. “Este ano, ultrapassamos a marca de 1 milhão de turistas estrangeiros vindo ao Brasil pela primeira vez desde 2020 e o impacto econômico é reflexo deste fluxo. São receitas que alimentam e sustentam o setor, gerando emprego e renda para quem trabalha e vive do turismo”, destaca o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Diante deste cenário concreto de recuperação, a Embratur mira em ações de promoção do país no exterior para seguir ampliando a vinda de turistas estrangeiros. Com o apoio do Sebrae, a Agência marcará presença em seis feiras internacionais, nas cidades Buenos Aires, Las Vegas, Nova York, Londres, Assunção e Barcelona. Também promoveu, neste mês, cinco roadshows pela Europa, passando por Londres, Paris, Frankfurt, Madri e Lisboa. Além disso, vai realizar press trips com jornalistas e influenciadores de Colômbia, Chile, Argentina e Paraguai e Famtours com mercados dos Estados Unidos, Itália, França e Uruguai. Estão previstas ainda duas grandes campanhas publicitárias para os mercados europeu e latino-americano, além de uma específica voltada ao público da pesca esportiva, que será veiculada nos Estados Unidos, promovendo Cáceres, no Pantanal mato-grossense, e Barcelos, em Manaus, no Amazonas.
INTERCÂMBIO NA EUROPA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
Leia ainda: Tendências em hotelaria e alimentação fora do lar na Hotel Food Nordeste
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Preços das passagens aéreas estão nas alturas e travam o turismo nacional
SEBRAE – Forte recuperação dos setores de hospedagem e aluguel de bens móveis
A vida pode muito bem ser comparada a uma colcha de retalhos
IBGE confirma crescimento de volume de serviços e atividades turísticas
Planejamentos e comportamentos de reservas de viagens são afetados pelos aumentos dos custos
Manutenções e retrofits – Hotelaria precisa voltar a reinvestir !
Comprador da passagem aérea poderá transferir a titularidade do seu bilhete
A miséria humana maquiada de filtros na redes sociais marcam uma geração
Terapia Tântrica para casais – Conheça seus reais benefícios
Massagem tântrica é perfeita para se conectar profundamente
Hotel Fazenda Vale das Águas passa por completa renovação
Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores