CONFIRA BENEFÍCIOS, RISCOS E MITOS ANTES DE CONSUMIR SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS
Especialista explica que a suplementação pode ser uma grande aliada da saúde, desde que usada com responsabilidade e embasamento científico
Com a busca crescente por uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, muitas pessoas recorrem à suplementação para suprir necessidades específicas do organismo. No entanto, uma desinformação sobre o tema pode levar a erros.
Segundo Ana Beatriz Gaeta Yokoyama (CRN-3 23844), nutricionista da Endogen – healthtech especializada em produtos de nutrição clínica e de Cannabis medicinal -, os suplementos nutricionais são um complemento à alimentação, especialmente quando a ingestão de macro e micronutrientes não é suficiente apenas com a dieta. “A suplementação tem o objetivo de suprir parte das carências nutricionais do indivíduo”, explica.
Mas quem realmente precisa de suplementos? De acordo com um especialista, as pessoas saudáveis podem recorrer a esses produtos para complementar a alimentação, desde que sob orientação profissional. Indivíduos com deficiências nutricionais também encontram na suplementação um aliado para a saúde. Já atletas e praticantes de atividade física podem se beneficiar para melhorar o desempenho.
Embora o organismo possa emitir sinais de carências nutricionais, como fadiga, queda de cabelo e unhas quebradiças, Ana Beatriz alerta que a necessidade de suplementação deve ser confirmada por exames laboratoriais periódicos e avaliação profissional.
Outro ponto relevante é o uso preventivo dos suplementos. Segundo um nutricionista, a suplementação, geralmente, é empregada para corrigir carências nutricionais, e não como prevenção. Desta forma, a escolha do suplemento adequado deve ser feita com classificações. “É importante consultar um profissional de saúde qualificado para a escolha do produto e seguir suas orientações de uso”, destaca.
Mitos frequentes – Os mitos em torno da suplementação nutricional também são comuns. Entre os mais populares está a crença de que suplementos engodam, que podem ser usados por qualquer pessoa sem restrições e que seu uso elimina a necessidade de uma alimentação balanceada.
“O uso prolongado de suplementos pode trazer riscos, incluindo sobrecarga renal e hepática, além das interações com medicamentos. Por isso, a orientação profissional ajuda garante a segurança e eficácia no uso desses produtos”. A nutricionista conclui enfatizando que a suplementação, quando usada com responsabilidade e embasamento científico, contribui para o equilíbrio nutricional e uma vida mais saudável.
Dentro deste contexto e com base em ciência e tecnologia para o bem-estar, a Endogen tem um amplo portfólio com produtos desenvolvidos com ingredientes inovadores e comprovados, que auxiliam as pessoas a viverem melhor, fortalecendo o sistema imunológico, e trazendo maior equilíbrio para enfrentar os desafios e pressões do cotidiano com mais disposição.
Sobre a Endogen – Fundada por executivos de grandes companhias do país, de diferentes áreas da saúde, a indústria farmacêutica e healthtech Endogen é especializada em produtos de nutrição clínica e de cannabis medicinal, de eficácia comprovada, baseada em ciência e educação, desenvolvida para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. O significado da marca vem da abreviação da palavra endógeno, que significa algo que acontece no interior do corpo e está relacionado ao equilíbrio interno. Saiba mais no site da empresa em www.endogen.com.br .
CONFIRA BENEFÍCIOS, RISCOS E MITOS ANTES DE CONSUMIR SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS
fonte: LILÁS COMUNICAÇÃO – Cris Land