Por Assessoria
FOCUARTE prepara ressaca de Carnaval com Bloco no Comércio e homenagem ao folclorista Ranilson França
Quem imaginava que só cairia na folia em 2024 está enganado! O FOCUARTE realiza no próximo dia 28 sua ressaca de carnaval reunindo diversos nomes da cultura alagoana em um só lugar. Com concentração a partir das 15h no estacionamento do Teatro Deodoro, a organização promete reunir uma diversidade de mestres, brincantes e artesãos de vários municípios que se reunirão para cair no frevo e homenagear Ranilson França, um dos nomes mais importantes na cultura de Alagoas.
“Como sempre o FOCUARTE inova em suas atividades, dessa vez ao som de muito frevo vamos homenagear, Ranilson, uma das figuras mais importantes e querida da nossa cultura popular.” Disse João Lemos, presidente do FOCUARTE.
Ranilson França falecido em 2006, foi professor e entusiasta do folclore alagoano, ao longo de sua trajetória aprendeu com Pedro Teixeira, Théo Brandão, José Maria Tenório Rocha, Josefina Novaes e outros importantes nomes o caminho de proteção e luta pelo não desaparecimento das tradições populares.
Durante o desfile do Bloco que percorrerá o calçadão do Centro de Maceió, haverá o batismo de um boneco gigante que está sendo confeccionado em Pernambuco. Após as comemorações, a peça iconográfica será enviada para a Casa da Cultura de Pilar, terra do homenageado.
“A homenagem contará com o batismo de um boneco gigante em homenagem à Ranilson. A peça está sendo confeccionada em Triunfo, sertão pernambucano. Será uma tarde linda repleta de emoções e folia”. Destacou Lemos.
O evento conta com o patrocínio cultural do Governo de Alagoas, Prefeitura Municipal de Maceió, apoio cultural do Museu Théo Brandão, Casa da Cultura e Museu ℎ Ramos, Diretoria dos Teatros de Alagoas, deputada Fátima Canuto, Prefeituras de Coqueiro Seco e do Pilar.
As camisas do Bloco serão trocadas por 01 kg de alimento não perecível através do contato: (82) 9.8833-9866 – Neide Souza.
Serviço:
Ressaca do FOCUARTE
Data: 28 de Março de 2023
Horário: 15h
Local: Concentração no estacionamento do Teatro Deodoro.