35ª Encatho & Eprotel tem programação intensa, recheada de reflexões
O que esperar da hotelaria e do turismo nos próximos anos? Como a Indústria 5.0 pode impactar seu negócio? Esses são alguns dos questionamentos que o Encatho & Exprotel busca responder
ENCATHO – TECNOLOGIA, TURISMO & HOTELARIA
O Encatho & Exprotel 2024, que teve início na terça (23.07) no CentroSul, em Florianópolis, prosseguiu nesta quarta-feira e quinta-feira, com uma programação intensa, recheada de reflexões e compartilhamento de informações. O que esperar da hotelaria e do turismo nos próximos anos? Como a Indústria 5.0 pode impactar seu negócio? Esses são alguns dos questionamentos que o Encatho & Exprotel busca responder, nesses três dias do evento, enquanto oferece um espaço de troca e aprendizado contínuo. O encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), está comemorando sua 35ª edição com grande estilo e um compromisso com o desenvolvimento do turismo e da hotelaria no estado. O objetivo é ampliar os horizontes dos participantes e encontrar as respostas que transformarão a atuação de cada um no setor. Durante os dias foram apresentadas, em sete salas paralelas, palestras, painéis, simpósio, além de reuniões de entidades do setor. A Exprotel abriu para a visitação do público com dezenas de empresas apresentando produtos e serviços que atendem a variados perfis de empresários e diferentes tipos de meios de hospedagem e empreendimentos. No local, os visitantes encontram encontram desde itens para higiene e limpeza até sistemas de gestão empresarial.
DIVERSIDADE DE PRODUTOS
Na Exprotel há uma diversidade de produtos, como louças e artigos para mesa posta, além de serviços como impulsionamento em redes sociais e gestão de conversas no WhatsApp. O espaço também abrange destinos turísticos locais, playgrounds e soluções em energias alternativas. As opções oferecidas abrangem diversos setores, atraindo a atenção de profissionais e empresários de todas as áreas do negócio. “Estou visitando a Exprotel em busca das novidades e das novas tecnologias em um espaço único, com muitas opções”, destacou Alessandra Medeiros, gerente comercial da EcoHotel Navegantes. Já Fernanda Ubanski, secretária executiva, disse que fechou uma parceria com a Matinali têxtil. “Em agosto teremos o retiro da empresa e estou procurando na Exprotel brindes para os colaboradores. Já encontrei”.
CONHECIMENTO
Diego Artur Tamanini, empresário do ramo de Hotelaria, está participando do Encatho & Exprotel, pela primeira vez. “Vim buscar conhecimento que está desenvolvido na área e uma forma adequada de começar esse ramo de uma maneira mais profissional. Estou muito satisfeito com o evento, para mim está 100%”, disse. Diego iniciou unidades de locação e está construindo sua primeira pousada no Sul da Ilha de Florianópolis. Maiele Marina, gerente da rede de hotel Valerim, falou sobre a importância do evento para conhecer diferentes opções de fornecedores. “Queremos renovar o estoque do enxoval da nossa rede hoteleira. Encontrei novidades e tendências em outras áreas, produtos que nem estava procurando. Também venho a feira prestigiar os parceiros, que sempre tem algo novo para contribuir em conforto e fidelidade para os hospedes”, disse.
GASTRONOMIA CATARINENSE
A palestra “O Rumo da Gastronomia Catarinense e a Valorização dos Nossos Produtos” conduzida pelo Chef Felipe Silva, abordou a crescente valorização dos produtos regionais e a transformação da gastronomia em Santa Catarina. Felipe Silva destacou a importância de redescobrir e integrar ingredientes locais na alta gastronomia, trazendo uma nova perspectiva à culinária catarinense. Os principais temas apontados foram a influência europeia e tradição catarinense e as oportunidades na gastronomia hoteleira. “A valorização dos produtos catarinenses está moldando um novo rumo para a gastronomia local, promovendo sustentabilidade e inovação. É preciso valorizar o estado de Santa Catarina e sua rica cultura gastronômica”, disse o Felipe Silva, Chef no Osli Restaurante e responsável pela operação gastronômica do LK Design Hotel.
DIVERSIDADE DE PRODUTOS
Na Exprotel há uma diversidade de produtos, como louças e artigos para mesa posta, além de serviços como impulsionamento em redes sociais e gestão de conversas no WhatsApp. O espaço também abrange destinos turísticos locais, playgrounds e soluções em energias alternativas. As opções oferecidas abrangem diversos setores, atraindo a atenção de profissionais e empresários de todas as áreas do negócio. “Estou visitando a Exprotel em busca das novidades e das novas tecnologias em um espaço único, com muitas opções”, destacou Alessandra Medeiros, gerente comercial da EcoHotel Navegantes. Já Fernanda Ubanski, secretária executiva, disse que fechou uma parceria com a Matinali têxtil. “Em agosto teremos o retiro da empresa e estou procurando na Exprotel brindes para os colaboradores. Já encontrei”.
RENOVANDO A HOTELARIA
Diego Artur Tamanini, empresário do ramo de Hotelaria, está participando do Encatho & Exprotel, pela primeira vez. “Vim buscar conhecimento que está desenvolvido na área e uma forma adequada de começar esse ramo de uma maneira mais profissional. Estou muito satisfeito com o evento, para mim está 100%”, disse. Diego iniciou unidades de locação e está construindo sua primeira pousada no Sul da Ilha de Florianópolis. Maiele Marina, gerente da rede de hotel Valerim, falou sobre a importância do evento para conhecer diferentes opções de fornecedores. “Queremos renovar o estoque do enxoval da nossa rede hoteleira. Encontrei novidades e tendências em outras áreas, produtos que nem estava procurando. Também venho a feira prestigiar os parceiros, que sempre tem algo novo para contribuir em conforto e fidelidade para os hospedes“, disse.
SEGURANÇA NA HOTELARIA
Já o painel “Segurança da Informação na Hotelaria em Tempos de LGPD”, foi apresentado por Alexandre Medeiros, advogado certificado pela IAPP, com mais de 25 anos de experiência em tecnologia e segurança da informação, especialista em defesa cibernética, compliance e gestão de risco e Marco Antônio, Diretor dos Representantes Estaduais e Municipais na AOPD e Consultor de Segurança da Informação e LGPD. Marco ajuda empresas a implementar medidas de segurança robustas e a cumprir a legislação. A moderação foi de Juarez Tavares, CEO da Magia Parks & Resorts, que trouxe uma visão abrangente sobre os desafios e melhores práticas em segurança da informação no setor. No painel foi ressaltado que a segurança da informação é um desafio crítico no setor hoteleiro e de turismo, especialmente em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Proteger informações pessoais dos clientes é essencial não só para cumprir a legislação, mas também para manter a confiança e a reputação das empresas”, disse Alexandre Medeiros. O painel também destacou a importância da LGPD, que estabelece normas claras para o tratamento de dados pessoais, exigindo que os hotéis adotem medidas rigorosas de segurança para proteger as informações dos hóspedes contra acessos não autorizados e ciberataques.
“Cumprir essas regulamentações é vital para manter a confiança dos clientes e assegurar a continuidade dos negócios”, enfatizou Juarez Tavares. Por último, os painelistas falaram das estratégias para minimizar riscos, compartilhando exemplos práticos e dicas sobre as melhores práticas de segurança. Foram explanadas estratégias para reduzir a exposição a ameaças internas e externas, a importância de uma cultura de segurança da informação nas empresas, e como garantir a privacidade e proteção dos dados dos hóspedes. “A ameaça a qualquer empresa está atrás do balcão, não é hacker, não é vírus, é uma pessoa. Por isso a importância da segurança das contratações, e o pessoal do RH precisa participar desse processo. É preciso construir uma cultura de segurança”, disse Marco Antônio.
CUSTOS, CONTROLE E QUALIDADE
A palestra Custos, Controle, Qualidade e Comercialização na Hotelaria: O Que a Tecnologia Pode Fazer Pelo Hotel? A palestra de Marco Tulio Quina foi uma oportunidade única para os participantes aprenderem sobre a integração da tecnologia na gestão hoteleira, diretamente de um líder com vasta experiência e sucesso comprovado no setor. Desde 2004, ele atua na Realhotéis, liderando a implantação e gestão de treinamentos especializados, moldando a eficiência de inúmeras operações hoteleiras. Na visão de Marco Tulio Quina, o cenário hoteleiro enfrenta desafios crescentes em eficiência e competitividade, especialmente com a influência das Online Travel Agencies (OTAs) e a necessidade de constante inovação. Neste contexto, Marco Tulio Quina, explicou como a tecnologia moderna pode transformar a gestão hoteleira. A sessão explorou como sistemas integrados e estratégias digitais podem melhorar a lucratividade, atrair e fidelizar hóspedes, além de oferecer melhores estratégias de precificação e marketing. Na abordagem holística, Quina enfatizou a importância de entender a operação hoteleira de forma holística, equilibrando todos os aspectos da gestão para uma administração mais eficaz. A palestra destacou também como a tecnologia pode proporcionar estratégias inovadoras que beneficiam tanto os hóspedes quanto os gestores hoteleiros. Com mais de 120 hotéis e pousadas em seu portfólio, Quina possui vasta experiência em operações hoteleiras de diversos calibres e consultoria internacional.
SOLUÇÕES FINANCEIRAS E LIDERANÇA FEMININA
“As soluções financeiras para a rede hoteleira” foi o tema explorado, em uma apresentação de 15 minutos, por Cristiana Gabriela Kersting, assessora jurídica do Sicredi. Entender as demandas do segmento e o que a instituição financeira pode apoiar. Na oportunidade fez uma apresentação da atuação do Sicredi. Já o “Jurerê in_: O papel da liderança feminina no desenvolvimento turístico” foi o último painel apresentado na manhã dessa quarta-feira. O painel enfatizou o impacto significativo da liderança feminina na transformação e inovação do setor turístico, exemplificado pelo desenvolvimento sustentável de Jurerê Internacional, agora conhecido como Jurerê in_. A discussão abordou como a liderança humanizada e inovadora está remodelando o setor turístico, com especialistas explorando práticas sustentáveis e modelos de negócios que colocam as pessoas no centro da gestão. Entre as painelistas, Salete Pereira, Patricia Pires e Aksia Amorim compartilharam suas experiências e estratégias bem-sucedidas implementadas em Jurerê Internacional e Jurerê Open.
Salete Pereira, coordenadora corporativa em sustentabilidade do grupo Habitasul, destacou suas práticas de responsabilidade social e ambiental. “A sustentabilidade acontece quando a mudança começa por nós”, destacou Salete. Patricia Pires, gerente geral do Jurerê Open, trouxe sua vasta experiência no setor varejista e na gestão de shoppings. Aksia Amorim, diretora do Jurerê Beach Village, contribuiu com sua experiência no setor hoteleiro. “Não tem que fugir do tradicional. A competência tem que existir”, disse. E acrescentou: “Tive o privilégio de trabalhar em empresas grandes e renomadas, mas estar numa empresa como o grupo Habitasul, onde o propósito e os valores são os mesmos, suas ideias e espaços são valorizados e que você possa contribuir de forma integral é muito gratificante. Vim com uma expectativa grande e consegui superar”, afirma Salete, que tem experiência de. mais de 20 anos no setor da hotelaria.
DOBRANDO A PRODUTIVIDADE
Por sua vez, o painel “Como dobrar a produtividade de vendas do seu hotel” foi apresentado pelos especialistas Alex-Sandro de Souza, CEO da Tribuzana Marketing Hoteleiro; Leonardo Silveira, CEO da Foco Tecnologia, e Vinicius Pavei, co-fundador e diretor de Tecnologia e Produto na Asksuite. No início do painel, Leonardo apresentou dados relevantes. No google, em janeiro, 663 mil pessoas pesquisaram por hospedagem em Florianópolis. Já em abril este número ficou em 267 mil pessoas. Leonardo Silveira destacou que a simplificação e automação dos processos são fundamentais para aumentar a produtividade, permitindo que os hotéis se concentrem mais no atendimento ao cliente e menos em tarefas administrativas. “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”, apresentou Vinicius Pavei, na frase do irlandês William Thompson. Ele explicou que a integração de tecnologias avançadas, como chatbots e sistemas de gestão de reservas, facilita a comunicação com os hóspedes e aumenta a eficiência operacional, focando a equipe de vendas na conversão de leads em reservas. Alex-Sandro de Souza, moderador do painel, enfatizou que a automação de tarefas repetitivas melhora a produtividade e proporciona uma experiência mais personalizada para os hóspedes, liberando a equipe para desenvolver estratégias de marketing e vendas. Sobre os benefícios de dobrar a produtividade de vendas, eles elencaram as seguintes questões: vender mais com menos esforço, melhorar a experiência do cliente, aumentar a lucratividade do hotel, operação mais ágil e eficaz, refletindo na satisfação dos hóspedes e na rentabilidade do hotel.
ABAV EXPO 2025
Em conversa com a Vice-Presidente da ABAV Nacional, Conceição Junckes, durante a 35ª Edição da Encatho & Exprotel em Florianópolis, recebi a primeira lista de expositores confirmados na edição deste ano, que acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília – DF, entre os dias 26 a 28 de setembro. Entre os nomes, estão os principais players do mercado de turismo que planejaram as agendas para fazer negócios, promoções de marca, relacionamentos e se capacitar na maior feira de turismo da América Latina. Entre as operadoras já confirmadas estão presentes: Abreu Viagens e Turismo, Bancorbrás Turismo, Bedsonline, BeFly, Bestbuy Travel, Cativa Operadora, CVC Agentes, Diversa Turismo, Easy Travel Shop, EHTL Viagens, Euromarmara, Europlus Viagens, Expedia TAAP, Frt Operadora De Turismo, Grupo Brt Consolidadora e Operadora, HotelDO, Interep Viagens e Turismo S.A, Litoral Verde Viagens, Lusanova, Minasia Consultoria e Turismo Ltda, Nice Via Apia, Personal Brasil Tour Operator, R11 Travel, Schultz Operadora, Tbo, Transmundi Operadora, Trend Viagens/ Rexturadvance/ Visual Turismo, Turistafc, Viagenspromo e VPT – Viajes Para Todos. Já as operadoras receptivas são: Agência Jeri Paraíso Tropical, Operadora Deserto do Jalapão, Jalapoeiros e Planeta Tur.
COMPANHIAS DE CRUZEIROS E HOTELARIA
Estarão presentes as companhias de cruzeiros Costa, Discover Cruises, Msc Cruzeiros, Norwegian Cruise Line Holding e Velle Representações. Já na hotelaria, estrão presentes a Atlantica Hospitality International, Aviva – Costa Do Sauípe, Blue Tree, Collection Hotels & Resorts, Gav Resorts, Hplus Hotelaria, Iberostar Beachfront Resorts, Louvre Hotels Group – Brazil, Nobile Hotels e Resorts, Plaza Brasília Hotéis, Pousada Dos Pireneus Resort, Rede Windsor de Hotéis, Villa Park Hotel e Wz Hotel Jardins. A Almawave Do Brasil, Civitatis Tours, Juniper Technologies Corporation, Monde, Sendpulse, Sistema Receptivo Soft-Tur, Valepay, Wetravel e Wts compõe o segmento de tecnologia do evento. O evento ocupará os pisos 1, 3 e 4 do CICB num total de mais de 30.000 m², apresentando empresas, destinos turísticos e organizações do trade, ou de outros segmentos que desejam expandir suas ações com o mercado de turismo. No piso 1 os visitantes poderão visitar os destinos brasileiros, e também participar da área de capacitação exclusiva da ABAV Expo, a ABAV Talks, que promoverá mais de 60 palestras em 4 arenas temáticas.
DESTINOS INTERNACIONAIS
Por sua vez, no piso 3, estarão presentes os destinos internacionais, a ABAV Travel Tech, área de tecnologia do evento, o Espaço das Operadoras, a Área das Embaixadas, que é uma novidade para o evento deste ano e diversos outros expositores. O site do evento conta com mais informações sobre a ABAV Expo 51, além dos números das edições anteriores. Segundo a Vice Conceição, em breve serão divulgados mais expositores presentes na feira. A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Foi fundada em 1953, e tem mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País. A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde sua fundação e integrante do WTAAA – World Travel Agencies Association Aliance, Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global.
51ª ABAV EXPO
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, o maior evento do Turismo brasileiro e um dos principais do calendário latino-americano. Reúne profissionais do Turismo do mundo todo, e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. É também o único evento itinerante no país, promovendo destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023. Foi considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes. Para saber mais sobre a ABAV Expo, CLIQUE AQUI.
MEETING FESTURIS – INSCRIÇÕES ABERTAS
Meeting do Festuris abre inscrições no dia 30/07. A programação do 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, dedicará duas manhãs para o tradicional Meeting, que terá sete horas de conteúdos com vários palestrantes. A reunião com palestra será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, das 8h30 às 12h, e as inscrições serão abertas na terça-feira, dia 30 de julho. Profissionais do trade turístico e da imprensa, gestores públicos e estudantes estão convidados a participarem do Meeting. O valor do passaporte para participação é R$ 349 e, além do conteúdo programático deste palco, a credencial garante acesso à feira de negócios do Festuris. Para os agentes de viagens, o valor de inscrição é R$ 190 + R$ 20 de transporte solidário. A temática central do Meeting estará voltada a Conexão Futuro, tendo dentre os assuntos discutidos o turismo regenerativo e a sustentabilidade. A grade de conteúdo vai dar destaques à informação, inovação, tendências do mercado, networking, promoção de destinos e aprendizado. Parte do valor das inscrições será doado para a campanha “SOS PcD RS”, da Semearhis, que fornece equipamentos para pessoas com deficiência e que foram afetadas pelas enchentes no estado. Os recursos angariados com o transporte solidário serão destinados à Escola Municipal Vicente Casagrande.
NATALIA PISONI – NOVOS VOOS
Após 11 anos trabalhando com a promoção da Argentina, Natalia Pisoni anunciou nesta semana que está deixando a Inprotur. A executiva, que ocupava o cargo de coordenadora de mercados internacionais no órgão, cumpre função até o dia 31 de julho e deve anunciar em breve seus novos projetos profissionais. Natália adiantou que irá assumir um novo cargo em uma operadora receptiva da Argentina, mas que deve seguir trabalhando de perto com o mercado brasileiro. “Vou continuar trabalhando com o mercado brasileiro bem de perto, dando continuidade a estes laços e relacionamentos que criei nos últimos anos”. “Oficialmente me desligo da Inprotur no dia 31 de julho e começarei em um nova empresa, que irei revelar em breve. Queremos fazer um barulho no mercado. Mas estou indo para uma operadora da Argentina, uma empresa muito séria, de muito tempo no mercado e com um trabalho enorme com muitos clientes no Brasil. Isso é o que posso revelar no momento: vou continuar trabalhando com o mercado brasileiro bem de perto, dando continuidade a estes laços e relacionamentos que criei nos últimos anos”, revelou Pisoni. Natalia se mostrou animada para participar de feiras e eventos, agora ‘do outro lado’ do jogo. “Por anos, fiquei na produção e na organização destes eventos da Argentina e agora estou animada para participar como parte do setor privado, mudar um pouco o lado”, complementou.
Leia ainda: TAP Air Portugal é presença confirmada na Encatho & Exprotel
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Aeroporto internacional Salgado Filho reabre em outubro
Floripa Airport conquista Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC
Hotelaria se beneficia com a demanda das férias de julho
Santa Catarina é um estado com um potencial turístico extraordinário
Atual crise de valores com que se vê aturdida a humanidade
Gente cuidando de gente reabilitando criaturas humanas que perderam tudo
Floripa Airport inaugura rotas entre Florianópolis, Amsterdam e Bruxelas
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental