TCE/AL participa da divulgação do I Seminário das ILPI’s de Alagoas
O Tribunal de Contas de Alagoas participou da divulgação do I Seminário das ILPI’s de Alagoas, com o tema: Transformando Vidas: O trabalho das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) de Alagoas na busca por mais dignidade e qualidade de vida para os seus residentes. O evento aconteceu nesta quinta-feira (19), na Uninassau Farol.
Realizado em alusão ao dia internacional da pessoa idosa, comemorado dia 1º de outubro. As ILPI’s são instituições governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a ser domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar. O evento tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido por estas instituições, na tentativa de desmistificar os estigmas associados a institucionalização da pessoa idosa.
Além de lideres das ILPIS, o momento contou com a presença da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, representantes de órgãos estaduais, bem como universitários que se interessam pela política e saúde da pessoa idosa. “Existe muito preconceito sobre esses locais, então estamos aqui para mostrar as instituições que temos em Alagoas e quais os serviços prestados”, destaca a responsável técnica da Casa do Idoso União dos Palmares, Ana Paula Moura.
Moradora do lar São Francisco de Paulo há cerca de um ano, Rosângela Rodrigues destacou sobre o acolhimento, alegria, descontração e atenção recebida. “É um local onde nós temos a mesma linguagem e pensamentos. Eu vivo cada dia como se fosse o último da minha vida. Cheguei no abrigo em estado de vulnerabilidade e agora eu costuro, bordo, leio na biblioteca, danço e faço academia”, confidencia a idosa, que palestrou durante o evento.
É crucial que o Brasil, além de adequar e aprimorar os cuidados ofertados nas ILPI’s, tenha uma política abrangente e consistente que promova o respeito aos direitos da população idosa. “Vivíamos em um país de jovens e agora estamos indo para outra fase, não estamos preparados para isso. Existe o preconceito da sociedade e a ignorância dos poderes públicos. É preciso deixar claro que as instituições federais, estaduais e municipais precisam olhar com mais atenção para essa causa”, afirma o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa.
TCE/AL participa da divulgação do I Seminário das ILPI’s de Alagoas
fonte: ASCOM TCE/AL