Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo
O descaso governamental (tanto federal como estadual e municipal) com o turismo é um fator gritante e que impede o desenvolvimento do setor.
TURISMO E A DANÇA DAS CADEIRAS
Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo. O descaso governamental (tanto federal como estadual e municipal) com o turismo é um fator gritante e que impede o desenvolvimento do setor. Criam-se dificuldades para se vender facilidades. Não é à toa que que não conseguimos ultrapassar o número de 6 milhões de turistas internacionais em nosso Brasil. Os trabalhos da Embratur e MTUr são simplistas e, quando começam a engrenar, inicia-se a troca, aliás a dança de cadeiras, onde políticos tomam os lugares de técnicos na área (no atual desgoverno não existem técnico em qualquer área). Agora acabou de entrar mais um político, Celso Sabino.
Para quem ainda não sabe, Celso Sabino é um deputado federal do União Brasil do Pará. Ele iniciou sua trajetória política ainda em 2010, quando se elegeu deputado federal pelo PR. Em 2013, migrou para o PSDB, onde ficou até o ano de 2021. Sabino é um nome próximo de Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados. Em 2020, foi líder de maioria da Câmara. De passado antipetista, Sabino chegou a, inclusive, criticar a indicação de Lula para a Casa Civil em 2015. Ele já apagou a postagem das redes sociais. Celso Sabino também foi muito próximo do governo de Simão Jatene (PSDB-PA), onde trabalhou como Secretário de Estado e de Trabalho, Emprego e Renda. O parlamentar também é próximo de Helder e Jader Barbalho, principais aliados do lulismo no Pará. Eles já publicaram fotos juntos e são considerados aliados políticos. O que essa criatura entende de turismo?
Com razão o presidente do Visite São Paulo e da Unedestinos, Toni Sando, se manifestou logo após a nomeação oficial de Celso Sabino como novo ministro do Turismo. O executivo lembrou dos 20 anos de Ministério de Turismo com 18 diferentes ministros, além de destacar que um “país tropical como o Brasil, abençoado por Deus e bonito por natureza”, merece uma gestão pública comprometida com o desenvolvimento do turismo, viagens e eventos. “Que coloque os interesses nacionais acima de interesses partidários. É preciso promover uma visão de longo prazo para contribuir com crescimento sustentável de um setor que pode gerar emprego muito rápido, que pode atrair mais investidores e que, consequentemente, pode gerar renda para o brasileiro ter uma vida melhor. Isso, desde que tenhamos políticas públicas e estabilidade para isso”, disse Toni Sando.
TURISMO EM SC
Em Santa Catarina não poderia ser diferente. O turismo só cresce mesmo graças a própria iniciativa privada. Na Serra Catarinense então é dramático. O turismo catarinense enfrenta deficiências que impactam negativamente a experiência dos visitantes. Uma das principais questões é a falta de infraestrutura adequada em certas áreas turísticas. Algumas regiões não possuem estradas bem conservadas, telefonia e internet, o que dificulta o acesso a pontos turísticos e causa transtornos aos viajantes. Além disso, a falta de investimentos em sinalização turística também é uma deficiência importante. Muitas vezes, os turistas encontram dificuldades para encontrar informações sobre locais turísticos, rotas e atrações, o que prejudica a experiência de explorar a região.
Outro desafio enfrentado pelo turismo catarinense é a falta de diversificação nas opções de lazer e entretenimento. Embora nossa Santa e Bela Catarina seja conhecida por suas belas praias, existem poucas alternativas para os visitantes que buscam atividades diferentes. A falta de investimentos públicos em museus e atrações culturais limitam as opções de lazer e deixam os turistas desapontados. Além disso, cabe ressaltar a sazonalidade, um eterno desafio para o turismo catarinense. Muitas cidades dependem fortemente da alta temporada para atrair visitantes, o que pode resultar em infraestrutura insuficiente e dificuldades de atendimento durante os períodos de pico, além de uma queda significativa no turismo durante as épocas mais tranquilas do ano. Essas deficiências do turismo catarinense destacam a necessidade de investimentos contínuos público/privados em infraestrutura, diversificação de atrações, preservação ambiental e estratégias para lidar com a sazonalidade, a fim de melhorar a experiência dos turistas e promover um desenvolvimento turístico sustentável.
PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE
As inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24 já estão abertas e elas vão até o dia 21 de agosto! A sua iniciativa pode ser a ganhadora do principal prêmio de sustentabilidade do turismo brasileiro. É muito simples e rápido se inscrever, aproveite essa oportunidade para dar visibilidade às iniciativas que transformam o turismo! De 2012 para cá, muitas histórias inspiradoras puderam ser contadas. O Prêmio completou 10 anos com mais de 900 iniciativas inscritas e 102 premiadas, provenientes de todas as regiões do Brasil. O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24 tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. É a oportunidade para sua iniciativa se tornar referência no mapa da sustentabilidade. Não fique de fora e inscreva-se aqui!
SUSTENTABILIDADE
Para quem ainda não sabe, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e melhorar a vida e as perspectivas de todos, em todos os lugares. Os 17 Objetivos foram adotados por todos os Estados Membros da ONU em 2015, como parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que estabeleceu um plano de 15 anos para alcançar os Objetivos. Todos os setores da sociedade devem se mobilizar para uma década de ação em três níveis: ação global para garantir maior liderança, mais recursos e soluções mais inteligentes para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; ação local incorporando as transições necessárias nas políticas, orçamentos, instituições e estruturas regulatórias de governos, cidades e autoridades locais; ação popular , incluindo jovens, sociedade civil, mídia, setor privado, sindicatos, academia e outras partes interessadas, para gerar um movimento imparável que impulsiona as transformações necessárias.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
No cerne da década de 2020-2030 está a necessidade de ação para enfrentar a pobreza crescente, capacitar mulheres e meninas e enfrentar a emergência climática. Mais pessoas em todo o mundo estão vivendo vidas melhores em comparação com apenas uma década atrás. Mais pessoas têm acesso a melhores cuidados de saúde, trabalho decente e educação do que nunca. Mas as desigualdades e as mudanças climáticas ameaçam desfazer os ganhos. O investimento em economias inclusivas e sustentáveis pode desencadear oportunidades significativas de prosperidade compartilhada. E as soluções políticas, tecnológicas e financeiras estão ao nosso alcance. Mas uma liderança muito maior e mudanças rápidas e sem precedentes são necessárias para alinhar essas alavancas de mudança com os objetivos de desenvolvimento sustentável.
BIKES E A SUSTENTABILIDADE
O Brasil não tem uma política industrial voltada ao setor de bicicletas, fortalecendo as indústrias, o setor de montagem e o comércio de bicicletas. Mais de 70% do custo de uma bicicleta é imposto, o que reduz sensivelmente o acesso a bicicletas melhores e mais baratas. Desta forma, é imperativo e urgente, até pela agenda global da Economia Verde, que o Brasil estimule o setor produtivo de bicicletas, juntamente com estímulo ao uso, com infraestrutura adequada e programas. Dessa forma vale a pena VOTAR EM SUSTSTENTABILIDADE e no projeto que cria Criação de uma Política Industrial para o setor de bicicletas com DESONERAÇÃO tributária. CLIQUE AQUI E VOTE.
MTB & CICLOTURISMO
Aconteceu a primeira reunião para a construção do manual brasileiro com parâmetros para sinalização de trilhas e rotas de cicloturismo e ciclismo de montanha (MTB). O documento é um produto inédito no país e deve ser lançado em setembro de 2023. Para esta realização, a Aliança Bike reuniu um grupo de especialistas para conduzir os trabalhos a partir de encontros técnicos, que envolvem diretamente o Ministério do Turismo, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Rede Trilhas, o Observatório do Cicloturismo e diversas organizações. A ideia surgiu a partir da necessidade de se criar um documento de referência para nortear as inúmeras iniciativas de criação de novos destinos cicloturísticos em todo o país, contemplando a visão e o padrão do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso já amplamente utilizado em todo o país. Serão realizados 10 encontros técnicos para a discussão dos temas que farão parte do Manual. O trabalho conta ainda com o apoio técnico de representantes de várias organizações, gestores de Rotas e Circuitos de Cicloturismo, acadêmicos, pesquisadores da área, operadores de produtos cicloturísticos e associações de ciclistas.
MEETING FESTURIS
Já estão abertas as inscrições para o Meeting Festuris. O valor do primeiro lote é de R$ 349,00 e podem se credenciar profissionais do turismo como: gestores públicos, empresários, empreendedores, acadêmicos e trade em geral. Nesta 35ª edição o Festuris vai trabalhar com o tema Capital Humano: Chave da Transformação. Segundo Marta Rossi, fundadora e CEO do grande evento de negócios turísticos das Américas: “A valorização das pessoas cria condições para desafiar, de maneira saudável, o indivíduo a fazer o seu melhor e estimular o trabalho em equipe, desenvolvendo ainda mais o empenho em fazer suas atividades de maneira cada vez melhor”. Já estão confirmados nomes como Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, Luiz Reginato, consultor, conselheiro e Professor – Governança Descomplicada. Além deles, o conhecimento será guiado por outros importantes nomes do Brasil nas áreas de negócios, empreendedorismo, gestão pública, além de personalidades com grandes lições de vida.
Em mais uma edição, o Meeting Festuris promete uma verdadeira imersão em intenso conteúdo com grandes profissionais e especialistas que possuem know-how empresarial. A programação deste ano ganha novo espaço no Serra Park, o Pavilhão Plátanos será exclusivo para as palestras do Meeting. Para garantir a sua inscrição, CLIQUE AQUI. O Festuris acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado. A programação ocorrerá no Serra Park, focando, ainda mais, nos espaços segmentados, tendo a certeza da efetivação de excelentes negócios, os espaços da feira são Luxury, Wedding, Green & Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Food and Drinks e, ainda a feira em geral. Mais informações AQUI ou nas redes sociais.
PRIMROSE & CASTELO SAINT ANDREWS
O Restaurante Primrose foi anunciado pela quinta vez como um dos vencedores no Restaurant Awards da Wine Spectator, revista norte-americana especializada em vinhos. Localizando no Castelo Saint Andrews em Gramado (RS), o Primrose é agora pentacampeão na categoria Best of Award of Excellence, que premia restaurantes do mundo todo por sua adega e culinária de excelência. Os restaurantes da lista também se destacam por oferecerem cursos internacionais para chefs, sommeliers e equipe, que aplicam o que aprendem na harmonização e no preparo dos pratos.
Reconhecido mundialmente por sua autenticidade e alta gastronomia, o Primrose já recebeu outros títulos importantes, como Melhor Restaurante de Hotel pela Revista Sabores do Sul e o prêmio World Luxury Restaurant Awards em oito diferentes categorias. Com cozinha majoritariamente franco-italiana, o restaurante dispõe de uma adega ampla e climatizada. Sede do Terroir Wine Experience, dedicado aos apreciadores do vinho, o espaço é perfeito para se preparar, ali mesmo, um delicioso jantar cercado pelos amigos e os melhores rótulos do Brasil e do mundo.
EXPO TURISMO PARANÁ
A Expo Turismo Paraná já tem data para 2024. Será realizada nos dias 7 e 8 de março e vai ocorrer no Viasoft Experience. O evento é um dos primeiros do ano para divulgação das novidades para a temporada 2024, conferindo visibilidade para operadoras de Turismo, destinos, companhias aéreas, cruzeiros, seguros-viagem, câmbio, serviços turísticos, entre outros. O evento, que é organizado e promovido pela ABAV-PR, tem se destacado pela qualidade de seu público, oportunidades de negócios e networking. Sendo realizado na capital do Estado, Curitiba, a Expo reúne as principais entidades do Turismo regional e recebe reuniões importantes do setor. Em 2024 a Expo Turismo Paraná chega a sua 28ª edição, terceira com o nome atual. A Expo também aproveita a reunião de agentes de viagens para divulgar as potencialidades do destino Paraná, que é rico em singularidades que não podem ser vivenciadas em outras regiões do país. O espaço reúne as 19 regiões turísticas do Estado em uma Mostra organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (SETU). Em 2024 essa ação chega a sua 18ª edição. Com capacitações, feira, rodada de negócios e muita criatividade na disposição dos expositores, a Expo Turismo Paraná é considerada um dos maiores eventos B2B do Turismo no Sul do país, no que se refere à qualidade e oportunidades.
FOZ DO IGUAÇU – DESTINO INTERNACIONAL
Foz do Iguaçu é o terceiro destino mais visitado por turistas estrangeiros a lazer no Brasil, aponta pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. A Terra das Cataratas também é destaque na preferência de viajantes em busca de negócios e eventos no país. O Estudo de Demanda Turística foi realizado com 37.634 turistas internacionais em 15 aeroportos e 10 fronteiras em 2016. Segundo o levantamento, dos entrevistados, 13,2% relataram que vieram ao Brasil para conhecer Foz do Iguaçu. Florianópolis aparece em seguida com 17,9%, principalmente em função do alto fluxo de argentinos que visitam as praias de Santa Catarina nos meses de verão. Foz tem muito mais turistas estrangeiros de outras nacionalidades. Recebe de forma constante, ao longo do ano, e não somente durante a temporada de verão, turistas de mais de 150 países. “Poderíamos dizer, então, que somos o segundo destino de turistas estrangeiros no Brasil, se desconsiderarmos os argentinos”, avalia o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.” Não é à toa que grandes empresas de entretenimento e hotelaria estão migrando de Gramado para Foz, uma vez que os custos são muito menores e aeroporto está muito próximo, até do Aeroporto Internacional de Puerto Iguassu.
Na área de negócios e eventos, o Destino Iguaçu também segue entre as cidades mais procuradas por turistas que viajaram ao Brasil por este motivo. Foz é uma das duas cidades não capitais que aparece na pesquisa do Ministério do Turismo. É importante ressaltar que a Terra das Cataratas é a 4ª no ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), como uma das cidades que mais recebeu eventos internacionais em 2016. Considerando a via de acesso, as cidades de Florianópolis e Foz do Iguaçu se destacam entre as viagens a Lazer realizadas por via terrestre. Conforme o levantamento, 66,9 % dos entrevistados chegaram até a fronteira por rodovias, enquanto que 81,4% viajaram até a capital catarinense. O turismo de “sol e praia” continua sendo o principal atrativo da vinda ao Brasil, responsável por 68,8% da motivação das viagens a lazer. Já 16,6% dos estrangeiros buscavam natureza, ecoturismo ou aventura em sua experiência em nosso país e 9,7% citaram o turismo cultural com principal motivo da escolha pelo país. Os entrevistados também destacaram como motivação a visitas a amigos e parentes (21%) e negócios, eventos e convenções (18,7 %).
BELLA DA SEMANA – LARI SOARES
Essa é a primeira vez que a Médica Veterinária Lari Soares posa nua. Estão prontos para ver o resultado do ensaio? Lari Soares deixou os assinantes malucos durante o ensaio ao vivo, posando nua pela primeira vez: “Foi uma experiência diferente, onde pude mostrar um pouco melhor de mim e com sensualidade pra quem estava assistindo”, afirmou a loira. Dona de um corpo escultural, conquistado com muito treino, essa musa da academia vai fazer você ainda mais apaixonado! O ensaio inédito com a loira Lari Soares nua vai já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Projeto Experiências do Brasil Rural – Roteiro Caminhos de Dona Francisca
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Levantamento de Viagens Corporativas apresenta relatório positivo
Brasil desperdiça sua maior potencialidade para se desenvolver
G20 do Turismo lançam manifesto – Reforma Tributária em prol do Turismo
Ecoturismo e Turismo de Aventura fomentam o setor com qualidade, segurança e sustentabilidade
Sejam muito bem-vindos ao inverno na Santa e Bela Catarina!
Relatório Abracorp aponta crescimento de 23% na hotelaria
Turismo sustentável ganha destaque nas férias dos brasileiros
Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde
Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental