Projeto Cozinha Escola inicia aulas para trazer nova fonte de renda às mulheres do Vergel
Idealizada pela organização Mundaú Mundo, iniciativa foi uma das vencedoras de Alagoas do 3º Edital Braskem "Projetos que Transformam"
Que tal um “pastel de sururu acompanhado de geleia agridoce”? E uma “coxinha de sururu”? Essas são algumas das iguarias alagoanas que prometem conquistar o público ao final do projeto Cozinha Escola, idealizado pela organização Mundaú Mundo, um dos vencedores do 3º Edital “Projetos que Transformam”.
As aulas da primeira turma, formada por 40 mulheres da região do Vergel iniciaram esta semana – mas até novembro, novas turmas, sempre com inscrições gratuitas e duração de duas semanas, oferecerão cursos de confeitaria básica, avançada e mariscos com o objetivo de capacitar as participantes a empreender e a encontrar uma nova fonte de renda para sustentar suas famílias.
“Justamente por isso, antes de entrar na cozinha para colocar a ‘mão na massa’, as alunas passam por um preparo teórico que envolve noções sobre o mercado de trabalho, finanças e empreendedorismo, passando inclusive pela importância do desenvolvimento socioemocional”, explica Carlos Jorge da Silva Santos, diretor-presidente da Mundaú Mundo. Só depois é que vem a parte prática, que conta ainda com orientações da Vigilância Sanitária e o aprendizado de receitas capazes de gerar renda e com boa aceitação no mercado, como doces e salgados de festa, além do preparo dos mariscos.
O sururu retirado da Lagoa Mundaú – ingrediente-símbolo do Vergel – recebe atenção especial na programação do curso. “Mais do que as receitas clássicas, queremos que essa seja também uma oportunidade de valorizar esse ingrediente tão alagoano, contando com a consultoria de chefs para incentivar seu uso de muitas novas formas”, diz Carlos Jorge. “Por aqui, já provamos várias delícias que certamente farão sucesso. O objetivo é transformar essas receitas em negócios sociais que gerem emprego e renda para a comunidade”, completa.
Com a verba de R$ 50 mil obtida por meio do 3º Edital Braskem “Projetos que Transformam”, a Mundaú Mundo conseguiu equipar a cozinha que serve como laboratório de capacitação com itens como forno industrial, bancada de inox, freezer e os insumos para as aulas. “Nosso próximo sonho agora é a reforma de nossa sede para ampliar a estrutura de salas de aula e cozinha”, diz o diretor do Mundaú Mundo.
Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem, destaca: “Este projeto é um exemplo de como o Edital Braskem ‘Projetos que Transformam’ está comprometido em desenvolver ações que gerem impactos positivos e duradouros. Ao apoiar iniciativas como o Cozinha Escola, reafirmamos nosso compromisso em fortalecer a cultura local e promover a inclusão social, criando oportunidades reais para as comunidades”, diz.
As duas primeiras turmas, de fevereiro e março, já estão lotadas, mas ainda é possível se candidatar para as próximas pelo número (82) 98771-0620. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil na Mundaú Mundo no Instagram: @mundaumundoorg.
Sobre o 3º Edital Braskem “Projetos que Transformam”
Com três edições já realizadas, o Edital Braskem “Projetos que Transformam” visa promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas regiões onde a empresa está presente, oferecendo até R$ 50 mil para cada projeto selecionado. A edição de 2024 destacou 11 iniciativas dos estados de Alagoas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – todas alinhadas com as temáticas de Economia Circular, Educação Profissional e Inclusão Social, e comprometidas a gerar um impacto positivo e duradouro em suas comunidades.
>>MAIS FOTOS NO LINK Projeto Cozinha Escola inicia aulas para trazer nova fonte de renda às mulheres do Vergel
https://www.sigecom.com.br/amais/releases/ea69798721
Projeto Cozinha Escola inicia aulas para trazer nova fonte de renda às mulheres do Vergel
fonte: A Mais Imprensa – Aline Angeli