Floripa Airport conquista Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC
O Aeroporto de Florianópolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, um reconhecimento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
FLORIPA AIRPORT SUSTENTÁVEL
O Aeroporto de Florianópolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, um reconhecimento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que avalia e classifica os aeroportos por suas iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação. O terminal de Florianópolis foi o mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros, em segundo lugar ficou o aeroporto de Vitória. Os dois aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil repetiram as posições conquistadas na última edição do prêmio. O Prêmio Aeroportos Sustentáveis reconhece os operadores aéreos e aeroportuários que implementaram as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com a aderência de suas iniciativas aos critérios estabelecidos pela ANAC. O programa Aviação Sustentável não tem caráter regulatório e conta com a adesão voluntária dos participantes. O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, esteve em Brasília nesta semana e recebeu os certificados do Diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira (foto).
Entre os sete itens avaliados estão quatro temas centrais desenvolvidos pela Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Um dos destaques no Aeroporto de Florianópolis, é o alto índice de desvio de aterro de resíduos produzidos no terminal de aterro, atualmente 82% são encaminhados para reciclagem, compostagem e coprocessamento. Para contribuir ainda mais com a descarbonização da indústria da aviação a Zurich Airport Brasil investiu R$ 13 milhões para instalar no Aeroporto de Florianópolis o sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo. Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto – adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), por meio de um sistema instalado nas dez pontes de embarque. Desde a implantação do sistema, em março deste ano, deixaram de ser emitidas 819 toneladas de CO².
ENCATHO & EXPROTEL 2024
Na última quinta-feira (11), no Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, aconteceu a Sessão Ordinária em homenagem à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, pela 35ª edição do Encatho & Exprotel, que acontece entre os próximos dias 23 a 25 de julho, reunindo líderes e profissionais do turismo e hotelaria, no CentroSul, em Florianópolis. Sem dúvidas a ABIH-SC do sempre Presidente Osmar Vailatti, vem impulsionando o turismo e o comércio do Estado por meio de ações que propiciam networking, cursos, workshops, palestras, treinamentos e consultorias para aperfeiçoamento profissional. Essa homenagem representa o reconhecimento do impacto que o Encatho & Exprotel teve ao longo de suas 35 edições.bem como o seu papel crucial na evolução da hotelaria e do turismo em Santa Catarina. Este evento tem sido um espaço para inovação, formação profissional e fortalecimento das redes de negócios no setor. A contagem regressiva para comemorar a 35ª edição do Encatho & Exprotel já começou. Dentro de poucos dias o macrossetor turístico catarinense estará reunido para debater “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo e Hotelaria”. E, diante de uma data tão representativa, é fundamental reconhecer a trajetória deste evento que se tornou um marco no calendário do turismo e da hotelaria no Brasil. Desde a sua primeira edição em 1984, o evento tem crescido e evoluído, acompanhando as transformações do setor e antecipando as necessidades de seus participantes.
35ª ENCATHO
De uma pequena reunião de hoteleiros até se tornar um dos mais influentes encontros do setor no Brasil. Este evento, criado e mantido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), celebra sua 35ª edição com a promessa de continuar impulsionando inovação, sustentabilidade e eficiência operacional. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, organizadora do evento, tem quase 60 anos de atuação e demonstra um compromisso inabalável com o desenvolvimento do turismo e da hotelaria no Estado, apoiando e promovendo ações que beneficiam direta e indiretamente todo o setor. Este evento se mantém como uma plataforma vital para o conhecimento, a inovação e o crescimento do turismo e da hotelaria, ajudando a moldar o futuro de uma das indústrias mais importantes do Brasil, a do turismo. Quanta história deste evento que passou de uma pequena reunião em uma sala de hotel para um dos maiores encontros da hotelaria no país. O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho, se constitui numa reunião para tratar de assuntos de interesse do setor através da troca de informações técnicas e tecnológicas, apresentação de cases e uma ampla discussão de pauta em comum dos empresários e lideranças do segmento. Cada ano um tema de vital importância para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos negócios.
O tempo foi passando e os interesses também. Na virada do século, em 1999, era realizado o 13ª Encatho e 11ª Exprotel e, junto com ele surgia o 1º Encontro Sul Brasileiro de Hotéis. Já em 2004, em uma extraordinária parceria com a ABAV-SC, o 18ª Encatho e 16ª Exprotel passaram a contar também com a Feira Catarinense de Turismo – FECATUR 2004 que, um ano depois passou a ser chamado de ECATUR – Encontro Catarinense de Turismo. Desde então, a ABIH-SC abraçou a responsabilidade de unir as entidades do trade e o Encatho passou a ser o evento que reúne não apenas hoteleiros, mas as lideranças do turismo catarinense, aproximando o poder público da iniciativa privada e potencializando o que temos de melhor, os atrativos e a hospitalidade, além de oportunizar negócios e conexões. A Exprotel – a feira que acompanha o Encatho desde 1986 – oferece um espaço para fornecedores do setor apresentarem seus produtos e serviços mais recentes, desde soluções de software e serviços até novidades em equipamentos e suprimentos. É uma oportunidade única para networking, descoberta de novas tecnologias e realização de negócios.
A oportunidade de ter um contato direto com o proprietário ou o responsável pelo departamento de compras sempre foi o que atraiu as grandes empresas fornecedoras para o evento. Ao longo dos anos, a exposição ganhou destaque contanto hoje com a participação de empresas nacionais, fornecedoras de marcas consagradas, com a apresentação de produtos e serviços de alta qualidade a preços diferenciados durante o evento. Só nesta edição são 86 espaços de exposição e dezenas de empresas que apresentam produtos e serviços que atendem os diferentes perfis de empresários e categorias de meios de hospedagem. Desde que foi realizado pela primeira vez em 1984, cada diretoria que assumiu a ABIH-SC sempre lutou para ampliar e fortalecer o Encatho, conferindo a seus associados e colaboradores mais oportunidades de negócios e qualificação. A ABIH-SC está consciente da sua missão em realizar este grande encontro para atender os anseios dos empresários do setor e também reunir todos os tipos de meios de hospedagem, agências de viagens, restaurantes, imprensa especializada, clubes de turismo, instituições de ensino, IGRs, fornecedores e prestadores de serviços, profissionais e estudantes, entre outros, com o objetivo de atualização e qualificação de toda cadeia produtiva do turismo, além de proporcionar negócios, relacionamento e muita troca de experiência.
“Mais um ano em que pensamos a programação, buscamos no mercado os melhores especialistas e preparamos um espaço para uma verdadeira imersão nas melhores práticas em cada uma das diversas área que envolvem um hotel”, afirma Josiane Castilhos, uma das responsáveis pela programação. E ela completa: “O melhor é que tudo isso é gratuito, basta acessar o site e já garantir a sua inscrição”. Ao todo, mais de 40 especialistas sobem ao palco, entre eles, Ravell Nava, oferecendo estratégias para crescimento e gestão empresarial, com a palestra “As oito alavancas do crescimento empresarial”. O evento também contará com o painel “Jurerê in_: O papel da liderança feminina no desenvolvimento turístico”, destacando o desenvolvimento de um destino e o papel da liderança feminina. Outros temas relevantes incluem a “Robotização da área financeira na hotelaria”, por Cláudio Azevedo, e uma discussão sobre “Como dobrar a produtividade de vendas do seu hotel”, trazendo perspectivas inovadoras sobre gestão e operações hoteleiras. Outras palestras e painéis envolvendo temas como análise preditiva de dados, experiência do consumidor, LGPD, gastronomia catarinense e energias alternativas. Para conferir toda programação e já garantir a sua inscrição gratuita CLIQUE AQUI.
TURISMO NA ESPANHA
Enquanto aqui no Brasil, há longos e longos anos anos, não consegue receber mais do seis milhões de turistas, uma vez que não temos infraestrutura, segurança e conectividade para tanto, à Espanha, em meio a revolta contra turistas, deve bater recorde e receber 41 milhões de estrangeiros, um novo recorde neste verão segundo as previsões publicadas na quinta-feira pelo Ministério do Turismo, em meio a uma crescente revolta da população contra o turismo excessivo. Este número é 13% superior ao do verão de 2023, quando foi estabelecido o recorde anterior, disse o ministério em um comunicado de imprensa. Espera-se que as receitas turísticas geradas pelos visitantes estrangeiros aumentem 22%, até os 59 bilhões de euros (64 bilhões de dólares), acrescentou. Estes dados confirmam o “sucesso do modelo turístico da Espanha”, disse, em declarações à imprensa, o ministro espanhol do Turismo, Jordi Hereu, destacando o forte aumento dos gastos turísticos, “acima do número de visitantes”. Segundo destino turístico mundial depois da França, a Espanha recebeu no ano passado 85,1 milhões de visitantes estrangeiros, principalmente britânicos, franceses e alemães. Um número recorde que, segundo as previsões do Governo, será amplamente superado este ano.
Também segundo a entidade financeira Caixabank, a Espanha poderia receber mais de 90 milhões de turistas em 2024 graças à recuperação econômica europeia e à imagem de segurança que o país transmite, em um contexto de tensões internacionais. De acordo com a patronal Exceltur, que publicou na quinta-feira suas próprias estimativas, as receitas geradas pelo setor turístico espanhol aumentarão 5,3% interanual neste verão, e 4,6% no total de 2024 em relação a 2023. Se estas previsões se confirmarem, o produto interno bruto turístico da Espanha “superaria pela primeira vez os 200 bilhões de euros”, elevando sua parte na economia espanhola para 13,2%, detalha a Exceltur. Estas projeções são conhecidas em um momento de protestos contra o excesso de turistas, nas Ilhas Baleares ou nas Canárias, passando por Barcelona, onde milhares de pessoas voltaram a se manifestar no sábado para exigir “limites” ao número de visitantes. Os manifestantes denunciam o ruído, a congestão das infraestruturas de transporte e o aumento do preço da moradia, que disparou nos últimos anos, devido principalmente à conversão de muitos apartamentos em habitações de aluguel turístico.
SANTA CATARINA & PORTUGAL
Para aumentar ainda mais o número de brasileiros na Europa, a comitiva catarinense em missão em Portugal, liderada pelo governador Jorginho Mello, não tratou só de turismo por conta dos novos voos entre Florianópolis e Lisboa, mas também visita técnica no Porto de Sines, o maior daquele país. Na ocasião, o governador e o presidente do Conselho de Administração do Porto, José Luis Cacho, assinaram um termo de cooperação para troca de conhecimento e informações acerca da atividade portuária, principalmente, com relação às novidades tecnológicas e temas como a descarbonização dos portos. Para as autoridades, a parceria também vai ampliar o acesso ao mercado europeu, potencializar as exportações e consolidar novos negócios. “Santa Catarina tem uma logística de transporte eficiente, com cinco portos. Apresentamos isso para os portugueses e selamos essa parceria que vai permitir que a gente possa avançar ainda mais, modernizar as operações e trazer mais produtos catarinenses para Portugal e para a Europa”, disse o governador Jorginho Mello. “Nós vamos ter voos diretos de Florianópolis a Lisboa, agora temos essa parceria via portos, envolvendo vários setores, ou seja, é uma grande oportunidade de fortalecer e expandir uma relação de comércio exterior que daqui de Portugal pode avançar por todo o continente europeu”, assinala Beto Martins (a direita na foto). O secretário cita ainda que a empresa que opera no terminal da Portonave, em Navegantes, é a mesma que opera no Porto de Sines, o que amplia a possibilidade de ações conjuntas para o desenvolvimento mútuo.
Na sede da TAP Air Portugal com o CEO da companhia, Luís Rodrigues, além de discutirem a operação do voo inaugural, que inicia em setembro, os representantes catarinenses e a equipe da TAP Air Portugal celebraram um marco importante: mais de 19 mil passagens já foram vendidas para os próximos três meses. O número expressivo demonstra o forte interesse e a demanda por essa conexão direta entre as duas cidades. “O voo direto entre Florianópolis e Lisboa é uma grande conquista para Santa Catarina. Ele representa uma nova porta de entrada para o turismo e negócios, potencializando o desenvolvimento econômico e cultural do nosso estado”, destacou o governador Jorginho Mello. Durante o encontro, a comitiva catarinense apresentou as diversas potencialidades de Santa Catarina, destacando o estado como um importante destino turístico e comercial. A reunião teve como objetivo principal fortalecer os laços entre Santa Catarina e o país europeu, bem como o trabalho junto à TAP Air Portugal para garantir o sucesso e a continuidade da nova rota.
“Estamos muito animados com essa nova rota, que certamente trará ainda mais visitantes europeus para desfrutar das belezas e atrações de Santa Catarina. Esta parceria reforça nosso compromisso de promover o estado como um destino de excelência”, afirmou Catiane Seif, secretária adjunta do Turismo. Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal, também comentou sobre a parceria: “A TAP está empenhada em ampliar suas operações no Brasil, e Florianópolis é um destino estratégico. Estamos confiantes de que esta nova rota será um sucesso, proporcionando mais conforto e conveniência aos nossos passageiros”. A nova rota Florianópolis – Lisboa promete facilitar o fluxo de turistas europeus para as atrações de Santa Catarina, ao mesmo tempo em que oferece aos catarinenses uma conexão direta com a Europa, promovendo ainda mais o intercâmbio cultural e econômico.
Santa Catarina é um estado conhecido por suas paisagens diversificadas, que incluem praias paradisíacas, serras encantadoras e uma rica herança cultural. O estado é um dos principais destinos turísticos do Brasil, atraindo visitantes do mundo inteiro. E o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, foi recentemente eleito o melhor aeroporto do Brasil pela quarta vez consecutiva, reforçando a infraestrutura de alta qualidade e a capacidade de receber um crescente número de turistas e negócios. A TAP Air Portugal é uma companhia aérea portuguesa, com uma ampla rede de destinos internacionais. Foi criada em 14 de março de 1945, com o nome “Transportes Aéreos Portugueses”, e tem sede em Lisboa e hub no Aeroporto Humberto Delgado, o maior aeroporto em movimentação de Portugal. Foi eleita, por 10 anos consecutivos, a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelos World Travel Awards em reconhecimento ao seu serviço de excelência. Além disso, recebeu o MICE Award como Melhor Companhia Europeia. A companhia vai operar de Florianópolis, em Santa Catarina, às terças, quintas e sábados, utilizando a aeronave Airbus A330-200 que transporta 269 passageiros, 244 em classe Econômica e 25 em Executiva. Os voos começam a partir do dia 3 de setembro. A escolha de Florianópolis como o 12º destino da TAP no Brasil, vai permitir continuar a desenvolver a estratégia de diversificação no mercado mais importante da TAP, reforçando junto dos brasileiros a conveniência geográfica de Portugal como porta de entrada para mais de 50 destinos na Europa.
ENFRUTE – FRAIBURGO – TERRA DA MAÇÃ
O Parque da Maçã receberá o encontro já tradicional na área da fruticultura. A Prefeitura de Fraiburgo Epagri, UNIARP, AEAC organizam a 18ª edição do Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado – Enfrute. Entre os dias 23 e 25 de julho no Parque da Maçã profissionais da área, pesquisadores, estudantes discutem as tendências de mercado, pesquisas de novas cultivares e tecnologia. Neste ano a novidade é a realização conjunto da 2ª edição do Seminário Catarinense de Olericultura – Semco, em 25 de julho. O Enfrute é visto como um dos eventos mais importantes da fruticultura brasileira. O seu principal objetivo é ser um fórum de apresentação e discussão de novas tecnologias de produção para a fruticultura. Ao longo das edições já realizadas, foram apresentadas mais de 70 palestras internacionais e 340 nacionais em diferentes áreas que envolvem a fruticultura de clima temperado, totalizando mais de 15.000 mil participantes entre técnicos e fruticultores. O sucesso do evento está alicerçado nos atores fundamentais que atuam no processo tecnológico e produtivo da fruticultura: produtores rurais, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresas da fruticultura. Na busca de uma fruticultura cada vez mais competitiva, o evento tem buscado trazer as últimas informações das inovações tecnológicas do setor, desenvolvidas ou em desenvolvimento no Brasil e no mundo. Santa Catarina é líder nacional na produção de maçã e segunda maior de pera. Também se destaca na produção de uvas, pêssego, ameixa, nectarina e kiwi. Em relação ao cultivo do alho a segunda edição do seminário de olericultura busca discutir tendências de mercado. Hoje o Estado figura entre os maiores produtores do Brasil. Em 2022 foram 181 mil toneladas produzidas, segundo o IBGE. Juntos os dois eventos buscam discutir os avanços e perspectivas para ambos os mercados. Os dois eventos contaram com palestras com pesquisadores nacionais e internacionais, apresentação de trabalhos acadêmicos. No espaço também estarão expostas máquinas, tecnologias e serviços.
NOVOS AEROPORTOS
Falando nisso, o Estado de Santa Catarina tem mais dois aeroportos em operação. Depois de décadas de inatividade, os aeroportos de São Joaquim e Dionísio Cerqueira receberam o sinal verde da Agência Nacional de Aviação (Anac) para voltarem a receber pousos e decolagens. “Santa Catarina está melhorando sua infraestrutura em todas as áreas. E essa é a realidade também com os nossos aeroportos. Os resultados estão aparecendo, e eu tenho certeza que o ponto de partida para tantas boas notícias pros catarinenses foi a ideia de criarmos a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, que tem trabalhado muito pra transformar em realidade o que antes só existia como projeto”, disse o governador Jorginho Mello. A reabertura dos aeroportos é a conclusão de um longo processo que envolveu preparar a infraestrutura dos locais, que nos últimos anos recebeu investimentos de pavimentação das pistas, cercamento de todas as áreas, balizamento e sinalização necessárias para atender as exigências da Anac. A etapa final consistiu na elaboração de medições, ensaios, laudos, relatórios, desenhos técnicos e assessoria para atendimento aos requisitos de segurança operacional para inscrição cadastral e abertura ao tráfego aéreo do aeroporto. O Aeroporto Ismael Nunes de São Joaquim estava inativo desde 1992. A pista homologada, de 1300 metros de comprimento por 30 metros de largura, terá operação visual/diurna. O novo código identificador do aeródromo será CIAD: SC0020. Já o Aeroporto de Dionísio Cerqueira estava inativo desde 2013. A pista homologada, de 1.376 metros de comprimento por 18 metros de largura, terá operação visual/diurna. O novo código identificador do aeródromo será CIAD: SC0012.
BUSTOUR CLUBE DE VANTAGENS
O Bustour, o City Tour oficial das cidades de Gramado e Canela, apresenta o “Clube de Vantagens”, um programa inovador que oferece descontos exclusivos em mais de 20 atrações da Serra Gaúcha e a chance de ganhar prêmios. No programa, cada passageiro do Bustour receberá uma pulseira especial ao embarcar, identificada com um QR Code. Ao visitar uma das atrações parceiras, os passageiros podem apresentar a pulseira para validar os descontos disponíveis e cadastrar-se no Compra Premiada do Bustour. Quanto mais atrações validadas durantes o roteiro, maior a chance do passageiro ganhar. “O Clube de Vantagens é uma iniciativa que visa proporcionar aos nossos passageiros uma experiência turística ainda mais rica e econômica. É uma oportunidade de explorar as melhores atrações da região com benefícios exclusivos, além de concorrer a uma viagem com acompanhante para Gramado”, destaca Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker, que opera o Bustour. O Clube de Vantagens será lançado oficialmente no final de julho, e o Bustour divulgará mais informações de como participar da premiação, quais serão os prêmios e quando será realizado o sorteio.
Conhecido pelos ônibus panorâmicos vermelhos que percorrem mais de 40 paradas nas duas cidades, o Bustour iniciou sua jornada em 2003, quando Adriane Brocker Boeira Guimarães começou a idealizar seu projeto. Após anos de estruturação e planejamento, inspirado nos veículos de dois andares usados na Europa e nos principais destinos turísticos do mundo, em 2013 o Bustour ganhou as ruas da Serra Gaúcha. Acompanhando a evolução da nossa região, no que diz respeito ao entretenimento, as rotas do Bustour tiveram um papel de grande importância para facilitar a conexão de diversos parques de Gramado e Canela. Além disso, a tecnologia tornou-se um dos principais diferenciais do atrativo, que oferece um aplicativo de uso gratuito, que garante aos usuários acompanharem em tempo real onde o Bustour está e em quanto tempo chegará na parada mais próxima ao turista.
CONEXÃO PORTO ALEGRE
Falando nisso, e, como o Estado do Rio Grande do Sul está sem conexão aérea nenhuma com o resto do Brasil, a não ser via Santa Catarina, após o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), desde 3 de maio, o Governo Federal finalmente autorizou a Base Aérea de Canoas (RS) a ampliar o número de frequências semanais de voos, das atuais 49 para 87, passando a operar 24h por dia. A distribuição dos novos slots (horários de pousos e decolagens) foi realizada na última quinta-feira, 11 de julho, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Todavia, em se tratando do atual desgoverno, a data de início das novas operações depende ainda de ajustes na logística de transporte terrestre de passageiros e bagagens entre o Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho e a Base Aérea de Canoas pela Concessionária Fraport Brasil, bem como da oferta de novos voos pelas companhias aéreas. A autorização seguiu as diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e foi viabilizada graças à parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pelo aeródromo de Canoas, em coordenação com a Anac.
Para autorizar novos voos na Base Aérea de Canoas, os intervalos de tempo entre os horários de pouso e decolagem precisaram ser reduzidos para 1h30m. A infraestrutura do aeródromo também passou por melhorias, implementadas pela Fraport e pelo Comando da Aeronáutica. Em conjunto com as companhias aéreas e com a Concessionária Fraport, que administra as operações comerciais na Base Aérea de Canoas, o MPor e a Anac seguem trabalhando para ampliar a oferta de voos no local, que reafirmo, atualmente não existe. Tente buscar voos nos buscadores e você nada encontrará. A viabilização de voos comerciais na Base Aérea de Canoas teve início em 9 de maio, após um amplo debate envolvendo órgãos do Governo Federal e os agentes do setor aéreo, quando foi estabelecida a malha aérea emergencial mínima para atendimento à população do Rio Grande do Sul. Em um intervalo de poucas semanas e muito trabalho colaborativo por parte dos agentes envolvidos, foi autorizada a operação inédita e complexa em uma base militar, um marco para o setor aéreo brasileiro. Mas tudo isso ainda está no papel.
ARGENTINA – CEÚS ABERTOS
Já à Argentina, com os olhos no futuro sempre e com um super governo de direita, que busca definitivamente o progresso daquele país, desregula e moderniza o transporte aéreo, adotando política de “céus abertos”. Segundo a nota oficial, do Ministério dos Transportes da Argentina, com a medida “abre-se o ingresso de novos operadores, transparenta-se o modo como são atribuídas as posições e horários de voo às companhias aéreas e otimizam-se os serviços nos aeroportos”. Além disso, permite-se a digitalização de trâmites, a desregulação dos serviços de rampa nos aeroportos e a agilização dos processos para a concessão de rotas. A mudança também autoriza que proprietários de pequenas aeronaves exerçam uma atividade legal sem a burocracia atual que impõe os mesmos requisitos das grandes companhias aéreas. Isso possibilitará que cidades intermediárias do interior do país, que atualmente não têm voos diretos, tenham acesso a uma maior conectividade. Todas essas medidas fazem parte da regulamentação do DNU 70 de dezembro de 2023. A reforma do código aeronáutico regulamenta os acordos entre empresas para cooperar na conexão de suas operações, compartilhar horários de voos, rotas, recursos e conexão de voos, entre outros aspectos.
“Eliminam-se barreiras desnecessárias, impulsiona-se a conectividade regional e global do país e das províncias, e consolidam-se os princípios de livre acesso aos mercados, lealdade comercial, desregulação tarifária e garantia da segurança operacional, entre outros”, explica o comunicado do governo argentino. O objetivo final do pacote de reformas é aumentar a conectividade do país, incrementar as frequências e atrair novas empresas aéreas. Isso gerará um aumento no fluxo de turismo nas províncias argentinas, com tarifas mais competitivas para possibilitar que mais pessoas voem. Também são incentivados os investimentos necessários para o setor e o fortalecimento da segurança operacional. Ainda estão previstos mais decretos para reformar o Código Aeronáutico, revogar leis que provocam monopólios, implementar políticas de céus abertos e modificar funções de organismos públicos. Todas essas medidas foram impulsionadas pelo Ministério de Desregulamentação e Transformação do Estado, liderado por Federico Sturzenegger, em articulação com a Secretaria de Transporte e a Secretaria de Simplificação do Estado. Trabalhou-se em conjunto com empresas do setor, universidades e equipes técnicas públicas e privadas, envolvendo mais de 80 atores da indústria. O governo argentino vem implementando uma política de liberalização de voos por meio de acordos bilaterais que promovem a abertura de céus com Equador, Brasil, Peru, Chile e Uruguai, além de Panamá e Canadá, aos quais se somarão mais países nos próximos meses.
BELA DA SEMANA – THAIS SANTOS
Thais Ramos é dona de uma sensualidade sem igual. Seus cabelos castanhos chocolate, pele bronzeada e olhar sedutor são um convite ao prazer. Intensa, aventureira e divertida! Thais Ramos que está fazendo intercâmbio e viajando pelo mundo, sem endereço fixo, nunca tinha posado nua antes – mas entregou tudo em seu primeiro ensaio: “Ser sexy é se sentir segura com você mesma e ser autêntica”. Afirmou a morena. Atenção: a última parte do ensaio inédito com Thais Ramos já está no ar. Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Hotelaria se beneficia com a demanda das férias de julho
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Santa Catarina é um estado com um potencial turístico extraordinário
Atual crise de valores com que se vê aturdida a humanidade
Goiânia é destaque nacional ao realizar a Expo Turismo Goiás
Festivais levam Brunellos e borbulhas ao Castelo Saint Andrews
Cadastur garante mais segurança e excelência no atendimento aos turistas
EUA – Capacidade de competir de forma mais eficaz por viajantes globais
Faturamento de viagens corporativas ainda não superou o recorde histórico
Gente cuidando de gente reabilitando criaturas humanas que perderam tudo
Passagens aéreas caras, setor rodoviário deslancha!
Floripa Airport inaugura rotas entre Florianópolis, Amsterdam e Bruxelas
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental